segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Leitura é patrimônio público em Queimados




Acervo municipal conta com mais de 38 mil exemplares. Bibliotecas permitem acesso à leitura até aos fins de semana
Texto: Joyce Pessanha | Foto: Felipe Bragança

O compromisso com a leitura está presente em todos os espaços da rede pública municipal de ensino de Queimados. Há dois anos, o município aderiu ao Pacto pela Alfabetização na idade certa do governo federal e o acervo de livros já ultrapassa o número de 38 mil exemplares. Além disso, a cidade conta com duas grandes bibliotecas:  a municipal que fica na sede da secretaria de Educação, no Centro e a comunitária, instalada na Escola Alberto Pirro, no bairro Ponte Preta.

A biblioteca municipal possui um acervo de mais de 4 mil livros e é aberta a população de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O local ainda possui acesso digital à internet com dez computadores ligados em rede para pesquisas. Para usar o serviço é necessário apresentar apenas um documento de identificação.

Já quem trabalha durante a semana e não tem tempo para acessar a biblioteca central tem outra opção de acesso à leitura no município, a biblioteca comunitária da Escola Municipal Professor Alberto Pirro que funciona de segunda à sexta-feira, das 17h30 ás 20h30 e também aos sábados das 8h às 16h. O espaço disponibiliza  mais de 3 mil livros que podem ser retirados para leitura em casa pelo usuário através de um cadastro realizado no próprio local.
Nas escolas municipais, os alunos também não ficam sem leitura. Todas as 31 unidades da rede possuem em suas unidades o acervo com mais de 1 mil livros disponíveis para o projeto de leitura implementado há seis anos, que inclui atividades realizadas por um professor específico no espaço por pelo menos 50 minutos semanais. “Intensificamos os projetos de leitura e escrita nas salas de aula e estamos prestando assessoria pedagógica com visitas regulares às unidades da rede. São feitas conversas com os orientadores pedagógicos e educacionais, levantamento das dificuldades e proposição de estratégias para melhoria do ensino” destacou a secretária de Educação, a professora Mirian Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.