segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Mobilidade urbana ganha destaque em Queimados



Município sediou a última edição do ano do Fórum Rio, evento que discute a cada quatro meses políticas públicas metropolitanas como o acesso ao transporte público

Texto: Joyce Pessanha | Foto: Simone Silva PMQ

As políticas públicas de mobilidade urbana e o planejamento da rotina dos usuários de transportes da Baixada Fluminense foram os temais principais debatidos durante última edição do ano do Fórum Rio, evento realizado pela Casa Fluminense, no sábado (28), na Escola Municipal Professor Leopoldo Machado, em Queimados. A programação contou com oficinas, debates, feira de integração, intervenções culturais e a elaboração do documento final contendo as propostas viáveis para a rotina da população fluminense.

A plenária pública popular sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana (PDUI) que orientará a ação do poder público estadual e municipal nas 21 cidades que compõem a Região metropolitana, aconteceu na parte da tarde e contou com a presença de representantes de instituições, sociedade civil e gestores, entre eles o diretor da Câmara Metropolitana do estado, Vicente Loureiro e o prefeito de Queimados, Max Lemos.  
De acordo com o coordenador executivo da Casa Fluminense, Henrique Silveira, o evento tem o foco na demanda social, para atender as necessidades do dia a dia do cidadão que se locomove por meio dos transportes públicos. “Queimados é o quarto município da Baixada a receber o Fórum. Nossa principal preocupação é elaborar propostas reais, a partir da rotina de quem realmente usa os transportes. E nos preocupamos em ouvir principalmente a Região Metropolitana que é uma das que mais sofrem com a questão da mobilidade e não somente do centro e a cidade do Rio”, destacou.

Plano integrado de mobilidade urbana

Na última semana, o município de Queimados foi um dos outros seis da Baixada escolhidos para receber os investimentos do Banco Central para o Plano Integrado de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana. O documento foi assinado pelo prefeito Max Lemos e pelo secretário de Estado de Transportes Carlos Osório e vai trazer para Queimados ampliações e melhorias na questão urbanística, como a requalificação do centro do município.

De acordo com Lemos o termo vai ampliar o atendimento do transporte ferroviário com a expansão do ramal de Japeri/Central do Brasil, vai adquirir novos carros para redução de intervalo das composições, aumentar o número de vagões climatizados, criação de mini terminais rodoviários para pontos de integração e, ainda, a construir um corredor BRT ligando os passageiros da Baixada à Avenida Brasil pela Via Light, em Nova Iguaçu. "Por isso, os debates pela população são de vital importância para garantir que esses serviços serão assertivos e atenderão efetivamente aos usuários”, comentou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.