terça-feira, 24 de novembro de 2015

Educação na primeira infância




Prefeitura de Queimados construiu três creches públicas em menos de um ano. Cadastros para novas vagas abrem a partir de janeiro
Texto: Joyce Pessanha 
Após perder duas oportunidades de emprego por não ter com quem deixar o filho Gabriel, de dois anos, a técnica de enfermagem Priscila Mariana Grucilácio, 28, tem motivos de sobra para comemorar. Ela que é mãe solteira não precisa mais se preocupar com quem deixar o filho para poder trabalhar. Isso só foi possível porque em menos de um ano, a Prefeitura de Queimados construiu três creches públicas – antes a cidade não tinha nenhuma – , todas em horário integral, possibilitando assim que outras 200 mamães também fossem beneficiadas.

A última creche inaugurada foi justamente a que o pequeno Gabriel estuda, a Vereador Gilberto Peres de Oliveira (Gil do Glória), que funciona desde o início de novembro, no bairro Belmonte. A unidade beneficia inicialmente 80 crianças e possui três salas de aula, sala multimídia, brinquedoteca, berçário, dormitório, recreio coberto e parquinho. Já a creche Iracema Garcia, no Fanchem, atende 50 crianças divididas em três turmas e tem cinco salas de aulas, refeitório, brinquedoteca, área de lazer gramada, sala da direção e cozinha. A primeira unidade inaugurada, a creche Clotilde Martins Lemos, no São Jorge, atende 50 crianças.

Os infantários atendem crianças de dois anos à três e onze meses. A equipe de funcionários inclui diretoras, orientadores pedagógicos, orientadores educacionais, professores, auxiliares de creche e cuidadores para crianças com necessidades especiais. A previsão é de mais duas creches inauguradas até o fim de 2016.

De acordo com o prefeito Max Lemos o município teve que recuperar num primeiro momento as estruturas físicas das 28 escolas que tinham a rede pública – atualmente são 31 -  para em seguida poder investir na construção de creches. “Antes da nossa gestão, a cidade não tinha nenhuma creche pública, agora temos três e outras duas conveniadas e não queremos parar por aí. Isso representa a consolidação do nosso plano de educação, pois cuidar das crianças é um projeto de vida”, frisou Max.

Já a secretária municipal de Educação,  a professora Mirian Motta, destaca que as creches  não são apenas locais para os pais deixarem seus filhos no horário do trabalho, mas também contribuem para o processo de alfabetização das crianças. “Além de acolher os alunos com toda estrutura e suporte necessário, as creches trabalham também a parte educacional como pré-escola. Os professores reforçam a alfabetização dessas crianças para chegar ao ensino fundamental mais preparado”, disse.

Vagas

Ainda há vagas a serem preenchidas para 2016. Os pais interessados devem procurar a secretaria de Educação entre os dias 4 e 8 de janeiro para realizarem um cadastro. Devido à grande procura por essas vagas, será realizado um sorteio a partir deste cadastro para o preenchimento das vagas. Para a inscrição é necessário apenas a certidão de nascimento do bebê e o contato dos pais. Outras informações: 3698- 6680/3698-6699.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.