sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Queimados elege novos diretores



Pleito escolheu os dirigentes das unidades da rede pública municipal para os próximos três anos

“A democracia começa na escola”. A frase estampada no pátio da Escola Municipal Oscar Fanchem foi o reflexo da eleição que escolheu os novos diretores da rede pública de Queimados. Através de voto direto, secreto e facultativo, quase 10 mil eleitores foram às urnas para escolher os novos dirigentes para os próximos três anos. O resultado do pleito foi divulgado nesta sexta-feira (4) pela Secretaria Municipal de Educação. Apenas duas escolas tiveram mais de uma chapa: Leopoldo Machado e Oscar Weinschenck, ambas no Centro. As outras, elegeram seus representantes em chapa única.

A disputa mais acirrada foi na Escola Leopoldo Machado. A atual diretora da unidade Kátia Baptista foi reeleita para o seu terceiro e último mandato,  já que de acordo com o regimento interno da prefeitura cada diretor só pode ter três mandatos consecutivos. Já na Escola Oscar Fanchem não houve quórum suficiente e, por conta disso, a eleição acontecerá em uma nova data ainda sem definição. As demais, aprovaram a chapa única. A posse ocorrerá em fevereiro de 2016.

Entre os eleitores, estava a mamãe Ana Paula Cesar, de 29 anos.  Ela levantou cedo na última quarta-feira e foi até a Escola Leopoldo Machado para uma atividade atípica. No lugar de buscar o filho Matheus ou participar de uma reunião de pais, ela compareceu à unidade escolar para exercer civismo e ajudar a escolher a próxima equipe que assumirá a direção da escola. “Escolhi meu voto a partir das propostas de cada candidata”, contou.

Curso de qualificação para os eleitos

O próximo passo agora é um curso de capacitação em gestão escolar que será ofertado aos diretores eleitos em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De acordo com a secretária de Educação de Queimados, a professora Miriam Motta “o curso de atualização começa a partir do dia 14”. Segundo ela serão abordados temas referentes à administração escolar, cotidiano do trabalho e plano de gestão que será executado no mandato. “Serão 30 horas de capacitação e os diretores terão que ter 95% de frequência”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.