quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Queimados vai promover caminhada contra a Zika

A Secretaria de Saúde também vai oferecer diversos serviços no Largo da Porteira

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

O mosquito não tem fronteira, nem bandeira, mas tem controle. Diante da epidemia de Zika Vírus de assola o Brasil ultrapassando 1.500 cidades atingidas e mais de  1,5 milhão de casos suspeitos, o município de Queimados, que tem mais de 300 casos, age no combate e controle ao mosquito causador da doença, o Aedes aegypti. Dentro da programação que configura a campanha #QueimadosContraoMosquito – uma verdadeira força-tarefa com operações que intensificam serviços públicos desde o dia 9 de dezembro – , a cidade será palco de uma Caminhada Contra a Zika, na próxima sexta-feira (18), partindo do Largo da Porteira às 9h, em direção ao centro pela Avenida Dr. Pedro Jorge. 

Para a ação estima-se mais de 200 pessoas, entre elas, o Prefeito Max Lemos, a Secretária de Saúde, Dra Fátima Sanches, os 162 agentes de endemia, servidores e quem mais quiser participar. A iniciativa na Porteira, além de panfletagem qualificada nas residências e comércio local, contará também com tendas para esclarecer a população sobre os cuidados, sintomas e tratamento das doenças transmitidas pelo mosquito, relaizando encaminhamento de consultas e exames para os postos de saúde. Outros programas oferecerão aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, entre outros serviços. 

A intenção da caminhada, de acordo com o Prefeito Max Lemos é de chamar a atenção da população para os cuidados em casa. "Estamos fazendo a nossa parte do lado de fora, porém mais 80% dos focos estão dentro das residências. A luta é de todos", destaca o prefeito. A campanha, que seguirá até o fim do verão, envolve uma série de medidas para intensificar as ações preventivas já realizadas nos 32 bairros do município, como: vistorias técnicas às residências, o uso de carros fumacês, intensificação dos serviços de retirada de entulhos e coleta de lixo até completar 15 dias da campanha em nove bairros da cidade. 

De acordo com a Secretária de Saúde, Fátima Sanches, também estão sendo realizadas ações de caráter educativo, como palestras, reuniões, atividades lúdicas nas escolas e instituições religiosas da cidade. “Será o dia Z. Todos contra a Zika. A prefeitura está reunida trabalhando intensamente, na última segunda-feira (14), uma reunião intersetorial de todas as secretarias foi realizada para direcionar planos de ação, mas precisamos da ajuda da população”, afirmou a secretária. Proprietários de terrenos e loteamentos sem uso também estão sendo notificados, já que podem acumular mais facilmente focos do mosquito. O disk dengue atende pelo número: 2665-3939, para denúncias de possíveis focos da doença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.