sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Prefeitura de Queimados apresenta projeto Conjunto Habitacional Eldorado I para moradores do Beira Rio

Nesta quinta-feira, 21 de janeiro, as equipes das Secretarias de Habitação e Obras Públicas e Assistência Social se reuniram com moradores da comunidade Beira Rio. O objetivo do encontro foi para apresentar o projeto da construção do Conjunto Habitacional Eldorado I, para onde serão remanejadas as famílias das áreas de risco próximas ao Rio Camboatá para o novo empreendimento. O investimento total da obra é de R$12 milhões e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo Federal. Para garantir o convênio, Prefeitura dará uma contrapartida de R$ 2,5 milhões.

Somente moradores da comunidade Beira Rio serão beneficiados pelo projeto, de acordo com a equipe da Secretaria de Assistência Social. São 106 famílias que vivem às margens do Rio Camboatá e até o momento, 83 já se cadastraram e estão aptas a serem contempladas. O conjunto será divido em blocos com dois andares de prédios e os apartamentos terão um ou dois quartos, além de apartamentos destinados para pessoas com dificuldade de locomoção (localizados no térreo e com portas ampliadas).

Uma das maiores preocupações dos moradores é quanto à proximidade do local onde vivem atualmente com o local onde serão construídas as unidades habitacionais. A moradora do Beira Rio, a dona de casa Maria Alves, de 36 anos, revela que seu maior medo é em relação às fortes chuvas que costumam atingir as famílias da região. “A cada ano que passa parece que as chuvas só aumentam e ficamos sem saber o que fazer, não temos pra onde ir”, desabafou.
De acordo com a subsecretária de obras, Cleide Moreira, os moradores não têm motivos para se preocupar porque o terreno onde será construído o conjunto está acima da cota de cheia. “O Eldorado I está fora da área de risco de enchente, até mesmo porque foi a principal exigência da Caixa Econômica para que o projeto pudesse sair do papel”, destacou a subsecretária.

A previsão para o início das obras é até o fim do mês de fevereiro e a entrega está prevista para a última semana de julho. No momento da entrega dos apartamentos, serão entregues, além das chaves, a regulamentação fundiária e a escritura lavrada em cartório. Os moradores serão isentos de aluguel, prestações, IPTU ou taxa de condomínio. A Prefeitura de Queimados já realizou obras de infraestrutura na região do Beira Rio e após a desocupação do local, serão realizados projetos de preservação ambiental para evitar novas ocupações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.