segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Agentes ambientais e catadores de materiais recicláveis participam de oficina de capacitação

A Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Queimados aderiu, em outubro passado, ao “Programa de Capacitação de Gestores Públicos para a Coleta Seletiva Solidária através do Planejamento Participativo”. Para implantar o programa, realizado em parceria com o governo do Estado, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), estão sendo realizadas palestras e oficinas para capacitação de catadores de materiais recicláveis e agentes ambientais.

Na quarta oficina, realizada na manhã desta segunda-feira, dia 11 de janeiro, no Teatro Marlice Ferreira da Cunha (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu), foram abordados assuntos como a elaboração de um programa municipal denominado “Coleta Seletiva Solidária”, a criação de uma política pública sustentável de resíduos sólidos, educação ambiental, controle do depósito de lixo domiciliar com a implantação de aterros controlados e sanitários, entre outros.

A Coleta Seletiva Solidária tem o objetivo de capacitar os catadores com a qualificação profissional, através de cursos ministrados pela UERJ, além de realizar seminários mensais para reciclagem dos catadores e gestores públicos ligados ao Meio Ambiente. O programa de coleta de lixo consistirá na separação dos materiais recicláveis dos não recicláveis e na criação de cooperativas que terão a responsabilidade de coletar os lixos nas residências do município.

Queimados será o 15º município do Rio de Janeiro a aderir ao Programa de Capacitação de Gestores e atualmente possui em média 60 catadores em atividade. Na Baixada Fluminense, outros três municípios irão aderir ao Programa. Em Queimados o projeto piloto será implantado no bairro Fanchem e futuramente estendido a outras localidades do município.

A reunião contou com as presenças da gerente de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Pólita Gonçalves, do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Queimados, Getúlio de Moura, e da secretária de Meio Ambiente de Mesquita, Kátia Perobelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.