sábado, 8 de janeiro de 2011

Queimados recebe a visita do novo ministro da Saúde na abertura de ambulatório do Hospital Geral

Os mais de 20 anos de espera chegam ao fim. Tudo porque a novela que se arrasta há anos sobre o funcionamento do Hospital Geral de Queimados acabou neste sábado, dia 08 de janeiro, com a abertura do Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID) para atendimento a população. O objetivo é que a unidade atenda os pacientes de forma preventiva com a realização de diagnósticos e tratamentos de doenças.

O CETHID ou ambulatório é a primeira etapa já concluída da retomada de construção do hospital e disponibiliza atendimentos em diversas áreas como Clínica Geral, Cardiologia, Endocrinologia, Angiologia e Oftalmologia. A unidade ambulatorial tem capacidade para atender mais de mil pacientes por dia e possui ainda psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, além de farmácia, raio–x e laboratório. Os atendimentos serão realizados de segunda à sexta, das 7h às 17h, e sábado das 7h às 13h.

O primeiro dia de funcionamento da unidade foi marcado pela visita do novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que tomou posse da pasta no início na semana passada, dia 03, e das presenças do prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, e do diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Rio de Janeiro, Oscar Berro. Em menos de dez dias, o município de Queimados já recebeu a visita de dois ministros. A primeira visita foi do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na inauguração da unidade especializada realizada no final do ano de 2010, dia 30 de dezembro.

De acordo com o ministro Alexandre Padilha, a presidente Dilma Roussef tem como prioridade dar atenção à saúde da mulher e das crianças dos municípios da Baixada Fluminense.

“Esse hospital será uma referência na Baixada Fluminense uma vez que totalmente pronto para atendimento. A partir de hoje, mais de mil pessoas serão atendidas com o Centro Especializado. Uma das prioridades do novo governo é melhorar a qualidade de atendimento na área da saúde nos municípios da Baixada, dando atenção especial à saúde da mulher com o neonatal e a saúde infantil”, salientou o ministro, que andou pelos corredores e elogiou a estrutura da unidade.

Conhecido como “Esqueleto”, por causa de obras inacabadas há mais 20 anos, o hospital começou a ser reconstruído pela nova administração municipal. A retomada das obras do Hospital Geral de Queimados foi possível através de uma parceria entre os governos municipal, estadual, federal, e verbas retidas do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf).

O ambulatório será de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Queimados. Quando a obra do hospital for totalmente concluída, ele será o único público da região com Unidade Coronariana para tratamento cardíaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.