terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Caminhada de combate a dengue mobiliza 150 pessoas

A Secretaria de Saúde de Queimados, preocupada com o aumento do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, realizou, na manhã desta terça-feira, 08 de fevereiro, uma grande caminhada de combate a doença na cidade. Cerca de 150 pessoas, entre agentes e voluntários participaram de ações educativas, com distribuição de panfletos e cartazes de como evitar a doença, e preventivas nos bairros Porteira e Pedras. Em parte do Centro de Queimados, foram realizadas, no início da manhã de segunda e terça-feira, 07 e 08, ações efetivas com o carro UBV (fumacê). O objetivo da campanha é informar e alertar a população da região sobre os riscos da doença e como evitar a proliferação do mosquito.

A concentração foi no entroncamento das avenidas Dr. Pedro Jorge e conde de Aljezur. No local foram montadas tendas com os setores de Entomologia, com laboratório portátil demonstrando as fases de evolução do mosquito Aedes aegypti, equipe de Saúde Bucal, com escovação, equipe de DST/Aids e hanseníase, além da equipe de Informação, Educação e Comunicação, que fizeram recreação educativa com crianças do bairro.

De acordo com o secretário de Saúde, Ismael Lopes, para combater a dengue é necessária a ação do poder público, mas a colaboração de todos. “Para que a dengue não chegue à cidade, precisamos nos unir. O poder público faz a sua parte com vistorias de casas, tratamento em terrenos baldios e cemitérios, mas precisamos que cada morador colabore não deixando água parada, manter as caixas d’águas com tampa. Temos que nos prevenir durante todo o ano”, ressaltou o secretário.

Sérgio Antônio, 47 anos, morador do bairro Porteira, achou louvável a iniciativa da Prefeitura. “Meu filho já teve dengue e foi horrível. Aqui em casa a gente não dá mole. Nossa caixa d’água é limpa regularmente, tem tampa e nunca deixamos água parada. Mas é bom a Prefeitura fazer essas campanhas para lembrar a população dos cuidados necessários”, afirmou o morador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.