segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Brasil perde um dos seus ícones do atletismo

Texto: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio e arquivo do atleta



O atleta era morador de Queimados há 50 anos e dava aulas de educação física aos 76 anos

Uma trajetória de conquistas foi interrompida aos 76 anos por um infarto fulminante. O ex-atleta e militar Barnabé de Souza, morreu no último sábado (18) em casa, no Bairro São Cristóvão, em Queimados, e foi sepultado no domingo (19) no Cemitério Municipal da cidade, com honras militares. Centenas de pessoas foram se despedir de um dos grandes nomes do esporte Militar da Baixada Fluminense, com mais de 2 mil medalhas conquistadas. O esportista passou mal por volta de meio dia e foi levado para a UPA 24h de Queimados, já sem vida. Barnabé era sargento militar reformado da Marinha Mercante.

Pai de cinco filhos, sendo dois meninos, o campeão mundial de Pentatlo Militar foi o baiano mais queimadense que a cidade já teve, morador há mais de 50 anos em Queimados e mesmo com idade avançada, ainda ministrava aulas de educação física às 3ª e 5ª na Praça Paris, Rio e às 2ª, 4ª e 6ª na Vila Olímpica da cidade, batizada com seu nome.

Além de se o idealizador da equipe de atletismo da terceira idade de Queimados, e por conta deste trabalho, o secretário da pasta, José Alves de Carvalho, Dequinha, resolveu homenagear o atleta dando seu nome à equipe de Atletismo que passará a se chamar: Equipe de Atletismo Barnabé de Souza. “Vamos encaminhar a solicitação de homenagem ao prefeito Max Lemos e temos certeza de que ele não irá se opor, haja vista, já ter homenageado o atleta em vida. Barnabé era muito querido por todos e um exemplo de persistência a ser seguido”, enfatizou Dequinha.  

 Condecorações em vida

Barnabé foi um privilegiado e recebeu várias homenagens em vida, entre elas o batismo da pista de atletismo militar do quartel da Ilha do Governador, homenagem do Corpo de Fuzileiros, também tem algumas medalhas expostas no museu da Ilha das Cobras e até algumas medalhas cedidas ao Museu do Maracanã. Também foi condecorado pela Rainha da Suécia e pelos presidentes João Figueiredo e Costa e Silva, agraciado com as condecorações de Mérito Esportivo Militar, Mérito Naval, Medalha Naval de Serviços Distintos, Mérito Tamandaré, Pacificador, entre outras.

Conquistas no atletismo
Sua vida esportiva começo no Boxe, passou pelo futebol no Vasco da Gama, mas foi no Pentatlo militar que obteve as maiores conquistas. O Pentatlo Militar é uma competição composta por cinco modalidades: tiro ao alvo; corrida em pista de 500m com 20 obstáculos; arremesso de granadas em alvos; natação com obstáculo e corrida de oito quilômetros. E foi nessa categoria que Barnabé sagrou-se campeão em 16 mundiais: Suécia, França, Itália, Noruega, Holanda, Argentina e Dinamarca, pela primeira vez em 1965. Foi campeão sul-americano de atletismo individual, e pentacampeão sul-americano de Pentatlo e bateu seus próprios recordes mundiais em natação utilitária em 1961, 63, 65, 66 e 68 e logo depois, sagrou-se campeão de atletismo com o Troféu Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.