quinta-feira, 12 de junho de 2014

Ação de saúde chega ao bairro da Pedreira em Queimados

A Secretaria de saúde realiza na próxima quarta (18), das 9h às 12h, uma ação de saúde na Escola Municipal Diva Teixeira, no bairro da Pedreira. Entre os serviços oferecidos estão: verificação de glicemia, aferição de pressão arterial, pesagem, aplicação de flúor, pesagem do Bolsa Família, orientação sobre DST/Aids, distribuição de preservativos, vacinação, orientação sobre Tuberculose, Hanseníase, distribuição de panfletos, além de ações de combate a Dengue. Uma equipe multidisciplinar também estará ministrando palestras sobre a importância de hábitos saudáveis e fatores de risco para a saúde.

Segundo a secretária, Dr.ª Fátima Cristina, antes de a equipe chegar na localidade é feito um estudo das necessidades. “Trabalhamos por dos ângulos: tanto a baixa procura quanto a alta, para manter um nível de atendimento normalizado. Ou seja, se vemos que tem pouca procura pelo preventivo, procuramos realizar uma campanha para estimular estas mulheres ao tratamento, o mesmo serve para os homens, crianças e idosos”, explicou Dr.ª Fátima.

A ação de saúde tem o objetivo de intensificar a prestação de serviços para as periferias da cidade, auxiliando e completando o atendimento. O projeto de Educação e Saúde na Escola - PES já passou por cerca de 10 bairros nos últimos quatro meses.  Além das ações de saúde, o bairro ainda conta com uma “Policlínica” (Centro Médico da Pedreira com mais de 20 especialidades e exames), com atendimentos, inclusive aos sábados.


Rede de atendimento inclui Saúde Mental

A rede municipal conta um trabalho de atenção à Saúde Mental, através de um CAPS II com um Ambulatório Adulto e um Ambulatório Álcool e Drogas, um CAPSi e duas Residências Terapêuticas. Já a rede de assistência secundária e terciária é composta por uma policlínica; um Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes; e, uma Casa do Idoso.


Segundo o Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) a rede queimadense de serviços de saúde totaliza 52 unidades de saúde. Nesse total estão computados todos os serviços de saúde do município (públicos e privados). As duas unidades hospitalares municipais cadastradas no SCNES disponibilizam atualmente 296 leitos, com preponderância de 245 unidades leitos pelo SUS. 

Texto: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio
2665-1269
Subsecretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.