sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Primeiro aulão de ginástica do ano reúne cerca de 80 idosos em Queimados

Equipe da Secretaria Municipal da 3ª Idade
Cerca de 80 idosos participaram na manhã desta sexta-feira (31) do primeiro aulão do ano de ginástica e alongamento para terceira idade em Queimados. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Terceira Idade, o aulão de ginástica como é chamado acontece sempre na última sexta-feira do mês. Totalmente gratuito, o objetivo das aulas foi prevenir contra doenças crônicas com a prática de exercícios físicos (alongamentos) e mentais que proporcionam relaxamento muscular.        

O aulão contou também com os idosos que participam dos nove pólos de atividade física da Secretaria e das Academias da Terceira Idade (ATIs), dos bairros Fanchem e Dona Branca. As duas ATIs foram inauguradas no final do ano passado, através do programa 3ª Idade com Qualidade, da Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Após a aula, os idosos participaram de um café da manhã para confraternização.    

Para o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho, Dequinha, a iniciativa além de ser uma atividade física funciona também para confraternizar e estimular a prática de exercícios físicos. “Além de cuidarem do corpo e da mente o aulão é uma oportunidade para os idosos interagirem com amigos e professores. A ginástica é uma forma de prevenir contra doenças crônicas, além de trabalhar a concentração deles”, afirmou o secretário após as aulas de ginástica durante um café da manhã.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CVT de Queimados está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes gratuitos

Centro Vocacional e Tecnológico oferece dois cursos novos este ano

O Brasil, cada vez mais, abre oportunidades de emprego para mão de obra qualificada, e uma boa chance para entrar no mercado de trabalho é aproveitar a oportunidade de estudar. Pensando nisso, o Centro Vocacional e Tecnológico de Queimados – CVT – está com as inscrições abertas para a realização de diversos cursos profissionalizantes. A unidade de Queimados está instalada próximo ao centro e possui auditórios e laboratórios para as aulas práticas dos cursos. O início das aulas está previsto para o dia 10 de março.
 Através de uma parceria entre a Prefeitura de Queimados e o Governo do estado, o CVT oferece cursos de eletricista predial, carpintaria de fôrma, apontador de obra, alvenaria, ladrilheiro, encanador, bombeiro hidráulico, pintura, carpinteiro de telhado e informática. As aulas acontecem sempre três vezes por semana e cada curso tem a duração de quatro meses. Até a conclusão do curso, os alunos recebem uma ajuda de custo como vale-transporte e lanche no local. Os cursos são oferecidos nos horários da manha (7h às 11h40), tarde (13h às 17h40) e noite (18h às 22h).

O Coordenador do CVT de Queimados, Gilbert de Oliveira Barbosa, fala sobre a abertura de novos cursos a partir deste ano e garante ser uma necessidade da população: “Fizemos uma pesquisa com os próprios alunos e tivemos um pedido de inserir os cursos de Informática e carpinteiro de telhado e dia 6 sai o sorteio das turmas”.


 Os interessados que queiram se inscrever em um dos cursos do CVT devem ter a idade mínima de 18 anos e ter concluído, no mínimo, o 5º ano do ensino fundamental e procurar a unidade de Queimados, até o dia 4 de fevereiro, munidos do RG e CPF, que fica na Rua dos Topógrafos, s/n° - Campo da Banha, das 9h às 17h, ou ainda se inscrever através do site http://www.faetec.rj.gov.br/

Foto: Ian Marlon

Equipes de Queimados estreiam em quatro modalidades nos Jogos Abertos do Interior

Texto: Leandro Machado - Fotos: Willian Wallace

A Secretaria de Esporte e Lazer de Queimados (SEMEL) inicia neste final de semana sua participação no JAI (Jogos Abertos do Interior) em quatro modalidades: Voleibol, Futebol, Futsal e Basquete. A tabela do Judô e Atletismo ainda não foi divulgada pela organização do evento e o handebol já está garantido na próxima fase. Os jogos das fases regionais começam neste sábado (01) e o município de Queimados contará com cerca de 200 atletas na competição, entre esportes coletivos e individuais. As finais serão disputadas entre os dias 21 e 30 de março em Rio das Ostras, na Região dos Lagos. Serão 53 municípios do estado com representante nos jogos.


O Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Queimados, Professor Luiz Carlos Monteiro, falou sobre a competição e destacou a importância dos jogos para vida dos atletas: “Sem dúvidas, o JAI é esperado por todos os competidores. Esta integração entre as cidades e o alto nível dos jogos faz com que os atletas desenvolvam um grande rendimento e, consequentemente, surjam grandes atletas para o esporte brasileiro. O Prefeito Max Lemos também trabalha muito no esporte e acredito em grandes resultados”, disse Monteiro.
E os bons resultados esperados por Monteiro podem chegar já no sábado (01). A bola sobe para a disputa do voleibol masculino, na Vila Olímpica de Nova Iguaçu, a partir das 11h30, quando o time da casa faz o jogo decisivo contra os queimadenses. No mesmo dia, a partir das 16h, os dois times também duelam no futebol, no estádio Nivaldo Pereira, em Austin, Nova Iguaçu, com entrada franca.  
O Futsal feminino começa sua disputa no JAI contra Belford Roxo, na Vila Olímpica de Caxias, no domingo (02), às 9h. Já no Basquete Masculino, que tem sido destaque nos últimos anos, presente em todas as finais, tem sua primeira batalha na Vila Olímpica iguaçuana, às 10h, contra o vencedor de Nova Iguaçu e Caxias, que se enfrentam no sábado. As meninas, por sua vez, jogam contra o Duque de Caxias, às 16h, no Ginásio Metodista, em Queimados. Todos os jogos são com entrada gratuita.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Carreta do Senac recebe mais de 300 inscritos para cursos gratuitos em Queimados


Se capacitar para quem sabe um dia abrir seu próprio negócio ou até mesmo trabalhar em um salão de beleza de carteira assinada. Esse é o sonho das mais de 300 pessoas que se inscreveram na manhã desta terça-feira (28) nos cursos gratuitos de beleza como manicure e pedicure, cabeleireiro, maquiagem e design de sobrancelhas do Senac RJ. O projeto de capacitação gratuito é de nível básico do Senac e terá as aulas em uma unidade móvel climatizada.  

O programa de capacitação conta com apoio da Prefeitura de Queimados, através das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico. Ao todo, foram oferecidas 200 vagas. As inscrições foram realizadas na própria carreta do Senac, que ficará na área do estacionamento atrás da Secretaria Municipal de Educação, Rua Hortência, n° 06 – Centro (junto à Praça dos Eucaliptos) até o final do mês de abril. No dia, também foi realizado o cadastro de reserva para preencher vagas de possíveis desistências ao longo do curso.    

Para o prefeito de Queimados, Max Lemos, os cursos são importantes para geração de empregos e até mesmo para iniciativas empreendedoras dos alunos. “Queimados mantém seu ritmo na geração de empregos. Cursos rápidos como estes são excelentes para qualificação profissional dos alunos, sem contar que podemos ter futuros empreendedores com salões de beleza dentro da própria casa. Ficamos felizes em manter essa parceria com o Senac e parabenizamos a população, porque em apenas duas horas as 200 vagas oferecidas foram preenchidas”, destacou Max Lemos.  

Cursos terão duração de três meses

Segundo Fernando Policapo, da Gerência Corporativa de Responsabilidade Social do Senac, é importante que o aluno não falte a primeira aula para não ser eliminado. “Na primeira aula passamos todas as orientações aos alunos como conteúdo programático, material didático e as regras. Inclusive, todos vão receber uniformes”, contou Policarpo, que salientou o valor de um curso profissionalizante de cabeleireiro da instituição. “Em média, um curso avançado de cabeleireiro com duração de 12 meses custa R$ 2 mil. Após o término do curso básico aqui em Queimados eles ainda terão um desconto de 80% em outros oferecidos pelo Senac”, explicou.      

A maioria dos cursos terá a duração de três meses e serão realizados em um espaço anexo à Secretaria Municipal de Educação. As aulas serão realizadas de segunda a sexta nos turnos da manhã (das 8h às 12h), tarde (das 13h às 17h) e noite (das 17h30 às 21h30), e aos sábados (curso de design de sobrancelhas), das 9h às 13h.

Os interessados compareceram ao local munidos dos documentos (original e cópia):  identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade (mínimo 6º ano do ensino fundamental). As aulas começam no dia 10 de fevereiro.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Senac RJ vai oferecer cursos gratuitos de beleza em Queimados


Iniciativa vai capacitar 200 pessoas com aulas em um salão de beleza móvel 

Aprender técnicas de beleza através de cursos de Manicure e Pedicure, Cabeleireiro, Maquiagem e Design de Sobrancelhas em um caminhão climatizado. Esse é o objetivo da Prefeitura de Queimados, em parceria com o Senac RJ, que vai oferecer 200 vagas para os cursos gratuitos na área da beleza.

As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima terça-feira, dia 28 de janeiro, às 8h, na própria unidade móvel do Senac RJ, que ficará estacionada na Praça dos Eucaliptos (Rua Hortência, n° 06 – Centro). No dia, serão distribuídas senhas. O projeto de capacitação gratuito vai contar com ainda a atuação das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico.   

Os interessados devem comparecer ao local com originais e cópias dos documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade (mínimo 6º ano do ensino fundamental). O início das aulas está previsto para o dia 10 de fevereiro. A maioria dos cursos terão a duração de três meses e serão realizados em um espaço anexo à Secretaria Municipal de Educação, na Praça dos Eucaliptos.     

Senac na Comunidade 

O programa já formou mais de 4,5 mil pessoas em comunidades em todo o estado do Rio em cursos livres, socioprofissionais e de capacitação. As ações são realizadas em parceria com o setor público ou com instituições do terceiro setor, como associações de moradores, ONGs e instituições religiosas. O objetivo é fazer com que os alunos consigam um emprego formal ou desenvolvam atividades de microempreendedorismo em suas regiões.  


Serviço: Caminhão de cursos de beleza Senac RJ
Inscrições a partir de 28 de janeiro, às 8h, na unidade móvel do Senac RJ na Praça dos Eucaliptos (Rua Hortência, n° 06 – Centro).

Cursos: Manicure e Pedicure, Cabeleireiro, Maquiagem e Design de Sobrancelhas
Duração: previsão de três meses 
Horários das aulas: manhã (das 8h às 12h), tarde (das 13h às 17h) e noite (das 17h30 às 21h30)

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Mutirões de conservação pública da Prefeitura atuam nos bairros de Queimados

Equipes de varrição no Centro 
O município de Queimados está cada vez melhor, tudo por conta do empenho da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) em deixar a cidade mais bonita e com mais qualidade de vida. Limpeza de ruas, manutenção da rede esgoto, troca de lâmpadas e operação tapa-buracos. Esses são alguns dos serviços prestados à população pela Secretaria, através de mutirões distribuídos em diversos bairros da região.  

Tapa-buraco no bairro Inconfidência
Equipes de conservação pública realizam diariamente a limpeza da cidade em diversas localidades de acordo com o cronograma da Secretaria. Entre as ações realizadas estão varrição, capina, pintura de meios fios, troca de tampa de bueiros, reparo e ampliação de iluminação e retirada de entulho. De acordo com o levantamento da Sesp, em média 100 toneladas de lixo (domiciliares e hospitalares) são recolhidos por dia pelas equipes de limpeza. Atualmente, 93% do município são atendidos pelos mutirões de conservação pública. Os 7% não atendidos estão ligados diretamente às questões de mobilidade dos veículos da Secretaria por conta dos locais de difícil acesso.     
  
Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Rogério Brandi, o objetivo é deixar a cidade mais limpa e com um visual mais agradável. “Os mutirões de limpeza vão deixar nossa cidade mais limpa e organizada para os moradores. Com uma cidade mais limpa, os bairros ficam mais valorizados além de deixar uma boa impressão para quem vem conhecer nossa cidade”, frisou Rogério Brandi.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Brasil perde um dos seus ícones do atletismo

Texto: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio e arquivo do atleta



O atleta era morador de Queimados há 50 anos e dava aulas de educação física aos 76 anos

Uma trajetória de conquistas foi interrompida aos 76 anos por um infarto fulminante. O ex-atleta e militar Barnabé de Souza, morreu no último sábado (18) em casa, no Bairro São Cristóvão, em Queimados, e foi sepultado no domingo (19) no Cemitério Municipal da cidade, com honras militares. Centenas de pessoas foram se despedir de um dos grandes nomes do esporte Militar da Baixada Fluminense, com mais de 2 mil medalhas conquistadas. O esportista passou mal por volta de meio dia e foi levado para a UPA 24h de Queimados, já sem vida. Barnabé era sargento militar reformado da Marinha Mercante.

Pai de cinco filhos, sendo dois meninos, o campeão mundial de Pentatlo Militar foi o baiano mais queimadense que a cidade já teve, morador há mais de 50 anos em Queimados e mesmo com idade avançada, ainda ministrava aulas de educação física às 3ª e 5ª na Praça Paris, Rio e às 2ª, 4ª e 6ª na Vila Olímpica da cidade, batizada com seu nome.

Além de se o idealizador da equipe de atletismo da terceira idade de Queimados, e por conta deste trabalho, o secretário da pasta, José Alves de Carvalho, Dequinha, resolveu homenagear o atleta dando seu nome à equipe de Atletismo que passará a se chamar: Equipe de Atletismo Barnabé de Souza. “Vamos encaminhar a solicitação de homenagem ao prefeito Max Lemos e temos certeza de que ele não irá se opor, haja vista, já ter homenageado o atleta em vida. Barnabé era muito querido por todos e um exemplo de persistência a ser seguido”, enfatizou Dequinha.  

 Condecorações em vida

Barnabé foi um privilegiado e recebeu várias homenagens em vida, entre elas o batismo da pista de atletismo militar do quartel da Ilha do Governador, homenagem do Corpo de Fuzileiros, também tem algumas medalhas expostas no museu da Ilha das Cobras e até algumas medalhas cedidas ao Museu do Maracanã. Também foi condecorado pela Rainha da Suécia e pelos presidentes João Figueiredo e Costa e Silva, agraciado com as condecorações de Mérito Esportivo Militar, Mérito Naval, Medalha Naval de Serviços Distintos, Mérito Tamandaré, Pacificador, entre outras.

Conquistas no atletismo
Sua vida esportiva começo no Boxe, passou pelo futebol no Vasco da Gama, mas foi no Pentatlo militar que obteve as maiores conquistas. O Pentatlo Militar é uma competição composta por cinco modalidades: tiro ao alvo; corrida em pista de 500m com 20 obstáculos; arremesso de granadas em alvos; natação com obstáculo e corrida de oito quilômetros. E foi nessa categoria que Barnabé sagrou-se campeão em 16 mundiais: Suécia, França, Itália, Noruega, Holanda, Argentina e Dinamarca, pela primeira vez em 1965. Foi campeão sul-americano de atletismo individual, e pentacampeão sul-americano de Pentatlo e bateu seus próprios recordes mundiais em natação utilitária em 1961, 63, 65, 66 e 68 e logo depois, sagrou-se campeão de atletismo com o Troféu Brasil.


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Prefeitura em parceria com a Emater-Rio disponibiliza curso gratuito para produtores rurais de Queimados

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e de Agricultura (Sedrag) de Queimados, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio), vai oferecer nesta segunda-feira (20), das 9h às 12h, um curso gratuito de plantio de bananas para 30 produtores rurais da região. Durante as aulas serão abordados temas como seleção e preparo de mudas, técnicas e manejo de plantio, além de produção e colheita. O objetivo é incentivar a agricultura familiar da região através de capacitação técnica.     
A Sedrag fica na Rua Francisco Gabriel, s/nº - Vila Camorim. As inscrições poderão ser feitas no próprio local. Informações pelo telefone: (21) 2779-8484.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Queimados tem aumento nos atendimentos dos Cras através de oficinas e programas socioeducativos

Para melhorar a rede de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Queimados, os Centros de Referência de Assistência (Cras) receberam equipamentos novos como móveis, armários, cadeiras, televisores e acesso à internet. A melhoria na estrutura das unidades fez com que o número de atendimentos fosse ampliado. De acordo com o levantamento da Secretaria, mais de 44 mil pessoas foram atendidas e mais de mil pelo Projovem Adolescente, em 2013.

Os Cras têm como objetivo promover o acesso de famílias em vulnerabilidade social a serviços socioassistenciais. Atualmente, as unidades contam também com atividades do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) nos Cras Jardim da Fonte e Inconfidência. Os programas são serviços socioeducativos que garantem a convivência familiar, comunitária, além de propiciar condições de inserção, reinserção e de permanência do jovem na escola através de atividades de recreação (natação, futebol, dança, capoeira e ginástica).

Inserir pessoas de baixa renda no mercado de trabalho, gerar renda familiar para chefes de famílias e donas de casa. Esses são os objetivos das oficinas de qualificação profissional disponibilizada pela Secretaria nas oito unidades distribuídas na cidade. As oficinas oferecem aulas de corte e costura, bordado, confecção de bolsas, artesanato, manicure, cabeleireiro, maquiagem, entre outros. Para se inscrever, os interessados podem procurar um dos Cras, munidos de identidade, CPF e comprovante de residência. As unidades de atendimento funcionam das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone da Secretaria (21) 2665-8322.  

Endereços:  

CRAS Novo Eldorado - Rua Terezinha Simão, lote 10 quadra 15 - Novo Eldorado/ Tel.: 3699-2345

CRAS Parque Santiago - Rua Nossa Senhora de Copacabana, n° 18 - Parque Santiago/ Tel.: 3699-3294

CRAS Inconfidência - Av. Tiradentes, lote 18 - quadra 12 - Inconfidência / tel.: 3778-8021

CRAS São Jorge - Rua Henrique, n° 05 - Novo Rio/ Tel.: 3698-0679

CRAS Centro - Av. Olímpia Silva, nº 46 - Centro / Tel.: 2665-2854

CRAS Jardim da Fonte - Rua Thomaz Pereira da Silva, n° 06 - Jardim da Fonte/ Tel.: 3698-8340 

CRAS Nova Cidade - Rua Maria Carlos, n° 18 – Nova Cidade/ Tel.: 2779-9226

CRAS N. Sra. da Glória - Rua São Nicolau, nº 153, lote 01, quadra 03 – N. Sra. da Glória/ Tel.: 3778-7754

Queimados comemora aumento real de 25% na arrecadação de ICMS

Texto: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio
Com a chegada de novas empresas para o Distrito Industrial, que hoje conta com mais de 30 fábricas instaladas, a arrecadação do ICMS (Imposto sobre a circulação de Mercadorias e Serviços) do último ano, teve um aumento real de 25%, totalizando R$ 30 milhões/ano. Em segundo lugar no ranking está a arrecadação dos fundos de participações: IPI e o IR com R$ 24 milhões/ano, seguido de R$ 17 milhões do ISS e os R$ 8 milhões do IPTU que dever chegar aos R$ 9 milhões em 2014. A arrecadação do IPVA também apresentou um salto de quase 80% chegando a R$ 2 milhões/ano, por conta da instalação de um Posto do DETRAN na cidade.
Segundo o secretário de Fazenda e Planejamento, Carlos Vilela, todos estes números são reflexo da quantidade de lojas e fábricas que se instalaram no Centro comercial Industrial da cidade, mas também do boom imobiliário que a cidade vive atualmente. “O prefeito Max Lemos conseguiu conquistar o maior PIB dos últimos 23 anos, ao estimular a chegada de novas empresas e a grande construção de casas populares na cidade. 1/4 do que é produzido e vendido em Queimados é taxado pelo ICMS e fica na cidade, elevando o PIB para R$ 1.240 bilhões”, lembrou o secretário.

Outro fator que deve ser levado em consideração, segundo o secretário, é o aumento da renda Per Capita que está em torno de R$ 750,00/mês. “Com poder aquisitivo maior, a população que compra na cidade também ajuda no desenvolvimento da mesma. Hoje o cidadão tem quase tudo que precisa aqui, sem precisar se deslocar para os grandes centros comerciais. Já estamos, inclusive, recebendo consumidores de outras cidades”, observou o secretário.

 IPTU com 10% de desconto
Janeiro chegou cheio de contas à pagar, mas também com algumas oportunidades especiais para quem fizer pagamentos à vista do seu IPTU em Queimados. O pagamento em cota única está com 10% de desconto até o dia 16/06/2014 e 5% até o dia 16/07/2014. Quem não puder aproveitar estes descontos, ainda tem a chance de pagar o valor integral sem acréscimos de multas e juros até o dia 31/12/2014.  O contribuinte também tem a opção de parcelar o seu tributo em até três vezes sem juros e sem descontos, desde que, o valor de cada parcela não seja inferior a R$ 20. Este ano serão emitidas  cerca de 80 mil guias que poderão ser pagas em qualquer agência bancária do Estado ou casa lotérica. Quem não receber a sua guia até 30 dias da data de pagamento em cota única, deve se dirigir ao CAC – Centro de Atendimento ao Consumidor (Rua Alves, 68, Centro), horário comercial.  

Dívida ativa em até 60 vezes 
Para não correr o risco de ter o seu imóvel leiloado pelo Poder Público, a prefeitura de Queimados está oferecendo a oportunidade dos imóveis inscritos na Dívida Ativa, serem quitados em até 60 vezes, desde que o valor da parcela não seja inferior a R$ 20. Os proprietários devem comparecer ao CAC, com o original e cópia do RG, CPF, e comprovante de residência.
O IPTU 2014 sofreu uma correção monetária de 5,85% com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) do IBGE, baseada na Lei Municipal 554/01 de 27 de dezembro de 2001, no entanto, a cidade conta com um dos impostos mais baratos da Baixada, equiparado apenas ao município de Paracambi.  O calculo é feito com base no valor do metro quadrado do logradouro e sua localização, ou seja, os bairros onde existem mais assistência do governo como saneamento básico, pavimentação e outros serviços públicos como coleta de lixo e iluminação pública tem valores superiores que variam de R$ 50 a R$ 60, para as residências, a partir de R$ 90 para logradouros e R$ 20 mil para a indústria. “Com estes valores, o prefeito Max Lemos, garante o estimulo às construções e a expansão comercial e industrial da cidade, que ainda oferece outras facilidades como isenções totais de IPTU e ITBI por 10 anos para a instalação de indústrias, de acordo com a Lei Complementar Nº 063/12, 28 de dezembro de 2012. Esta Lei, oferece incentivo fiscal a todas as industriais que se instalarem no município, tanto no Distrito Industrial como nas áreas marginais até 1km da Rodovia Presidente Dutra”,  explicou o agente fazendário Luiz Alberto.

 Calendário Fiscal do IPTU 2014
ü  1ª data de vencimento da cota única do IPTU com 10% de desconto até 16/06/2014
ü  2ª data com 5% de desconto até 16/07/2014
ü  3º data e ultima data valor integral, sem acréscimo de multas e juros, até 31/12/2014
ü  Para o parcelamento em até 3 vezes, estão valendo as mesmas datas e o valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$20. Não haverá descontos para pagamentos parcelados.
ü  Imóveis inscritos na Dívida Ativa podem pagos em até 60 vezes,  desde que o valor da parcela não seja inferior a R$ 20.
Outras notícias: http://www.queimados.rj.gov.br/default.asp


PreviQueimados começa recadastramento de servidores municipais

O PreviQueimados começou nesta segunda-feira (13) o recadastramento de aposentados e pensionistas municipais. A ação vai até o dia 28 de fevereiro, das 9h às 17h na sede da autarquia (Rua Félix, 24, Lote 1559, Vila Camarim).  Os servidores inativos da Prefeitura de Queimados que não comparecerem, terão seus proventos suspensos até a regularização. Para aqueles que não podem se locomover, haverá uma visita domiciliar com agendamento.
Os documentos necessários para a regularização junto ao PreviQueimados são Identidade, Comprovante de residência,  telefones e emails atualizados e uma foto 3x4 com fundo branco. Para pensionistas menores de idade, além das documentações acima, os responsáveis devem comparecer com a criança, portanto a certidão de nascimento.
Para o Diretor-Presidente, Marcelo Fernandes, o recadastramento também servirá também para atualização de contatos do servidor: “Aqui é a casa deles. Precisamos ter todos os telefones e e-mails atualizados. Teremos grandes novidades para nossos beneficiários para 2014”, Disse.
O agendamento, exclusivo para pessoas com deficiências que a impedem de se locomover, pode ser feito pelos telefones (21) 3770-3741 e (21) 2665-6503 ou até mesmo pelo e-mail previqueimados01@gmail.com. Para beneficiários que residem em outro estado ou cidades distantes, o recadastramento pode ser feito através do mesmo endereço eletrônico, mas os servidores têm, até o fim do prazo estabelecido para o recadastramento, para enviarem cópias autenticadas pelos correios. 

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Queimados  oferece 10% de desconto no IPTU e parcela a dívida ativa em até 60 vezes


Texto: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio

Janeiro chegou cheio de contas à pagar, mas também com algumas oportunidades especiais para quem fizer pagamentos à vista do seu IPTU em Queimados. O pagamento em cota única está com 10% de desconto até o dia 16/06/2014 e 5% até o dia 16/07/2014. Quem não puder aproveitar estes descontos, ainda tem a chance de pagar o valor integral sem acréscimos de multas e juros até o dia 31/12/2014.  O contribuinte também tem a opção de parcelar o seu tributo em até três vezes sem juros e sem descontos, desde que, o valor de cada parcela não seja inferior a R$ 20. Este ano serão emitidas  cerca de 80 mil guias que poderão ser pagas em qualquer agência bancária do Estado ou casa lotérica. Quem não receber a sua guia até 30 dias da data de pagamento em cota única, deve se dirigir ao CAC – Centro de Atendimento ao Consumidor (Rua Alves, 68, Centro), horário comercial.  

A orientação passada pelo secretário de Fazenda e Planejamento, Carlos Vilela, para o contribuinte não correr o risco de ter o seu imóvel leiloado pelo Poder Público, a prefeitura de Queimados está oferecendo a oportunidade dos imóveis inscritos na Dívida Ativa, serem quitados em até 60 vezes, desde que o valor da parcela não seja inferior a R$ 20. Os proprietários devem comparecer ao CAC, com o original e cópia do RG, CPF, e comprovante de residência.

O IPTU 2014 sofreu uma correção monetária de 5,85% com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) do IBGE, baseada na Lei Municipal 554/01 de 27 de dezembro de 2001, no entanto, a cidade conta com um dos impostos mais baratos da Baixada, equiparado apenas ao município de Paracambi.  O calculo é feito com base no valor do metro quadrado do logradouro e sua localização, ou seja, os bairros onde existem mais assistência do governo como saneamento básico, pavimentação e outros serviços públicos como coleta de lixo e iluminação pública tem valores superiores que variam de R$ 50 a R$ 60, para as residências, a partir de R$ 90 para logradouros e R$ 20 mil para a indústria. “Com estes valores, o prefeito Max Lemos, garante o estimulo às construções e a expansão comercial e industrial da cidade, que ainda oferece outras facilidades como isenções totais de IPTU e ITBI por 10 anos para a instalação de indústrias, de acordo com a Lei Complementar Nº 063/12, 28 de dezembro de 2012. Esta Lei, oferece incentivo fiscal a todas as industriais que se instalarem no município, tanto no Distrito Industrial como nas áreas marginais até 1km da Rodovia Presidente Dutra”,  explicou o agente fazendário Luiz Alberto.

 Calendário Fiscal do IPTU 2014

ü  1ª data de vencimento da cota única do IPTU com 10% de desconto até 16/06/2014
ü  2ª data com 5% de desconto até 16/07/2014
ü  3º data e ultima data valor integral, sem acréscimo de multas e juros, até 31/12/2014
ü  Para o parcelamento em até 3 vezes, estão valendo as mesmas datas e o valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$20. Não haverá descontos para pagamentos parcelados.
ü  Imóveis inscritos na Dívida Ativa podem pagos em até 60 vezes,  desde que o valor da parcela não seja inferior a R$ 20.

Outras notícias: http://www.queimados.rj.gov.br/default.asp







quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Comitiva de técnicos do Governo Federal visita Queimados para analisar áreas afetadas após as chuvas de final de ano

O Prefeito de Queimados, Max Lemos, recebeu nesta quinta-feira (09) uma comitiva com representantes do Governo Federal para uma visita aos bairros mais afetados pelas chuvas de dezembro de 2013. Após reunião na última segunda-feira (06), em Brasília, com os ministros da Integração Nacional, Francisco Teixeira, do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mirian Belchior e das Cidades, Agnaldo Ribeiro, foi idealizada a vinda de técnicos dos Ministérios à cidade, que também contou a presença de agentes das Secretarias Nacional, Estadual e Municipal de Defesa Civil, para conhecer as principais necessidades do município e fazer um relatório sobre as áreas afetadas, para a liberação de recursos visando à reconstrução imediata da região.
De acordo com Max Lemos, a visita do corpo técnico é importante para que o Governo possa ver de perto a situação do município e os recursos cheguem com urgência: “A reunião em Brasília foi muito proveitosa. Na ocasião, pedimos o recurso de R$ 32 milhões para investir em obras de recuperação da cidade. A visita foi proveitosa porque podemos mostrar de perto aos técnicos os estragos feitos pelas chuvas nos 23 bairros que ficaram em situação de emergência”, comentou Max Lemos.  O valor de investimento inicial do Governo Federal às cidades da Baixada Fluminense atingidas pelas chuvas foi de R$ 8,1 milhões. A previsão para definir o valor de investimento total, em Queimados, para recuperação será de dois meses.  

Acompanhados por diversos secretários municipais, o prefeito e a comitiva visitaram diversos bairros, como São Roque, São Miguel, Valdariosa, Santa Rosa, Morro da Caixa D’água, entre outros, que ainda sofrem as conseqüências deixadas pelas chuvas do mês passado. Ruas destruídas, pontes com estruturas abaladas, casas e encostas interditadas, postos de saúde e escolas que foram prejudicadas foram visitadas pela equipe técnica. Para o técnico da Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, Rui Pires, o temporal na Baixada Fluminense foi trágico, mas elogiou o esforço feito pelo governo em acelerar a recuperação dos bairros atingidos: “Ressalto a aplicação do Governo Municipal em restaurar a cidade. Nós temos um balanço positivo e estudamos a possibilidades de liberar outras unidades habitacionais para Queimados, respeitando as questões orçamentárias do Governo Federal”, finalizou.
Projetos de drenagem para acabar com alagamentos
Mais de R$ 17 milhões devem ser investidos em obras de drenagem nos pontos mais críticos quando chove no município de Queimados. O investimento será feito em três projetos de drenagem no valor de R$ 9,5 milhões no bairro do Centro (Rua Eloy Teixeira), de R$ 4,8 milhões na Porteira, e de R$ 3 milhões na Estrada do Lazareto. O objetivo é diminuir os números de alagamentos nos pontos considerados críticos da cidade.

Texto: Leandro Machado e Bruno Anacleto
Fotos: Luiz Ambrósio

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Prefeito Max Lemos calcula R$ 32 milhões para a reconstrução de áreas afetadas pelas chuvas



O Prefeito de Queimados, Max Lemos, participou de uma reunião na última segunda-feira (7), em Brasília, com os ministros de Integração Nacional, Francisco Teixeira, de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e das Cidades, Agnaldo Ribeiro, além Secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, do Vice-Governador do Rio de Janeiro e Coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, além de secretários estaduais e representantes da Baixada Fluminense, para tratar de detalhes da liberação de verbas do Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 8,1 milhões, para a reconstrução emergencial das cidades da região atingidas pelas fortes chuvas de dezembro do ano passado. O valor pleiteado pelos municípios é de R$ 48 milhões.


Max Lemos falou sobre a reunião e deu detalhes sobre o encontro: “Discutimos a liberação de recursos para a recuperação de áreas atingidas e obras de prevenção, além da construção de mais unidades habitacionais para contemplar as pessoas que moram em área de risco. A expectativa é grande para que nossos projetos e solicitações sejam atendidos. Queimados precisa continuar avançando e nós continuamos trabalhando”, disse o Prefeito. Max Também falou sobre o valor necessário para o município se recuperar totalmente: “Nós precisamos de cerca de 32 milhões para recuperar nossas escolas, postos de saúde e encostas. Há muito trabalho para ser feito”, finalizou.
Já a partir de terça-feira (8) o valor já está disponível para a aplicação imediata de limpeza de ruas e rios e pagamento de aluguel social para as vítimas das chuvas. O dinheiro, depositado na conta do governo do estado, será gerenciado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil junto aos municípios. Nesta terça-feira (7/1), a Secretaria Nacional de Defesa Civil realizará em sua sede, em Brasília, uma reunião com técnicos do estado para definir se vai liberar todo o restante dos R$ 40 milhões solicitados pelas prefeituras e sobre o procedimento de liberação do dinheiro.
Durante a reunião ficou definida a visita de técnicos dos Ministérios das Cidades e da Defesa Civil aos municípios para a reconstrução imediata de pontes e vias de acesso. As vistorias serão realizadas nestas quinta e sexta-feira.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Caminhão da Caixa Econômica já está em Queimados para a liberação dos recursos do FGTS

Texto: Dine Estela
Fotos: Ailton Tinho 

O atendimento também poderá ser feito em qualquer agência em todo o Estado

A prefeitura de Queimados firmou uma parceria com a Caixa Econômica Federal para a instalação de uma agência itinerante para atender especialmente as pessoas que sofreram com as duas últimas chuvas que assolaram a cidade em dezembro de 2013, deixando mais de duas mil pessoas desalojadas e desabrigadas. Todos os moradores dos 23 bairros atingidos pelas chuvas, terão direito a retirar os recursos do FGTS no valor de até F$ 6.200 para se recuperar das perdas e danos. A agência itinerante da Caixa Econômica Federal fica na Vila Olímpica (Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembú) até 22 de janeiro, das 10h às 16h.  O atendimento também poderá ser feito em qualquer agência da Caixa até o dia 12 de março.

Para a liberação do benefício, os interessados deverão apresentar a identidade, carteira de trabalho e comprovante de residência, caso tenham perdido essa documentação, a Secretaria de Habitação da cidade está liberando uma declaração de residência. A secretaria fica à Rua Felix, n° 1581 – Centro. Tel: (21) 3770-3919.  Quem perdeu a carteira de trabalho vai precisar de uma declaração de todas as empresas onde trabalhou. Esta  informação pode ser adquirida em uma agência do INSS, em Queimados a agência funciona na Estrada Carlos Sampaio, S/n, Centro. 

Segundo o prefeito Max Lemos, Queimados foi o primeiro município a receber o atendimento da Caixa Econômica. “O objetivo é que essas famílias atingidas pelas inundações possam retirar o Fundo de Garantia, normalmente utilizado para compra e financiamento de imóveis., quem teve perda total da residência também já está inscrito no Aluguel Social e receberá dentro de seis meses, um dos 1.500 apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no condomínio do bairro Parque Eldorado”, informou o prefeito.

Moradores que perderam tudo também foram cadastrados no programa Minha Casa, Minha Vida 

Segundo o gerente operacional, Emílio Quinta, o serviço está sendo disponibilizado por conta do Decreto de Situação de Emergência publicado pelo prefeito Max Lemos, “O Decreto de Situação de Emergência feito pelo prefeito viabilizou este trabalho especial da Caixa Econômica, que irá agilizar para que as famílias possam se recuperar o mais rápido possível,” observou o gerente.

Para José Carlos, bairro Jardim Alzira, esta será a oportunidade de recuperar sua residência e recomeçar do zero. “Foi a primeira vez que entrou água na minha casa, não estava preparado para esta calamidade. Moro neste bairro há 25 anos e nunca tinha passado por isso, agora vou me preparar para que não aconteça novamente. Vou subir o terreno e fazer barragens para que a água não chegue novamente, além de comprar alguns móveis. Ainda bem que poderemos recorrer destes recursos para nos ajudar”, destacou.

Edmilson de Paula, bairro São Roque, não teve condições de fazer a ceia de Natal do seu filho de 16 anos, mas ainda faz planos de conseguir realizar o desejo da família. “Essa é uma tradição da minha família e estamos muito tristes por não conseguir fazer nossa Ceia no Natal, mas assim que conseguir os recursos compraremos móveis novos e faremos a nossa Ceia de Natal, mesmo que seja em janeiro,” enfatizou.