Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio
Para o prefeito Max Lemos, este ano o grande diferencial é a integração dentro do plano de segurança. “O município está em estado de contribuição mútua, além da união de todas as secretarias e os servidores para realizar uma festa familiar, nosso diálogo com o 24º Batalhão da Polícia Militar e da 55ª DP (Queimados) está muito bem estabelecido”, destacou. O Plano, de acordo com o secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Capitão Elias José, foi elaborado em conformidade com a legislação estadual normativa para eventos, com acréscimo de metas individuais em diversas atenções, como: posto de comando e monitoramento, isolamento e controle total da área da folia, corredor de fluxo de emergência, vigilância e ações de prevenção.
CARNAVAL EM NÚMEROS
Segurança: O Plano de Segurança montado pela Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (SEMUSTTRAN) é composto por grades fechando o local da festa e arredores, deixando apenas quatro vias de acesso com uma equipe composta por policiais, agentes da ordem pública e conselheiros tutelares em cada entrada realizando a revista individual a cada cidadão que entrar no local, evitando a entrada de armas e drogas, entre outros utensílios proibidos, como materiais de vidro. Além disso, a festa neste ano terá monitoramento por câmeras e um posto de comando integrado com todos os profissionais de segurança envolvidos. Para que a população tenha condições de voltar para casa, logo após o término do evento as linhas de ônibus trabalharam em regime especial a partir das 3h da manhã.
Atendimentos emergenciais: Duas unidades de saúde serão instaladas na rua Elói Texeira em dois pontos: em frente ao banco Itaú e ao lado da Secretaria Municipal de Cultura. Cada posto médico contará com 2 médicos, 1 enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem e duas ambulâncias. Em cada unidade fixa ficará estacionada uma ambulância com uma equipe móvel de médico, enfermeiro e motorista à disposição. Caso necessário, as ambulâncias poderão fazer as remoções necessárias para a UPA24h de Queimados ou para hospitais de referência da área (Hospital Geral de Nova Iguaçu). Além disso 20 maqueiros estarão espalhados pela festa. A Defesa Civil também colocará a disposição da população 20 homens por dia com treinamento de abordagem inicial, transporte em maca, combate a principio de incêndio. Dez maqueiros por dia também estarão à disposição.
Limpeza e iluminação: Para garantir a folia sem sujeira, a limpeza das ruas no perímetro da festa e ruas de acesso foi realizada por 15 homens na raspagem e capina dos logradouros e na retirada de entulhos 10 homens com 2 retroescavadeiras e 5 caminhões. Após o enceramento de cada dia de folia 30 profissionais de limpeza com 2 carros pipa estarão presente para lavar e desinfetar toda área da festa. Para colaborar na segurança iluminação especial foi colocada nas ruas ao redor.do local do evento e 9 profissionais atuaram nesse trabalho com 4 caminhões, e na pintura 4 profissionais acertam os últimos detalhes. Nos dias de eventos haverá plantão com profissionais eletricistas para não ter risco de apagões, com um caminhão caçamba.
Assistência Social: Fora a presença do Conselho Tutelar (2 conselheiros por dia), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realizará o trabalho de identificação de crianças, evitando o desaparecimento temporário, a partir 20h. Serão 8 trabalhadores por noite nos portais de entrada, totalizando 40 trabalhadores no período de festejos. A SEMAS também colocou um bloco na rua, na última quinta-feira (12/2), divulgando cuidados e responsabilidades durante os festejos de carnaval, além de realizar campanha contra exploração sexual. Quem perder ou encontrar crianças perdidas deverá se dirigir ao stander do Conselho Tutelar, próximo ao prédio da Secretaria de Educação atrás do palco.
Trânsito: Entre os dias 12 e 18 de fevereiro serão interditadas as seguintes vias, das 00h do dia 12 até às 10h do dia 18:
- Rua Hortência com Viaduto Rubens Lima
- Avenida Avelino Xanxão
- Rua Elói Texeira
- Rua Itabira (sendo proibido estacionar dos dois lados)
- Rua Joaquim dos Santos (sendo proibido estacionar dos dois lados ou colocar barraca e isopor, devido ao corredor de segurança)
- A Rua Aída, no trecho entre a rua Hortência e rua Regina, das 15h de 12/2 às 6h de 18/2 (sendo proibido estacionar dos dois lados). Já o trecho compreendido entre a rua Regina e rua Cecília ficará mão única das 00h do dia 12 até às 10h do dia 18, sendo proibido parar e estacionar do lado esquerdo.
- A Rua Eugênio Castanheira no trecho entre a avenida Avelino Xanxão e rua Dr. Pedro Jorge (sendo proibido estacionar dos dois lados ou colocar barraca e isopor)
Duplicação de via para o evento (das 00h do dia 12 até as 10h do dia 18)
- Avenida Dr. Pedro Jorge se tornará mão dupla entre os trechos da rua Itabira até a esquina da rua Alves.
Inversão de via para o evento (das 00h do dia 12 até as 10h do dia 18)
- Avenida Itabira terá o trânsito invertido no sentido Avenida Avelino Xanxão para a rua Dr. Pedro Jorge.
Roteiro para a chegada do evento: Rodovia Presidente Dutra, Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, Av. Olímpia Silva, Rua Mercedes, Av. Irmãos Guinle, Travessa Marques, Rua Laerte Acácio da Silva, Viaduto, Rua Hortência.
Roteiro para a saída do evento: Rua Hortência, Viaduto, Rua Laerte Acácio da Silva, Rua Mesquita, Rua Benedito Borges (antiga R. Santa Rita), Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, Rodovia Presidente Dutra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.