sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Queimados trabalha para evitar aumento da dengue no verão

Prefeitura mantém bons números no combate à dengue, mas armazenamento de água nas residências preocupa

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

Verão, chuvas e até a falta de água são motivos de preocupação nesta época do ano no que se refere à proliferação do mosquito aedes aegypt, principal transmissor da dengue, doença que atinge grande parte da população em todo o país. A Prefeitura de Queimados fechou o ano de 2014 com índices acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para cada município. De toda extensão da cidade, mais de 87% está coberta pela visita domiciliar, ultrapassando a meta de 80%.

Para manter os índices controlados, as visitas acontecem diariamente nos cerca de 80 mil imóveis da cidade a cada 60 dias, quatro vezes ao ano. Além disso, a Prefeitura disponibiliza o “Disk-Dengue”, através do 2665-3939, onde a população denuncia possíveis focos da doença. O município também adota a campanha estadual “Dez minutos contra a dengue”. O aumento de 17% do número de casas visitadas em 2014 se deve, em parte, ao acréscimo do número de visitantes, que foi de 69 para 121.

A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Fátima Sanches, afirma que, apesar dos bons números, a população não pode se descuidar: “Mesmo com todos os esforços, este número tende a aumentar nesta época do ano. Até a falta de água pode causar aumento. Muita atenção para a estocagem de água! Ela deve estar devidamente lacrada”, destaca a secretária. O chefe do setor técnico de monitoramento e controle de Vetores da Secretaria de Saúde, Eduardo Dutra, também faz outro alerta quando afirma que um dos desafios do setor nesta época do ano é justamente diminuir ainda mais o número de imóveis pendentes à visitação, o que depende de diversos fatores. “Precisamos que os responsáveis estejam em casa. Por mais que retornemos ou notifiquemos através dos vizinhos, estes contratempos se repetem. O que acontece também em templos religiosos, que geralmente estão fechados no horário da visita e sem vigilantes para abrir a porta”, explica Dutra.

Sem óbitos

Desde 2009, Queimados não relata óbitos em decorrência de Dengue, de acordo com o LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypt). O LIRAa é realizado cinco vezes ao ano e considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue e também da febre Chikungunya, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção. Na Baixada Fluminense, das cidades que fizeram o levantamento, Queimados obtém a terceira melhor taxa de IPP (Índice de Infestação Predial), atrás apenas de Seropédica e Paracambi. O levantamento também detectou que 80% dos focos estão dentro das residências, geralmente pelo acúmulo de água das chuvas, piscinas nos quintais sem tampa ou tratamento de água ou na estocagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.