segunda-feira, 25 de maio de 2015

Meio Ambiente no currículo escolar em Queimados

Estudantes aprendem sustentabilidade com a 1ª Jornada Ambiental Estudantil

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

Em Queimados, na Baixada Fluminense, Meio Ambiente cai na prova. Nesta quinta-feira (21), os alunos do Colégio Estadual São João receberam uma jornada de palestras e dinâmicas para tratar do meio ambiente, incluindo a estrutura ambiental do município. A proposta da Secretaria Municipal do Ambiente, da Prefeitura de Queimados, que realizou o evento em parceira com a direção da escola, é de implementar nos alunos e educadores a  responsabilidade com a questão ambiental de forma multidisciplinar. A palestra contou com gestores, acadêmicos e autoridades do Estado e Município. A escola também recebeu ornamentação específica com materiais reciclados, hortas suspensas e jardins de pneus, criados pela equipe de jardinagem e paisagismo da secretaria. Os agentes da Guarda Ambiental também deram instruções e fizeram demonstrações no pátio da escola.

Um dos convidados a participar da ação foi o diretor executivo da câmara metropolitana, Vicente Loureiro, que destacou o crescimento responsável da cidade. “O município está mais inserido hoje nas políticas de Estado. Queimados é admirado pela sua expansão expressiva na área industrial e logística de forma responsável com o meio ambiente. Acho importante ainda mobilizar a garotada e colocar na agenda política formas de construir um olhar mais atuante em relação ao meio ambiente”, afirmou. De acordo com o secretário da pasta municipal Alex Dornelas a cidade atua em duas linhas de ação: fiscalizando e cobrando responsabilidade ambiental das empresas e fortalecendo a área educativa. “Fortalecemos as licenças ambientais, cobramos as compensações do solo pelas mesmas e investimos muito em educação ambiental. A cidade abraça a causa e o poder público faz a sua parte. Queremos deixar um legado”, disse o secretário. 

A jornada se dividiu em quatro eixos que tratavam do ciclo da água. Segundo o palestrante convidado, o engenheiro florestal e mestre em Ciências Ambientais da UFRRJ, Cleber Vitorino, foi abordado como a água surge, como se mantém, se sustenta e retorna. “O esclarecimento é fundamental para deixar um legado para as gerações futuras e mudar a forma de olhar a questão ambiental. O município tem se mostrado bastante ativo nessa questão, esperamos que estas políticas modifiquem pensamentos e o espaço”, explicou. Mostrando a importância de se conhecer o meio ambiente que acerca o próprio município, a bióloga que atua na secretaria, Cintia Mendonça, expôs para os estudantes as nascentes que existem no município. “Foi feito um mapeamento das nascentes dentro da cidade para realizar este trabalho, isto demonstra a transversalidade das ações da pasta. Também achamos importante mostrar aos alunos as áreas de preservação ambiental que temos aqui. A idéia é que eles absorvam o conceito às suas rotinas”, destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.