segunda-feira, 25 de maio de 2015

Vacinação contra a febre aftosa é gratuita

                          Secretaria de Agricultura incentiva em campanha e disponibiliza durante o ano

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrosio

Quem não conhece a vida rural não imagina os cuidados preconizados na sua rotina. Para garantir uma produção rural autônoma e saudável no município de Queimados, a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMDRAG) atua a todo vapor no acompanhamento e controle de vírus e pragas na produção. Neste mês de maio as atenções se voltam para a prevenção e erradicação da febre aftosa, uma das maiores preocupações do meio rural. A primeira etapa da campanha, que começou no dia 1º e vai até o dia 31 deste mês, tem o objetivo de reforçar a proteção imunológica de todo o rebanho bovino com aplicação gratuita de cerca de 2 mil doses. Mais de 40 sítios já foram visitados neste ano. Durante a campanha, que termina nesta semana, a SEMDRAG acompanha e incentiva a imunização gratuitamente, mas a vacina está disponível na sede da secretaria (Rua Francisco Gabriel Neto, s/nº - Vila Camorim) durante o ano. Os interessados em imunizar seus animais podem se cadastrar munidos de identidade, CPF e comprovante de residência da propriedade rural. Informações pelo telefone (21) 2779-8484, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O município é totalmente coberto no controle do vírus e nunca registrou um caso sequer da doença. De acordo com a médica veterinária do Núcleo de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Lilia Marques, Estado e município atuam em parceria na erradicação da doença. “A vacina é obrigação do produtor e ele tem os meses de maio e novembro para comprar a vacina em lojas específicas, depois deve declarar a cobertura no seu rebanho. A Prefeitura de Queimados, além de doar e visitar cada sítio aplicando a vacina, disponibiliza-a em sua sede durante o ano”, citou a agente do Estado.  De acordo com o zootecnista da SEMDRAG, Tarcísio Moura, a intenção é de incentivar o produtor e acompanhar seu rebanho. “Estamos sempre além da meta mínima estipulada pela OMS, de 85% das propriedades da região”, destacou.

A febre aftosa é altamente contagiosa em bovinos e suínos, além de cabras, ovelhas e búfalos, podendo se espalhar rapidamente e gerar importantes perdas econômicas, interditando propriedades e sacrificando animais. Para o secretário municipal da pasta, Wilson Sampaio Filho, neste período todas as atenções devem se voltar para a causa. “Temos que incentivar os produtores e garantir que ela cresça com segurança e critério para atender as determinações do Prefeito Max Lemos”, destacou. O produtor Mauro Luis Carvalho, da fazenda e olaria localizada em Campo Alegre, denominada Cerâmica Vulcão, vacinou nesta segunda-feira, de maio, 50 animais que cria para gado de corte e manutenção da alimentação dos seus trabalhadores. “Sei da importância e vacino todos os anos. Mas fico muito satisfeito com a presença da prefeitura que desburocratiza e facilita muito o trabalho para nós em vir até aqui, com o poder público se mostrando presente fica tudo mais fácil”, afirma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.