quinta-feira, 11 de junho de 2015

Queimados vai ganhar destacamento de Corpo de Bombeiros

Obra no prédio da antiga delegacia deverá ter início em julho

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

A fim de complementar o desenvolvimento conquistado nos últimos 6 anos com mais segurança, a Prefeitura de Queimados vai trazer um destacamento de Corpo de Bombeiros para a cidade. As instalações ficarão no espaço da antiga sede da 55DP, junto a Praça Armando Ferrão, no centro da cidade, que será totalmente reestruturado. A área tem 756,67m², um estacionamento de 195m² para veículos de grande e pequeno porte, dois centros de operações, alojamentos com o tradicional pino de descida e várias saídas de emergência. No local também funcionará a sede da Secretaria Municipal de Defesa Civil, no térreo, que terá um centro de comando. Início das obras deverá ocorrer em julho e a previsão para o término das obras é de 120 dias.

De acordo com o prefeito Max Lemos, a partir de dezembro já estará funcionando o destacamento, caso não aconteça imprevistos no cronograma das obras. “A iniciativa é realizada com recursos 100% municipais, e o Corpo de Bombeiros do Estado entrará com a equipe e logística. Além de diminuir o tempo de resposta às chamadas da população e aumentar a sensação de segurança, também estimula ainda mais o desenvolvimento da cidade, frente às indústrias aqui instaladas”, afirma. Na última terça-feira, o Secretário de Estado de Defesa Civil, Coronel Alcântara, e comandantes do Corpo de Bombeiros do Estado e dos núcleos da Baixada, foram recebidos pelo prefeito para visita ao local e ao Distrito Industrial de Queimados, onde está concentrada a maior parte das indústrias do município. “O importante é reduzir o tempo de resposta ao socorro, chegando a dois minutos. A cidade está nos dando uma estrutura boa para isso”, expôs Alcântara.

Para o presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados – Asdinq, Marcelo Kaiuca, a medida deverá atrair mais empresas. “Além de facilitar as inspeções e o licenciamento, baixa o custo do seguro das fabricas, sem dúvida vai beneficiar ainda mais o desenvolvimento industrial e gerar mais receita e empregos”, destaca. A cidade hoje faz parte do 4º Grupamento de Bombeiro Militar, com sede em Nova Iguaçu, que atende 9 municípios da Baixada Fluminense, entre eles Queimados. Na região, apenas seis municípios possuem destacamento próprio. De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Belé Brazão, a medida vai beneficiar muito a população. “O desenvolvimento que a cidade conquistou também aumenta a necessidade de se aparelhar melhor, é para isso que estamos trabalhando, a Defesa Civil mais integrada ao corpo de bombeiros vai possibilitar mais segurança e agilidade nas respostas à população”, explica.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.