quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Ação antitabagismo cadastra 90 interessados em parar de fumar

Programa da Secretaria de Saúde auxilia fumantes que desejam  abandonar o vício

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ação antitabagismo na Praça Nossa Senhora da Conceição, na última quarta-feira, 26/08, para destacar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, que é comemorado no sábado, dia 29 de agosto. A iniciativa em busca de divulgar o Programa Antitabagismo cadastrou cerca de 90 pessoas que desejam parar de fumar e não sabem não sabem por onde começar essa luta. A equipe do setor de Vigilância em Saúde passou a manhã na praça orientando a população e oferencendo outros diversos serviços, como aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, pesagem do programa Bolsa Família, entre outros. Um estomatologista foi participou do evento explicando algumas patologias que podem ocorrer e realizando encaminhamentos à especialidade que possui atendimento no Centro Especializado de Odontologia (CEO).  

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dra. Fátima Sanches, é importante mostrar os inúmeros danos que este vício pode causar. “Muitas pessoas só se atêm aos problemas causados ao pulmão e coração, mas o tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes”, alerta. Durante a ação, muitos fumante puderam saber como fuinciona o programa de combate ao fumo que utiliza medicamentos como adesivos à base de nicotina para inibir a vontade de fumar e a goma de mascar que reduz a ansiedade. Nos encontros, que acontecem ao menos uma vez por semana, uma psicóloga e um clínico geral acompanham os fumantes durante o período de tratamento.

“Depois de 40 anos fumando, quero parar!”

A dona de casa Tânia Regina, de 48 anos, está com esperança de abandonar o vício que possui desde seus 18 anos. “Vou partiipar das reuniões e saber o que eu posso fazer. Já tentei parar diversas vezes, principalmente porque faz muito mal para o meu estômago. Tem vezes que tenho que me forçar a parar um pouco porque me ataca muito, mas depois volto. É uma luta diária que já dura 40 anos”, disse Tânia. Para a secretária, o passo mais importante já foi dado. “O primeiro passo você já deu que foi chegar até aqui e se informar. Isso mostra que tem vontade, agora é seguir em frente na luta. Por isso a importância de ações como esta, chegamos até as pessoas que mais precisam”, destacou.

O programa funciona na Av. Irmãos Guinle, Centro (ao lado da loja Nalin). Tel.: 2665-5815/2118. Mais informações pelo telefone: (21) 2665-5815.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.