sexta-feira, 29 de maio de 2015

Queimados dá posse a novo conselho de Trabalho

Texto: Leandro Machado / Fotos: Ian Marlon 
Fortalecer as políticas públicas e conquistar investimentos para trazer qualificação ao trabalhador local. Esta é a visão do novo conselho municipal de Emprego, Trabalho e Renda de Queimados que tomou posse nesta quinta-feira (28), para o biênio 2015-2016. Em cerimônia realizada na Câmara Municipal, o Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Carlos Vilela, representando o Prefeito Max Lemos, empossou a nova presidente, Claudia Félix, e outros quatro novos membros da diretoria. Também participaram da posse, o Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Antônio Chrispe (Tuninho do Vira-Virou), o Presidente da Câmara de vereadores, Milton Campos e o vereador Marcthello Fulli.
Representando o Prefeito Max Lemos, Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Carlos Vilela, destacou a importância do emprego na solidez da família e desejou boa sorte ao novo conselho: “Sem o trabalho, a família se enfraquece. A significância de lutarmos por melhores e novas oportunidades de emprego para nosso povo é enorme. E os novos conselheiros abraçarão esta causa junto. Que sejam felizes em suas atribuições”, destacou. O secretário municipal, Tuninho do Vira-Virou, falou sobre a responsabilidade que o novo conselho terá para a vinda de novos recursos para o município: “Um conselho forte proporciona credibilidade juntos aos órgãos. Isso faz com que tenhamos investimentos para fortalecer nosso povo. A fiscalização e atuação deles serão muito importantes”, finalizou.
Tomaram posse Luiz Carlos Cassiano, Ulisses Dayvis, Ananias Ferreira, Alan Clécio e a presidente Cláudia Félix. Para ela, a demanda dentro do município, principalmente após o fortalecimento do Parque Industrial, é grande. E a visão é fortalecer empregado e empregador do município: “Existe uma boa oferta aqui em Queimados. Chegam várias empresas e a necessidade de mão de obra é verdadeira. Agora, vamos buscar qualificação para nossos jovens e adultos para que as vagas de Queimados sejam preenchidas por pessoas daqui”, ressaltou. 

Prefeitura na recuperação de vias públicas

Secretaria de Serviços Públicos vai além de “tapar buraco” e recupera ruas inteiras

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrosio
Para que a população possa desfrutar a cidade em toda dimensão do crescimento que alcançou nos últimos anos, a Prefeitura de Queimados vem trabalhando a todo vapor para deixar a cidade limpa e conservada. Para isso, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos está realizando um trabalho intenso de recuperação de vias. Nesta semana os agentes estiveram na Estrada 21 de Abril e Rua das Flores, no bairro Inconfidência, recuperando as vias danificadas. Já na semana passada, foi a vez das ruas Eduardo Celidônio, Camilo Cristolano, Hernani e Hortência. O trabalho foi feito por 30 homens, 4 máquinas e 5 caminhões. Os bairros Vila São João e Vila Central também receberam retoques de, respectivamente, limpeza e iluminação.

Nesta semana Vila Central passou por uma revisão de iluminação, além de algumas ruas do centro. De acordo com o secretario municipal de Conservação e Serviços Públicos, Rogério Brandi, uma média de 5 vias são recuperadas semanalmente e o mesmo número passa por revisão de iluminação. “É comum bairros inteiros passarem por revisão, mas estamos intensificando o trabalho de recuperação de ruas, por determinação do Prefeito Max Lemos. Com o crescimento da cidade é importante aumentar o trabalho de conservação”, destacou o secretário. Para o pedreiro Gilmar Carvalho a cidade está bem cuidada. “Não adianta crescer sem cuidar, vemos muitos municípios por aí que se desenvolvem e ficam cada vez mais sujos e cheios de buracos, fico satisfeito que em Queimados haja essa preocupação”, expôs.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Após liderança, Max Lemos almeja nota 10 em transparência

Um dia após o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro divulgar oficialmente o ranking da transparência dos municípios e do governo do estado, o prefeito de Queimados, Max Lemos, alertou para a responsabilidade e atenção a partir deste resultado. O gestor municipal, apesar de comemorar a liderança de sua cidade, quando obteve nota 7,6, destacou, nesta quinta-feira (28) a importância de não relaxar com o saldo positivo e visa nota máxima nas próximas edições. Este levantamento foi feito com base nas Leis de Acesso à Informação e da Transparência e do Decreto 7.185/10, que determinam a forma como deve ser a transparência administrativa do setor público.
Através de sua assessoria de imprensa, Max destacou a dedicação dos servidores municipais para que este cenário fosse possível: “No início do ano estávamos com um resultado ruim. Chamei meus secretários e mostrei a eles que não temos nada a esconder da população e exigi empenho total neste assunto. Foi um trabalho difícil, mas o resultado é gratificante para mim, para nossa equipe e toda cidade. Agora todas as atenções estão voltadas para nós e a responsabilidade é maior. Não vamos nos acomodar, pois almejamos nota máxima nos próximos levantamentos”, disse.
Durante a coletiva realizada na sede do Ministério Público Federal, na última quarta-feira (27), o Procurador do MPF-RJ e Coordenador do ranking, Eduardo El Hage, elogiou a transparência aplicada pela PMQ, através de seu portal eletrônico e destacou a volta por cima do município da Baixada: “É um pecado comparar a transparência de Queimados, com alguns municípios. Quando o governo não tem o que esconder, investe em transparência. Em fevereiro, fizemos um ranking com oito municípios da Baixada e Queimados era o quinto, com nota 3,2. Hoje, vê-los na liderança do estado, mostra que levaram a sério”, ressaltou.  
Atendimento e informação ao cidadão
Uma importante ferramenta disponível para a população de Queimados é o SIC – Serviço de Informação ao Cidadão – que disponibiliza três advogados e um coordenador para sanar as dúvidas da população pessoalmente. Qualquer tipo de incerteza sobre as informações online podem ser tiradas presencialmente. Desde a sua inauguração no dia 15 de setembro de 2014, o SIC já realizou 251 atendimentos. O instrumento funciona de segunda a sexta das 9h às 16h anexo ao prédio sede da Prefeitura de Queimados que fica à Rua Hortência, n° 254 – Centro – Queimados/RJ.
O coordenador do SIC, Francisco Virgílio, explica como é a rotina dos trabalhos. “Nós recebemos diariamente muitas demandas aqui, são cidadãos buscando informações sobre aluguel social, obras, editais, convocação dos concursos públicos e estamos aqui para dar transparência a municipalidade onde o cidadão tem a chance de conseguir a informação direta e de forma pessoal. A dúvida gera um protocolo que por lei (12527/11) deve ser atendida em no máximo 20 dias, prorrogável por mais 10, e o munícipe pode consultar o andamento através do portal”, comentou. A equipe do SIC é formada pelos advogados Marcelo Correia, Luiz Carlos de Assis e Marcia da Silva.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Vacinação contra a febre aftosa é gratuita

                          Secretaria de Agricultura incentiva em campanha e disponibiliza durante o ano

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrosio

Quem não conhece a vida rural não imagina os cuidados preconizados na sua rotina. Para garantir uma produção rural autônoma e saudável no município de Queimados, a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMDRAG) atua a todo vapor no acompanhamento e controle de vírus e pragas na produção. Neste mês de maio as atenções se voltam para a prevenção e erradicação da febre aftosa, uma das maiores preocupações do meio rural. A primeira etapa da campanha, que começou no dia 1º e vai até o dia 31 deste mês, tem o objetivo de reforçar a proteção imunológica de todo o rebanho bovino com aplicação gratuita de cerca de 2 mil doses. Mais de 40 sítios já foram visitados neste ano. Durante a campanha, que termina nesta semana, a SEMDRAG acompanha e incentiva a imunização gratuitamente, mas a vacina está disponível na sede da secretaria (Rua Francisco Gabriel Neto, s/nº - Vila Camorim) durante o ano. Os interessados em imunizar seus animais podem se cadastrar munidos de identidade, CPF e comprovante de residência da propriedade rural. Informações pelo telefone (21) 2779-8484, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O município é totalmente coberto no controle do vírus e nunca registrou um caso sequer da doença. De acordo com a médica veterinária do Núcleo de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Lilia Marques, Estado e município atuam em parceria na erradicação da doença. “A vacina é obrigação do produtor e ele tem os meses de maio e novembro para comprar a vacina em lojas específicas, depois deve declarar a cobertura no seu rebanho. A Prefeitura de Queimados, além de doar e visitar cada sítio aplicando a vacina, disponibiliza-a em sua sede durante o ano”, citou a agente do Estado.  De acordo com o zootecnista da SEMDRAG, Tarcísio Moura, a intenção é de incentivar o produtor e acompanhar seu rebanho. “Estamos sempre além da meta mínima estipulada pela OMS, de 85% das propriedades da região”, destacou.

A febre aftosa é altamente contagiosa em bovinos e suínos, além de cabras, ovelhas e búfalos, podendo se espalhar rapidamente e gerar importantes perdas econômicas, interditando propriedades e sacrificando animais. Para o secretário municipal da pasta, Wilson Sampaio Filho, neste período todas as atenções devem se voltar para a causa. “Temos que incentivar os produtores e garantir que ela cresça com segurança e critério para atender as determinações do Prefeito Max Lemos”, destacou. O produtor Mauro Luis Carvalho, da fazenda e olaria localizada em Campo Alegre, denominada Cerâmica Vulcão, vacinou nesta segunda-feira, de maio, 50 animais que cria para gado de corte e manutenção da alimentação dos seus trabalhadores. “Sei da importância e vacino todos os anos. Mas fico muito satisfeito com a presença da prefeitura que desburocratiza e facilita muito o trabalho para nós em vir até aqui, com o poder público se mostrando presente fica tudo mais fácil”, afirma. 

Meio Ambiente no currículo escolar em Queimados

Estudantes aprendem sustentabilidade com a 1ª Jornada Ambiental Estudantil

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

Em Queimados, na Baixada Fluminense, Meio Ambiente cai na prova. Nesta quinta-feira (21), os alunos do Colégio Estadual São João receberam uma jornada de palestras e dinâmicas para tratar do meio ambiente, incluindo a estrutura ambiental do município. A proposta da Secretaria Municipal do Ambiente, da Prefeitura de Queimados, que realizou o evento em parceira com a direção da escola, é de implementar nos alunos e educadores a  responsabilidade com a questão ambiental de forma multidisciplinar. A palestra contou com gestores, acadêmicos e autoridades do Estado e Município. A escola também recebeu ornamentação específica com materiais reciclados, hortas suspensas e jardins de pneus, criados pela equipe de jardinagem e paisagismo da secretaria. Os agentes da Guarda Ambiental também deram instruções e fizeram demonstrações no pátio da escola.

Um dos convidados a participar da ação foi o diretor executivo da câmara metropolitana, Vicente Loureiro, que destacou o crescimento responsável da cidade. “O município está mais inserido hoje nas políticas de Estado. Queimados é admirado pela sua expansão expressiva na área industrial e logística de forma responsável com o meio ambiente. Acho importante ainda mobilizar a garotada e colocar na agenda política formas de construir um olhar mais atuante em relação ao meio ambiente”, afirmou. De acordo com o secretário da pasta municipal Alex Dornelas a cidade atua em duas linhas de ação: fiscalizando e cobrando responsabilidade ambiental das empresas e fortalecendo a área educativa. “Fortalecemos as licenças ambientais, cobramos as compensações do solo pelas mesmas e investimos muito em educação ambiental. A cidade abraça a causa e o poder público faz a sua parte. Queremos deixar um legado”, disse o secretário. 

A jornada se dividiu em quatro eixos que tratavam do ciclo da água. Segundo o palestrante convidado, o engenheiro florestal e mestre em Ciências Ambientais da UFRRJ, Cleber Vitorino, foi abordado como a água surge, como se mantém, se sustenta e retorna. “O esclarecimento é fundamental para deixar um legado para as gerações futuras e mudar a forma de olhar a questão ambiental. O município tem se mostrado bastante ativo nessa questão, esperamos que estas políticas modifiquem pensamentos e o espaço”, explicou. Mostrando a importância de se conhecer o meio ambiente que acerca o próprio município, a bióloga que atua na secretaria, Cintia Mendonça, expôs para os estudantes as nascentes que existem no município. “Foi feito um mapeamento das nascentes dentro da cidade para realizar este trabalho, isto demonstra a transversalidade das ações da pasta. Também achamos importante mostrar aos alunos as áreas de preservação ambiental que temos aqui. A idéia é que eles absorvam o conceito às suas rotinas”, destacou. 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Domingo de muita emoção e velocidade em Queimados

Texto: Leandro Machado / Fotos: Luiz Ambrósio
Este foi um dia diferente para os moradores do bairro Novo Eldorado, em Queimados.  Acostumados com a tranquilidade, o domingo (17) amanheceu com muita animação na comunidade. A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Cultura promoveu o I Encontro Cultural de skate e atraiu centenas de pessoas para o evento, que teve emoção e velocidade com muita intensidade. Houve também outros movimentos culturais como as apresentações de Charme, Parkour e desafios de rap. Foram disputas acirradas em três modalidades oficiais (Street, Speed e Fuul Slide) e um desafio de carrinho de rolimã para a garotada da comunidade participar. Cerca de 40 competidores se inscreveram para a atividade que teve cunho beneficente. Mais de 50 quilos de alimentos não perecíveis foram doados para APAE de Queimados.
Equipes de Vassouras, Petrópolis, Caxias, Jacarepaguá, Vargem Grande, Glória, Campo Grande, Méier estavam entre os competidores. O secretário de Cultura Marcelo Lessa exaltou o momento e enfatizou as ações culturais em todo o município: “Estou muito feliz e realizado em executar um grande evento esportivo-cultural como este. Foi um dia repleto de diversas manifestações culturais e sempre com a intenção de incentivar os moradores, inclusive dos bairros longe do Centro, a participarem efetivamente das nossas atividades. Obrigado ao Prefeito Max por todo apoio”, ressaltou.
A ladeira de 300 metros trouxe muita adrenalina, emoção e até alguns tombos e arranhões, mas nada grave que pudesse estragar a festa.   No ponto alto da descida, os skates chegaram à velocidade de 50 km/h e levantavam a galera que acompanhava as decidas e manobras. Um dos organizadores do evento, Anderson Roxo, exaltou a participação da população: “Muito legal ver a rua lotada de moradores vibrando e participando da competição. Agradeço a todo bairro Novo Eldorado que abraçou a causa e fez uma grande festa desde o apoio à participação”, disse.
A comunidade agradece
Mateus Bernardo, 17, do Bairro Porteira, em Queimados, foi o grande vencedor na categoria “Street”. O morador da comunidade vizinha, após uma final acirrada, conseguiu o título e falou sobre a emoção de vencer em sua cidade: “Fico muito feliz em participar e ganhar aqui em Queimados. Que venham outros campeonatos com esta grande estrutura. A moradora e líder comunitária, Dulce Souza (46) também estava radiante com o evento. Na preparação, houve um grande mutirão de limpeza na pracinha do bairro e nas ruas: “A nossa comunidade agradece por esta grande festa aqui. Além da competição, outros serviços foram prestados à comunidade. Vamos nos conscientizar que precisamos manter o bairro limpo e atrativo. Recebemos aqui pessoas de vários lugares do estado e nosso povo foi bem receptivo”, disse.
Os vencedores
Street
1° Mateus Bernardo
2° Pablo Fercondinny
3°Wendel Romão
Speed
1° Gabriel Laforete
2° Naamã Pereira
3° Caio Felipe
Carrinho de Rolimã
1° Luiz Felipe Souza
2° Natã Gomes
3° Pedro Goda
Ful Slide
1° Lucas Cincinato
2° Gabriel Laforete
Segunda-feira, 18 de Maio de 2015

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Feira da Roça de Queimados agora é lei

Medida foi anunciada em reunião com o conselho municipal de produtores rurais

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança

Tudo que é bom deve permanecer. Mesmo esta não sendo uma regra quando se trata de troca de gestão pública, os agricultores de Queimados conseguiram garantir a permanência da Feira da Roça com a Lei Municipal de nº 1.240/15, aprovada em 17 de abril de 2015, que a institui. A feira, que acontece todas as quintas pela manhã no centro de Queimados, acaba de completar cinco anos de existência e já conquistou a preferência da população na compra de hortifrutigranjeiros por serem todos considerados agroecológicos ou orgânicos, ou seja, sem a adição de agrotóxicos, portanto mais saudáveis. A lei é um desejo e reivindicação antiga dos produtores rurais do município, que representam diversas associações, entre elas a Associação da Feira da Roça de Queimados (AFERQ), que criou o projeto, com apoio da Emater-Rio e coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura (SEDRAG).

Com a intenção de promover a agricultura familiar no município, a Feira da Roça, garante o escoamento da produção, até em outros pontos, fora do município. Durante a reunião mensal com o Conselho de Agricultura, que aconteceu na última terça-feira (12), na sede da SEDRAG, foram anunciadas as novidades: depois de passar pela sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-RJ), a feira foi convidada a comercializar em espaços do Ministério da Saúde e também no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), este último com data marcada para o dia 10 de junho. De acordo com o vice-presidente do conselho e coordenador geral da AFERQ, Claudino Nicolau – o Dininho, estas são grandes oportunidades de mostrar a qualidade do trabalho realizado pelos agricultores do município. “São lugares onde passam muitas pessoas, que elevam o nome do município e mostram que o que estamos fazendo aqui é categórico”, destaca.

Outra grande novidade mostrada durante a reunião foi o projeto do novo espaço destinado para a Feira da Roça, que será próximo ao viaduto Rubens de Lima, no Centro, muito mais amplo e com possibilidades distintas, além de apresentar a cultura de forma mais ampla. “Temos que valorizar a agricultura familiar do município com esforços para ampliar e fomentar o trabalho dos produtores rurais”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Wilson Sampaio Filho. Durante a reunião, o diretor de desenvolvimento rural da pasta, Tarcísio Moura, também alertou os produtores que esta é a época da vacina contra a febre aftosa no gado. “A vacina se encontra a disposição na secretaria e também podemos levá-la até quem não tem condições de buscá-la. O importante é manter a diretriz do nosso prefeito Max Lemos de garantir a cobertura total da vacina no município”, disse o diretor.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

População lota leilão de motos em Queimados

                                Mais de 300 motocicletas foram negociadas por valores atrativos

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança   
Quem não gosta de encontrar a oportunidade ideal para adquirir um bem? Quando se fala em compra de veículos a relação custo-benefício é uma equação muitas vezes difícil de resolver. Mas ao se tratar de um leilão de usados as vantagens aumentam muito e os mesmos veículos encontrados em diversos pontos de venda podem chegar a menos da metade do preço. É por isso que, nesta quarta-feira (13/05), a população lotou o Teatro Municipal durante o leilão de motocicletas apreendidas durante operações de fiscalização dos órgãos de trânsito da cidade. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito aconteceu no Teatro Municipal de Queimados com cerca de 300 veículos – entre motos e sucatas das mais variadas marcas, anos e modelos.

Os veículos estavam a pelo menos 90 dias recolhidos no Depósito Público do Município (Rua Mario Pereira Junior s/nº, Bairro Fanchen) devido a apreensão por irregularidades e falta de pagamento dos débitos relativos multas e taxas, como IPVA e Licenciamento Anual. O leiloeiro público oficial Edgar de Carvalho Jr. Comandou o leilão de forma presencial e online com disputa simultânea e lances em tempo real. De acordo com o secretário da pasta, Capitão Elias José, esta é uma forma de combater o descumprimento da lei e beneficiar a população que precisa dessa oportunidade. “Não podemos permitir irregularidades no município, os veículos fora da legalidade terão sempre este destino. Também estamos com novas diretrizes para tratar das sucatas que se encontram estacionadas nas calçadas”, alertou o secretário.

Destino certo foi o caso do funcionário público Marcelo Monteiro, de 45 anos. Ele sempre acompanha leilões quando quer escolher seu veículo. Descobriu desta vez a oportunidade pela internet e adorou a comodidade de ser na sua cidade. “Preciso de uma moto para ir à faculdade e aqui eu comprei 40% mais barata do que em qualquer outro lugar. Vai atender a minha necessidade sem doer no bolso, melhor ainda sendo tudo muito rápido e prático. Desta vez nem precisei sair da cidade para comprar”, comemora Marcelo.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Encontro Cultural de Skatistas agita Queimados neste domingo


Ladeira de 300 metros é destaque do evento. Skates podem chegar aos 50km/h

Texto: Leandro Machado / Fotos: Luiz Ambrósio

Adrenalina, velocidade e emoção estão sendo aguardados em Queimados no próximo domingo (17). E não é evento de automobilismo como Fórmula 1 ou Kart. É bem mais radical!  A Prefeitura local, através da Secretaria Municipal de Cultura vai promover o primeiro Encontro Cultural de Skate Longboard da cidade. Durante toda manhã, os esportistas farão manobras na Rua Chicre Keur, no Bairro Novo Eldorado em uma ladeira de mais de 300 metros. Além do esporte, haverá terá exibições de Hip-Hop, Rap, Charme, Street Dance e uma área para grafiteiros fazerem suas artes. O evento será beneficente e todo dinheiro e alimentos  arrecadados com as inscrições serão doados para a APAE do município. Os skatistas já fizeram reconhecimento e o local foi aprovado com louvor. 


São esperados para o evento esportivo/cultural cerca de 70 skatistas de todas as partes do Rio de Janeiro. Segundo os organizadores, a ladeira pode fazer com que a velocidade chegue a 50 KM/h. Serão disputadas três modalidades (Full, Slide e Speed) e os campeões serão premiados com troféus e medalhas. Para o Secretário de Cultura, Marcelo Lessa, o Encontro vai reunir movimentos culturais e esportivos e deve atrair jovens de todas as idades: “Estamos no poder público para difundir a cultura entre os bairros de nossa cidade e um evento como este só engrandece nosso trabalho. Iremos receber skatistas, dançarinos, grafiteiros e públicos de várias cidades e de diversas faixas etárias. Certamente será um grande evento. O local escolhido já passou pelo crivo dos profissionais da área e agora é trabalhar para que dê tudo certo”, ressaltou.
As inscrições serão feitas no dia e custarão dez reais e um quilo de alimento não perecível. Para Anderson Roxo, skatista há quase dois anos e membro da organização da competição, o local está aprovado e vai levar muita emoção para competidores e público: “Ladeira muito boa. Foi aprovado por nós e a população do bairro será um grande evento.”, finalizou. Roxo ainda afirmou que não existe idade mínima para competir, desde que esteja com objetos de proteção: “Quem quiser pode participar. Porém, menores só com autorização dos pais, e todos os participantes precisam estar com os equipamentos de segurança exigidos”, finalizou.

PREVIQUEIMADOS prorroga prazo de recadastramento

Novo prazo vai até 29 de maio. 65 pessoas ainda estão com situação pendente e podem ter seus proventos suspensos
Texto e fotos: Leandro Machado
O PREVIQUEIMADOS (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Queimados) prorrogou o recadastramento de seus aposentados e pensionistas. A data limite para regularização junto ao órgão é até 29 de maio de 2015, na sede da instituição (Rua Félix, 24, Lote 1559, Vila Camarim), das 9h às 17h.  Os servidores inativos da Prefeitura de Queimados que não comparecerem até a data, terão seus proventos suspensos até a regularização. Para aqueles que não podem se locomover, haverá uma visita domiciliar com agendamento. Até o momento, 65 beneficiários ainda não regularizaram a situação junto à autarquia.
Inicialmente foi dado o prazo de 30 dias para todos os beneficiários se regularizarem, mas a prorrogação foi feita pois 54 aposentados e 11 pensionistas ainda não fizeram o recadastramento no prazo e podem ter seus benefícios suspensos. Os documentos necessários para a regularização junto ao PREVIQUEIMADOS são identidade, comprovante de residência,  telefones e emails atualizados e uma foto 3x4 com fundo branco. Para pensionistas menores de idade, além das documentações acima, os responsáveis devem comparecer com a criança, portanto a certidão de nascimento.
Para o Diretor-Presidente, Marcelo Fernandes, o recadastramento também servirá também para atualização de contatos do servidor: “Aqui é a casa deles. Precisamos ter todos os telefones e e-mails atualizados. Teremos grandes novidades para nossos beneficiários para 2015”, disse. O agendamento, exclusivo para pessoas com deficiências com dificuldades de locomoção, pode ser feito pelos telefones (21) 3770-3741 e (21) 2665-6503 ou até mesmo pelo e-mail previqueimados@queimados.rj.gov.br. Para beneficiários que residem em outro estado ou cidades distantes, o recadastramento pode ser feito através do mesmo endereço eletrônico, mas os servidores têm, até o fim do prazo estabelecido para o recadastramento, para enviarem cópias autenticadas pelos correios. 

Queimados vai realizar leilão de veículos

Mais de 300 motocicletas serão leiloadas por valor bem inferior ao de mercado


Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio


A Prefeitura de Queimados realizará, no dia 13 de maio, a partir das 13h, um leilão dos veículos apreendidos durante operações de fiscalização dos órgãos de trânsito da cidade de Queimados. O evento acontecerá no Teatro Municipal de Queimados, localizado na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira s/nº - Vila Pacaembu. São cerca de 300 veículos – entre motos e sucatas das mais variadas marcas, anos e modelos –, que estão a pelo menos 90 dias recolhidos no Depósito Público do Município (Rua Mario Pereira Junior s/nº, Bairro Fanchem) devido à apreensão por irregularidades e falta de pagamento dos débitos relativos multas e taxas, como IPVA e Licenciamento Anual. O leilão será realizado de forma presencial e online com disputa simultânea e lances em tempo real.

O leiloeiro público oficial Edgar de Carvalho Jr. comandará o leilão presencial e os lotes já estão abertos para lances antecipados no site do leiloeiro www.edgarcarvalholeiloeiro.com.br. De acordo com o leiloeiro, os lotes podem chegar a 70% de desconto se comparados à tabela de mercado. “É uma excelente oportunidade para quem deseja comprar uma moto por um preço acessível. Muitos lotes estão em ótimo estado, mas é muito importante comparecer nos dias disponíveis para a visitação”, aconselha Edgar de Carvalho Jr. Os interessados poderão visitar os lotes no Depósito Público da Prefeitura Municipal de Queimados, à Rua Mario Pereira Junior, s/nº, Bairro Fanchen, até esta sexta, (4), das 9h às 16h.

Segundo o secretário de Segurança, Transportes e Trânsito, Elias José, a prefeitura está com uma equipe na rua 24h para coibir o Trânsito ilegal destes veículos. “Mesmo os arrematados não poderão circular enquanto não estiverem totalmente legalizados para o nome do novo proprietário, senão, além de perder, ainda será passível de multa”, alertou o secretário. Os bens serão entregues aos compradores no estado em que se encontram. Para outras informação os interessados devem entrar em contato com o leiloeiro pelo telefone (21) 2240-7858 ou através do e-mail edgardecarvalhojr@hotmail.com.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Presentes e muita emoção marcam homenagem às mães de Queimados

                                   Rainhas do Lar do município reúne autoridades e mulheres guerreiras

                                                                                       Texto: Camila de Paula | Fotos: Camila de Paula e Felipe de Bragança

Uma vida inteira de luta, com muita força, garra e fibra, mas preenchendo o mundo com amor e doçura, assim são as mães de Queimados, que nesta última quinta-feira (7/5) ganharam um dia de rainha. O evento Rainhas do Lar reuniu 12 mulheres do município, indicadas pela população por suas histórias de vida. Elas passaram o dia no salão do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade recebendo uma superprodução de cabelo, maquiagem e vestuário, além de muitos mimos, como flores, presentes, música ao vivo, coquetel e bolo. Tudo com o carinho de representantes da Prefeitura de Queimados, que criou a iniciativa e contou as histórias dessas mulheres, inspirando, homens, jovens e outras mulheres presentes. A ideia do projeto é tirar do anonimato grandes guerreiras que possuem uma incrível história de garra e superação para driblar as adversidades da vida.

O projeto foi idealizado pelo produtor cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Wall Araújo, que também realiza diversos eventos beneficentes na cidade, como o Queimados Fashion Show e o Paramoda. “Vemos pessoas se tornarem famosas o tempo todo por grandes feitos e grandes descobertas, mas por traz disso sabemos que existem grandes esposas, grandes mães ou grandes filhas que os cuidam e estimulam, hoje é o dia dessas mulheres serem lembradas”, destacou Wall, muito emocionado. O secretário municipal de Cultura, Marcelo Lessa, apresentou as histórias das mulheres, com muito bom humor, ao lado da subsecretária municipal de Assistência Social, Deisemar Bastos. “Que estas histórias de superação sirvam de exemplo para os jovens que estão aqui”, disse a subsecretária.

Para o secretario municipal de Cultura, Marcelo Lessa, esta é uma bela forma de valorizar a memória da cidade. “São mulheres que todos conhecem por sua conduta, sua luta, ou até sua doçura, isso deve ser valorizado”, destaca Lessa. Durante o evento a homenageada Sandra Sorriso ganhou, através de sorteio, uma televisão de plasma pelas mãos da primeira dama do município Ana Paula Lucas. Outros mimos e elogios também foram dados pela secretária municipal de Saúde, Dra. Fátima, pelo secretário municipal da Terceira Idade, Dequinha, pelo secretário municipal de Obras, Elerson Liderança, pelo secretário municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Ribamar Dadinho, e da coordenadora da pessoa com deficiência Sirlene Marquiori.

Dando a volta por cima

Uma das homenageadas que chamou atenção pela sua história de vida e superação foi a empresária Marilene de Souza Santos. Com apenas 34 anos, sua determinação impressiona. Na infância perdeu a mãe e ficou desolada, acabou sendo aliciada e entrando para o mundo das drogas e do crime. Mesmo ajudando a sustentar os irmãos, foi presa e passou três longos anos encarcerada e no “fundo do poço”. Ao sair, só tinha uma única esperança nas mãos, uma escova e um secador, que ganhou de uma missionária que a ajudou na prisão ensinando-a técnicas de salão de beleza. E foi com isso que deu a volta por cima e se tornou empresária do ramo da beleza, abrindo o seu próprio salão e atuando em representação de produtos do ramo. Hoje é casada, tem um filho e conquistou todos os seus bens com os frutos de seu trabalho. É uma profissional e cidadã de conduta honrada e respeitada em Queimados. Se considera nascida na cidade, porque como diz, foi aqui que “nasceu de novo e conheceu a felicidade”. Já foi também elogiada pelas policiais da UPP de São Carlos, após ação de beleza no local. “Marilene é uma verdadeira Rainha do Lar e essa noite também é sua”, disseram as autoridades no evento.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Festa do Trabalhador termina com muito pagode

Texto e fotos: Leandro Machado
Após três dias de festa em Queimados, as comemorações em homenagem ao dia do trabalhador terminaram neste domingo em grande estilo. Os grupos 100% e Pique Novo levaram mais de 20 mil pessoas à Praça dos Eucaliptos e fizeram a alegria da multidão com muito pagode e animação. A festa começou na sexta-feira com shows de rock durante todo o dia, com destaque para a apresentação de Dr. Silvana e Cia, além do tradicional encontro de motociclistas. Já no sábado, a festa foi comandada pela dupla “Alex e Alex” que lotou o local de amantes da música gospel. Durante os três dias, quase 50 mil trabalhadores foram festejar no evento realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Desde as primeiras horas da noite de domingo, a Praça dos Eucaliptos já começava a receber um bom público para acompanhar os shows de pagode. A festa teve início com o show do Grupo 100% que cantou seus grandes sucessos como “Hoje eu vou pagodear” e “Trevo de Paz” e outras canções consagradas do gênero. O vocalista, Inho 100%, falou sobre a “energia” que a galera de Queimados transmitiu durante a apresentação: “Nós temos um carinho enorme por esta cidade. Temos muitos fãs aqui e a magia do público queimadense é especial. Obrigado à Prefeitura por realizar esta grande festa e nos confiar esta responsabilidade”, disse.
Pela primeira vez em Queimados, após a volta do seu cantor principal, o grupo  Pique Novo fechou a programação oficial. No palco, os pagodeiros relembraram suas principais canções e levaram o público ao delírio ao presentear a plateia com ursinhos de pelúcia. O ponto alto da festa foi quando o vocalista Liomar desceu do palco e foi no meio do público. Deu trabalho aos seguranças devido ao grande assédio, mas a alegria de dezenas de fãs. O vocalista exaltou a participação do público e enalteceu a organização do evento: “Foi um show muito pra cima, onde o público participou muito. Estão de parabéns. Uma linda festa e esperamos voltar mais vezes. Parabéns a todos pela iniciativa e a Prefeitura pela organização”, finalizou.
Mais uma vez Queimados realizou uma grande festa. A Praça dos Eucaliptos recebeu um grande público na festa do trabalhador e o clima foi de euforia e paz. O Prefeito Max Lemos disse que a data é tradicional na cidade e fez um balanço do evento este ano: “Não abro mão de realizar a festa para aqueles que fazem a razão deste país, deste estado, de nossa cidade existirem. Lutam todos os dias com o suor do rosto para fazerem uma sociedade melhor e hoje é o dia de celebrarem. Parabéns a todos os trabalhadores de Queimados. Tivemos três dias de muita alegria e tranquilidade. Vamos continuar batalhando até o fim para levar, cada vez mais, uma cidade melhor para nosso povo”, destacou. O Secretário de Cultura fez um balanço positivo da primeira festa do trabalhador sob seu comando: “Foi muito bom. As pessoas comparecerem e se divertiram, aprovando os três dias de evento. Parabéns aos queimadenses”, ressaltou.
O pequeno pagodeiro
O pequeno Nícolas dos Santos, de apenas um ano de idade, era uma atração a parte. Sempre vigiado pelos pais Ulisses dos Santos e Rosana dos Santos, o jovem brincava e dançava,  provocando risos em todos que presenciam suas facetas. Este é apenas um exemplo de várias famílias que foram prestigiar a Festa do Trabalhador. Eles moram no Bairro São Francisco, em Queimados e sempre comparecem às comemorações de primeiro de maio. Fã de pagode, Ulisses disse que tem prazer em levar sua família todo ano ao evento: “Sempre venho e este ano é a primeira vez com meu filho. Curto pagode e nada melhor que começar a semana com boa música. Adoro a festa”, completou.  
Segunda-feira, 4 de Maio de 2015

Queimados faz homenagem a mulheres guerreiras

Projeto quer tirar do anonimato histórias de verdadeiras ‘Rainhas do Lar’

Texto: Camila de Paula | Foto: divulgação

Acompanhamos diariamente artistas, pensadores, pesquisadores, líderes religiosos e políticos se destacando e sendo mensurados publicamente, mas quem não tem vontade de homenagear uma mãe de família que tem conduta primorosa anonimamente. Ou simplesmente mulheres que possuem uma incrível história de garra e superação para driblar as adversidades da vida e trazer mais integridade para a humanidade. E porque não tornar públicas estas pessoas? Esta é a ideia da Prefeitura de Queimados, que por meio da Secretaria Municipal de Cultura convidou os munícipes para indicar mulheres inspiradoras para o projeto Rainha do Lar, em que estas serão homenageadas com “um dia de rainha” no dia 7 de maio, a partir das 16h, no salão do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembú).

Uma seleção de 12 mulheres receberá o título de “Rainha do Lar”, sendo presenteadas com uma produção especial incluindo vestuário, cabelo e maquiagem, e serão chamadas ao palco para uma homenagem. De acordo com o idealizador da iniciativa Wall Araújo, não há distinção por condição social ou idade e não é restrito às donas de casa, pois mesmo na rua trabalhando, a maior parte das mulheres continua sendo a "Rainha do Lar". "Já recebemos histórias lindas de superação, neste período conhecemos mães queimadenses guerreiras, batalhadoras, donas de casa, empresárias, empreendedoras, que já são avós e até bisavós de idade avançada. É uma forma de conhecer quem faz a história da cidade”, destaca Wall. 

Para o secretario municipal de Cultura, Marcelo Lessa, esta é uma forma de valorizar a memória da cidade. “São mulheres que todos conhecem por sua conduta, sua luta, ou até sua doçura, isso deve ser valorizado”, destaca Lessa. Este é o caso da Dona Maria José, que cria dois filhos sozinha. Um deles é cadeirante e o outro tem paralisia parcial. “Ela é alegria em pessoa, todas as dificuldades que enfrenta não tiram sua doçura, nem a fazem ser estressada ou triste. Pelo contrário, só vive sorridente”, adianta Wall Araújo. A casa de Dona Maria José foi uma das visitações de Wall, ao lado da coordenadora da pessoa com deficiência Sirlene Marquiori, que também faz parte do projeto. Outra co-produtora envolvida na captação e avaliação de pessoas é a subsecretária municipal de Assistência Social, Deisemar Bastos.