quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Bem-estar no trabalho: Funcionários da Prefeitura de Queimados aderem à ginástica laboral

Nesta quarta (21), Secretaria Municipal de Direitos Humanos iniciou dinâmica de exercícios para começar o expediente dos servidores

Fotos PMQ
Kathellen Islyne - Um dos maiores levantamentos sobre bem-estar no ambiente de trabalho aponta que manter uma equipe saudável e motivada pode oferecer uma melhor produtividade (pesquisa da PwC em parceria com a Universidade do Sul da Califórnia - 2018/19). Por isso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção à Cidadania, firmou uma parceria junto ao Instituto Neurodiversidade em prol da adoção da prática de Ginástica Laboral como um programa de qualidade de vida para os servidores. Inaugurada nesta quarta (21), a novidade acontecerá semanalmente 1h antes do início do atendimento ao público. 



A ginástica laboral é um conjunto de exercícios físicos leves nos ambientes de trabalho, baseados em alongamentos e compensação das estruturas musculares envolvidas nas tarefas do dia-a-dia. Esta atividade visa oferecer benefícios físicos, psicológicos e sociais para os praticantes, melhorando seu estado de saúde, promovendo uma mudança na rotina, além de reforçar a autoestima e promover a integração social da equipe.  

 

De acordo com a secretária da Pasta, Fabiana Portes, a ideia é expandir a prática e promover um ambiente de trabalho saudável em todos os órgãos municipais. “Queremos garantir a segurança física e mental da nossa equipe e, para isso, iniciamos essa nova rotina de começar o dia com a ginástica laboral para oferecer à população um ambiente em que todos estejam motivados em seu trabalho. Essa prática melhora a vida do trabalhador e o serviço prestado. Ainda precisamos alcançar novas pessoas e a ideia é garantir esse benefício ao maior número possível de funcionários da Prefeitura”, afirma a gestora.


Quem está aproveitando a nova rotina é a Assessora do Cidadão Aline Ramos (51), que participou da primeira atividade e já percebeu resultados. “Hoje o exercício foi excelente, me senti um pouco cansada no começo, mas renovou as minhas forças para melhorar o dia de trabalho. Depois da ginástica fui mais incentivada a cuidar de mim, me sinto mais disposta e tenho certeza que será um dia ótimo de trabalho”, comemorou a funcionária.  

 

Saúde e cuidados com o trabalhador

 

Fundado por João Lucas, Jonathan Ramos e Sergio Machado, o Instituto Neurodiversidade tem o propósito de oferecer qualidade de vida a pessoas com deficiência e transtornos mentais, além de promover atividades físicas para o bem-estar das pessoas. A empresa trabalha com atividade física adaptada, cross training, treinamento funcional, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e yoga.

 

"Nós queremos que as pessoas que trabalham na Prefeitura sintam que estamos cuidando deles, pois não se trata apenas de oferecer exercícios, mas fazer com que se sintam valorizados e proporcionar melhores condições de trabalho para os colaboradores. Essas sessões, se continuadas, vão diminuir o estresse, aumentar a concentração e, consequentemente, melhorar a produtividade e o status de bem-estar no trabalho. Esse é o objetivo do nosso projeto, oferecer condições para o cuidado dos funcionários”, conta o professor de Educação Física João Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.