quinta-feira, 25 de junho de 2009

Secretaria da Promoção da Cidadania de Queimados realiza fórum de discussão de políticas para Terceira Idade

Visando melhorar e ampliar as discussões das políticas em prol da terceira idade, a Secretaria de Promoção da Cidadania de Queimados realiza toda última quinta-feira do mês, pela manhã, um Fórum do Idoso, em uma das sede da Secretaria, na rua Otília, nº 1.054, no Fanchem.

Direitos dos idosos, sugestões de melhorias locais viárias ou de acessibilidade e outras questões relativas à terceira idade são alguns dos temas discutidos nos encontros. Um dos principais objetivos do Fórum é, entre outras coisas, eleger candidatos ao Conselho Municipal do Idoso, órgão que discute as políticas públicas para a população idosa.

De acordo com dados da Secretaria, aproximadamente 35% da população de Queimados é composta por pessoas com mais de 60 anos. Para o coordenador de Políticas Públicas para a Terceira Idade, Professor Amorim, é de extrema importância a participação da população nas discussões e, inclusive, tomada de decisões.

“O Conselho do Idoso será o órgão regulador e fiscalizador não só das verbas, mas das diretrizes das questões referentes à terceira idade. Por conta disso a instituição contará com representantes do governo, da sociedade civil, principalmente idosos, para exigirem, dentre outras coisas, um melhor atendimento aos idosos em agências bancárias, supermercados e até mesmo que seja respeitado e atendido o direito ao transporte público gratuito e de qualidade”, destaca Amorim.

O próximo Fórum acontecerá no dia 30 de julho, a partir das 9h e sempre pautado no Estatuto do Idoso. A iniciativa do Projeto de lei nº 3.561 de 1997 foi fruto da organização e mobilização dos aposentados, pensionistas e idosos vinculados à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.