quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Concurso de bandas e fanfarras agita domingão em Queimados

Cerca de duas mil pessoas são esperadas no evento que vai atrair músicos de Rio, São Paulo e Minas

 Texto: Leandro Machado / Fotos: Luiz Ambrósio

Mais de 20 cidades do Estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais estarão juntas em Queimados no próximo domingo, 16, para o VII Concurso de Bandas e Fanfarras da cidade. O evento, organizado pela AABAFERJ (Associação de Apoio às Bandas e Fanfarras Estaduais do Rio de Janeiro) e a Secretaria Municipal de Cultura de Queimados, irá contar com 33 bandas concorrendo em sete categorias. A programação é gratuita e começa às 9h da manhã e vai até as 22h na Praça dos Eucaliptos.Além das categorias a serem julgadas, serão premiados o melhor Corpo Coreográfico, regente, regente mor, baliza e balizador. Com a soma das notas de todos os quesitos julgados, será conhecido o campeão geral da competição.

O Prefeito de Queimados, Max Lemos, destacou a importância do evento para a cidade: “O Concurso atrai centenas de pessoas de fora para o município e é um dia inteiro de atividades. Isso movimenta o comércio e a cultura local. Certamente será mais um grande evento”, destacou. Queimados já sediou quatro campeonatos estaduais e dois municipais, sob a organização da Secretaria Municipal de educação que este ano divide a tarefa com a Secretaria Municipal de Cultura. Para o secretário Marcelo Lessa, esta será uma experiência impar e prazerosa. “Sempre participei como expectador e ativista cultural, agora vou aproveitar para inserir algumas novidades que tenho certeza que o público vai gostar ainda mais”, destacou.

O espaço irá contar com uma arquibancada para duas mil pessoas. O evento terá reforço do efetivo da Polícia Militar e o apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, Defesa Civil, Saúde, Segurança e Trânsito, Ordem Pública, totalizando mais de 150 profissionais trabalhando no evento. Segundo a presidente do AABAFERJ, Michele Vinhas, o concurso tem expectativa de público de mais de 10 mil pessoas de várias partes do país, pois é considerado um dos melhores do Brasil. “Temos relatos das associações organizadoras de que este concurso é um dos melhores do país, por isto já estamos no VI somente em Queimados”, disse.

Regras do concurso

O concurso irá contar com a participação de alunos das redes Municipal, Estadual, Federal e particular, num total de 1.500 músicos (amadores e profissionais) de todo o Estado do Rio de Janeiro na faixa etária dos 10 aos 30 anos.
Serão premiados do primeiro ao terceiro lugares nas categorias: percussão infantil, percussão adulto, percussão com instrumentos melódicos, fanfarra simples (tradicional) sem alteração mecânica, fanfarra com gatilho, fanfarra com o pisto, fanfarra marcial e musical. Serão premiadas também: balizas, regente mor, maestro e linha de frente.

2 comentários:

  1. parabéns pelo evento !
    contato escola da cidadania 21-3663-4141
    particular MAURO NASCIMENTO TEL E ZAP 21-99339-6770

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo evento !
    contato escola da cidadania 21-3663-4141
    particular MAURO NASCIMENTO TEL E ZAP 21-99339-6770

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.