quarta-feira, 27 de julho de 2011

Programa Cozinha Brasil ensina donas de casa a aproveitarem melhor os alimentos em Queimados

Começaram nesta terça-feira, dia 26 de julho, as aulas do curso de aproveitamento de alimentos, do programa Cozinha Brasil, do Serviço Social da Indústria (Sesi), na Escola Municipal Monteiro Lobato (Rua Conde de Aljezur, s/n° - São Francisco), em Queimados. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Queimados, o curso gratuito, que vai até sexta-feira, dia 29, tem a finalidade de aproveitar partes de alimentos antes esquecidos pelas donas de casa em preparos de receitas saborosas ricas em nutrientes. 
 
As aulas acontecem em dois horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h, em uma unidade móvel instalada ao lado da escola. Além de ensinar a fazer um cardápio nutritivo, de baixo custo e sem desperdício, os profissionais do Sesi ensinam ainda sobre a importância da higienização de alimentos e na escolha de verduras, frutas e legumes frescos.

Entre os pratos elaborados, foram ensinadas receitas como o bolo do Brasil, que tem como ingredientes couve e abóbora, suco da horta feito com couve, limão e maracujá e bolo de casca de banana, rico em ferro e potássio. Em andamento desde 2004, o Cozinha Brasil foi inspirado no programa Alimente-se Bem, do Sesi de São Paulo.

De acordo com a nutricionista, Priscila Senra, as pessoas têm a cultura de jogar partes de alimentos no lixo sem saber o seu valor nutritivo. “Muitas partes de alimentos como caule, talos, cascas e folhas vão direto para o lixo. O quê as donas de casa não sabem é que algumas dessas partes podem ser aproveitadas em uma receita saborosa. Sem contar que elas são as que possuem um alto valor nutritivo”, comentou a professora do Sesi, que trabalha há quatro anos no programa Cozinha Brasil.

Os interessados no curso ainda podem se inscrever diretamente na Secretaria Municipal de Governo (Rua Ernani, n° 372 - Fátima), munidos de original e fotocópia do CPF, RG e comprovante de residência. Informações pelo telefone (21) 2665-2174.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.