quarta-feira, 25 de julho de 2012

Defesa Civil de Queimados capacita idosos

A Prefeitura de Queimados está promovendo curso para voluntários da defesa civil. O projeto “Voluntários Sêniors da Defesa Civil” conta com a participação de 50 idosos e tem como objetivo a capacitação dos voluntários para promover ações educativas preventivas contra acidentes. No curso, os voluntários aprendem sobre prevenção, preparação para emergências, a reconstrução das áreas afetadas e como agir em caso de emergências.

A participante Léa de Abreu Lima, 71 anos, está animada com os novos conhecimentos adquiridos com o curso. “Quando eu sofria queimaduras, tinha como hábito passar pomadas e cremes, e isso eram errado! Agora, aprendi que, ao me queimar, preciso deixar o ferimento embaixo da água corrente. E aqui, eu encontrei muitos amigos. A turma virou uma família!”, conta Léa.

Para o Coordenador da Defesa Civil de Queimados, Major Neves, o projeto vai além de uma capacitação, é uma ação de valorização do idoso. “O projeto é um treinamento para que o ancião possa atuar ativamente na sociedade, mas, não para por aí, o curso levanta a auto-estima do idoso e o faz se sentir importante para a comunidade”, disse o major.

A programação acontece até sexta-feira, onde os alunos terão a oportunidade de praticar todos os conhecimentos adquiridos. O aulão prático acontece na Praça dos Eucaliptos, às 9h. Segundo o Professor Amorim, o evento será uma grande experiência para os voluntários. “Nesta aula eles terão contato com equipamentos e simulações de situações perigosas, como, por exemplo, apagar uma chama de fogo com o extintor de incêndio”, conta animado, o Coordenador de Políticas Públicas para a Terceira Idade.

E, na terça-feira, 27, às 17h, acontecerá no Teatro Metodista, a formatura desta turma, que estará pronta para servir a cidade. O curso é uma realização da Secretaria de Segurança através da Defesa Civil em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para a 3ª idade e o Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa Idosa (COMDEPI).

Programação:
26/07 - quinta-feira 
9h às 10h30 – Combate a incêndio: Major B.M Sidclei Gomes Gonçalves 

27/07 - sexta-feira
9h às 12h – Aula Prática: COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil)

31/07 - terça-feira
17h – Formatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.