sexta-feira, 25 de abril de 2014

Dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial é comemorado com 400 atendimentos gratuitos em Queimados

A manhã desta sexta-feira, 25, foi um pouco diferente para a dona de casa, Nelsa Ferreira, 69, moradora do Bairro Vila Coimbra, em Queimados. A aposentada que geralmente costuma realizar compras para o lar, aproveitou o dia também para participar da ação referente ao dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. A atividade, que acontece uma vez por mês na cidade, registrou 400 atendimentos e contou com a realização de diversos serviços gratuitos, entre eles: aferição de pressão, teste de glicemia, pesagem para o bolsa família, distribuição de preservativos, folhetos informativos e consultas com profissionais de saúde, que deram encaminhamentos para atendimentos nas unidades básicas de saúde do município e disponibilizaram receituário médico à população.

O Subsecretário Municipal de Vigilância em Saúde, Rodrigo Auni, comemora mais uma ação com a presença maciça das pessoas. “Este é um dos grandes objetivos propostos pelo Prefeito Max Lemos e pela Secretária Dr. Fátima, que é levar o atendimento básico de saúde até a população. Cada atividade que propomos deste gênero, facilita a vida de muita gente, porque aqui as pessoas além de verificarem a pressão e a glicose, podem se consultar gratuitamente com um médico, que se preciso, fornece um receituário médico para que a pessoa possa adquirir o medicamento que precisa de forma gratuita na farmácia popular. Em casos mais graves, nossos profissionais encaminham os pacientes para as unidades de saúde mais próximas de suas residências”, disse Rodrigo.

E a senhora Nelsa? Após se consultar com o Dr. Raul Lins Feijó, ela verificou que sua pressão está um pouco acima da média, registrando 16 X 9. A dona de casa elogiou o serviço oferecido e comemorou poder comprar os remédios que precisa sem ter que gastar um centavo. “Foi muito importante ter passado por aqui, porque pude constatar que minha pressão está alterada. O Dr. Feijó me indicou um medicamento que vou conseguir gratuitamente na farmácia popular. Não tinha receita e nem podia pagar uma consulta com um médico particular. Aproveitei que estava passando pela praça para realizar o atendimento que estava precisando há meses. Espero normalizar minha pressão e continuar a viver com saúde”, contou dona Nelsa.

Campanha de vacinação contra a gripe começa neste sábado

Começa oficialmente neste sábado, 26, no município de Queimados, a campanha de vacinação contra a gripe, que vai até 9 de maio em todo o país. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 80% das pessoas dos chamados “grupos prioritários”: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e pessoas com doenças crônicas. A vacinação estará disponível de forma gratuita em todas as Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família do Município e exclusivamente neste sábado na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro. O horário corresponde das 08H às 17h. A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno. A imunização é via injeção.

Apesar de a campanha ser aberta oficialmente somente no sábado, as vacinas contra a gripe já começaram a ser aplicadas na população de Queimados desde a última quinta-feira, 24, na sede do setor de imunização, que fica no prédio anexo ao CETHID (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes). A moradora do Bairro São Roque, Maria Regina, 63, que foi uma das primeiras a se imunizar contra o vírus influenza ressalta a importância da vacina. “Nós que somos idosos temos que zelar ainda mais pela saúde e a imunização é importante para evitar a gripe. O atendimento foi ótimo e sem filas. Agora vou trazer a minha mãe que tem 83 anos para que ela também seja imunizada”, afirmou Maria.  

Pontos de vacinação:

·         Unidade Básica de Saúde Fazendinha - Endereço: Rua da Conquista, s/ nº - Distrito Industrial
·         Unidade Básica de Saúde Júlio Barros -Endereço: Rua da Caixa D’água, s/nº - Paraíso – 3778-8430
·         Unidade Básica de Saúde Belmira Vargas - Endereço: Rua da Batalha, 31 – Roncador – 3699-2228
·         CAPS – Centro de Atenção Psicossocial - Endereço: Travessa Marques, 195 – Centro
·         CAPSI – Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil -Endereço: Rua Júlio Kengen, 14 – Centro
·         Centro Médico da Pedreira- Endereço: Rua Patativa, s/nº - Nova Cidade
·         Unidade de Pronto Atendimento - UPA  - Endereço: Rua Mario Ferreira dos Reis, s/nº - N. S. Glória
·         Estratégia de Saúde da Família Valdariosa - Endereço: Rua Dagmar Cardoso Barbosa, 215 –São Silvestre
·         Estratégia de Saúde da Família Vila Americana - Endereço: Rua Antônio Luziario, 1689 - Vila Americana
·         Estratégia de Saúde da Família Jardim da Fonte - Endereço: Rua Tomas Pereira, s/nº - Jardim da Fonte
·         Estratégia de Saúde da Família Belmonte I - Endereço: Estrada Campo Alegre, 364 - Belmonte
·         Estratégia de Saúde da Família Vila Central - Endereço: Rua Estocolmo, s/nº - CIEP 344, Vila Central
·         Estratégia de Saúde da Família Tricampeão - Endereço: Rua Rei Pelé, s/nº - Q 5, L 15, Tricampeão
·         Estratégia de Saúde da Família Santo Expedito - Endereço: Rua Olegário Dias, s/nº - Santo Expedito
·         Estratégia de Saúde da Família Inconfidência - Endereço: Rua Jorge Hilário Santos, 28 - Inconfidência
·         Estratégia de Saúde da Família Santa Rosa - Endereço: Rua Lajeado, 35 - Santa Rosa
·         Estratégia de Saúde da Família Jardim Queimados - Endereço: Travessa Campo Alegre, 364 - Jardim Queimados
·         Ambulatório Municipal de Saúde - Endereço: Rua Onze, s/nº - Vila Pacaembu
·         Centro Especializado do Tratamento de Hipertensão e Diabetes - CETHID - Endereço: Rua Onze, s/nº - Vila Pacaembu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.