quarta-feira, 30 de abril de 2014

Queimados sediará Polo Multimodal mais avançado em tecnologia do Brasil

Fotos: Luiz Ambrósio

Felipe Carvalho-Rio. O dia 30 de abril de 2014 ficará para sempre marcado na história do município de Queimados. Isso porque a data que comemora o Dia da Baixada Fluminense e o Dia do Ferroviário foi marcada pelo lançamento da pedra fundamental do primeiro Polo Multimodal do Estado do Rio de Janeiro, que será referência na indústria ferroviária e o mais avançado em tecnologia do Brasil. O evento que aconteceu no Bairro Quebra Coco representou o marco do início das obras do empreendimento que contará com o investimento de mais de R$ 240 milhões e vai gerar 1,3 mil empregos entre diretos e indiretos. A previsão é de que no segundo semestre de 2015 sejam iniciadas as atividades de operação no local. A obra deverá ser concluída em sua totalidade até 2017. O Polo de Queimados será conectado diretamente ao Polo Multimodal de Mogi das Cruzes, permitindo a transferência de cargas entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Estrategicamente localizado entre os portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro, o Polo Multimodal conta com uma área total 656.000 m², localizada a 8km da Rodovia Presidente Dutra e a 2 Km do Arco Metropolitano. A iniciativa surgiu da parceria entre MRS Logística, MTO Logística Multimodal e Cimento Tupi com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Queimados. Estiveram presentes no evento, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o Prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, o Deputado Estadual, Rafael Picciani, o diretor da MTO Logística, Vinícius Patel, o Diretor da MRS Logística, Gustavo Bamibini, além de secretários estaduais, municipais e vereadores.
Baixada Fluminense como referência logística

De acordo com o Governador Luiz Fernando Pezão, o Estado irá construir uma alça de acesso ligando o Polo Multimodal ao Arco Metropolitano. “A escolha de Queimados para receber o Polo Multimodal foi impulsionada pela construção do arco metropolitano, obra estratégica do Programa de Aceleração do Crescimento que além de influenciar positivamente toda a estrutura viária do país, também consolidará a Baixada Fluminense como referência logística, impulsionando a economia e o desenvolvimento da região. É um novo ciclo de desenvolvimento da Baixada, do estado do Rio de Janeiro e do Brasil”, destacou Pezão. 

Para o prefeito de Queimados, Max Lemos, o terminal ferroviário consolidará a Baixada Fluminense como referência logística, impulsionando a economia da cidade e das áreas vizinhas.  “Esse polo consolida a Baixada como referência logística, isso impulsionará a nossa economia, e mudará a história de nossa região. O município nos últimos quatro anos recebeu mais de R$1 bilhão em investimentos privados e serão mais R$ 500 milhões até 2016. Vamos transformar o Bairro que tem o menor IDH da cidade. Essa pedra fundamental representa o início de um caminho de sucesso a ser trilhado. Queimados que já tinha entrado na rota do desenvolvimento industrial, agora mostra que também tem aptidão para a logística” frisa Max.

Tecnologia mais moderna do Brasil

O Polo Multimodal de Queimados será o mais moderno do Brasil em tecnologia. A técnica utilizada será de operações de cargas conteinerizadas, que contarão com equipamentos denominados transtêineres, desenvolvidos para movimentação de containers podendo ser projetado para atender a uma ampla gama de formas e dimensões, oferecendo diferentes configurações para o empilhamento e o enfileiramento de containers. Os trens possuirão 1.100 metros de extensão e com o auxílio desses equipamentos, irão ficar inteiro no terminal. Em apenas 4 minutos a carga será carregada e o trem já estará apto a transportar os materiais. “Para descarregar um caminhão demora em média 1 hora e meia”, disse o diretor da MTO, Vinícius Patel.  

Os transtêineres são capazes de elevar e transladar cargas e são constituídos por uma estrutura metálica auto-portante que se movimenta sobre caminhos de rolamentos dispostos no piso. Sobre a estrutura de vigas duplas move-se um carro-guincho. Nessas condições, a carga do transtainer é movimentada tridimensionalmente, limitada pelo vão do equipamento, pelo comprimento do caminho de rolamento e pela altura de elevação.

Benefícios

Um dos benefícios gerados com a implantação do polo será a diminuição do fluxo de carretas dentro dos centros urbanos, melhorando os acessos aos portos. Com 50 viagens de trem ao mês, no período de um ano, serão transportados o equivalente ao que seria carregado por mais de 100 mil caminhões na Rodovia Presidente Dutra e Avenida Brasil. O uso do transporte ferroviário de carga reduz significativamente a emissão de gás carbônico, quando comparado ao transporte rodoviário. 

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