Ação vai beneficiar mais de 100 famílias em três bairros
Evitar possíveis enchentes ao desassorear canais e limpar redes de esgoto. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Queimados que está com equipes de conservação pública trabalhando na limpeza de um canal que passam pelos bairros Jardim São Miguel, Jardim São Miguel II e Santa Eugênia. Com quase 500 metros de extensão, o canal que recebe esgoto de casas da região faz ligação com o Rio Abel já canalizado. A ação que começou na última semana, na altura da Rua Olegário Dias, conta com uma patrol e caminhões basculantes para retirada dos sedimentos no local. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, o serviço de prevenção e utilidade pública busca evitar futuros transtornos aos moradores com a possibilidade de fortes chuvas.
De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Rogério Brandi, o trabalho de conservação nos bairros da cidade é permanente para deixar cidade em bom funcionamento. “Nossa cidade cresceu muito em pouco tempo. Com isso, estamos falando do aumento na quantidade de lixo e de esgoto na região. Nosso desafio passado pelo prefeito Max Lemos é deixar a cidade limpa e, mesmo tempo, em bom funcionamento. Por isso, trabalhamos na questão de prevenção. Realizamos a limpeza de caixas de esgoto, canais e córregos que possuem acúmulo de lixo e dejetos. Depois do Jardim São Miguel e proximidades nossas equipes serão deslocadas para os bairros Coimbra, Inconfidência e Santo Expedito”, disse Brandt.
Para o coordenador de limpeza urbana, Paulo Bruxa, com a limpeza do canal mais de 100 famílias serão beneficiadas diretamente na região. Morador da Rua Nélio Chambarelli há mais de 15 anos, no bairro São Miguel I, o aposentado Antônio da Silva, de 58 anos, aprovou a ação de limpeza. Segundo ele, algumas casas que são cortados pelo canal são atingidas quando há fortes chuvas. “Gostei da iniciativa da Prefeitura. Minha casa mesmo já foi alagada por conta da elevação da água do canal. Esse trabalho de prevenção vai evitar que isso volte acontecer, mas a manutenção deve ser constante”, comentou o morador.
Este ano, o Queimados fashion Show - Verão conseguiu arrecadar mais de 100kg de alimentos para serem doados para instituições de caridade. A beneficiada de 2015 foi a Casa de Davi, uma instituição sem fins lucrativos que atende pessoas com dependência química. A entrega foi realizada , no último dia 23, pelo promotor do desfile, professor de moda e boas maneiras, Wall Araujo, e a assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social e uma das organizadoras do evento, Deisemar Bastos.
O evento anual e beneficente foi idealizado pelo professor Wall que levou o seu "Know-how" para a cidade de Queimados há cerca de oito anos, onde realiza aulas gratuitas com o apoio de várias secretarias municipais da cidade, como Cultura, Terceira Idade e Assistência Social. Wall conta que começou a trabalhar com este tipo de evento em Maricá, mas foi em Queimados que se sentiu realizado social e profissionalmente. “É muito bom trabalhar com este tipo de evento de moda, revelando talentos e ajudando as pessoas a melhorar sua auto- estima, mas o fato de ser beneficente, empolga ainda mais, porque saímos do área do consumismo, beleza e moda para a área social ao ajudar a quem precisa”, observou.
Segundo um dos organizadores do evento e professor de moda, Wall Araújo, a cada ano as doações aumentam agregando mais valor para o desfile. “Estamos no sétimo ano e já tivemos edição em que conseguimos atender até três instituições”, contou. O Desfile contou também com a participação dos grupo Os Fabulosos, direto de Nova York, além de distribuição de brindes e sorteios de prêmios.
Texto: Leandro Machado| Fotos: Luiz Ambrosio
Dos 26 pacientes que procuraram o dermatologista de plantão na praça, Dr.º Arles Brotas, para uma consulta, apenas uma apresentou todas as características da doença ainda em fase inicial, na qual o tratamento levará apenas seis meses. A paciente foi encaminhada para a sede do programa para receber toda a medicação e orientação sobre assepsia e formas de contágio. O programa continua atendendo de segunda à sexta, das 8h às 17h, com vários enfermeiros dermatologistas, psicólogos e doação de medicamentos, na Avenida Irmãos Guinle, 673, Centro, Queimados.
Segundo uma das enfermeiras do programa, Juçara de Lima, o tratamento é indolor, mas demorado, o que facilita o abandono. “Por isto a importância de ações como esta. Mesmo não sendo dia de campanha, sempre estamos participando de ações sociais nos bairros para levar informação para que as pessoas tenham a consciência, a partir de um reconhecimento, e não deixem de dar início ao tratamento ou encerrem-no”, explicou. Ainda segundo a profissional de saúde, o tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo Federal pode levar de seis meses a um ano ininterruptos.
