terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Defesa Civil de Queimados faz balanço parcial das chuvas

Até o momento a cidade não teve ocorrência de grandes desastres ou óbitos

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

As chuvas ocorridas no fim da tarde do último domingo (4 de janeiro) e no dia 31 de dezembro não lembraram, nem de longe, o cenário do verão anterior, em dezembro de 2013, quando a cidade ficou em estado de emergência. De acordo o relatório da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC), no dia 31 de dezembro, às 16h15, deu-se início ao vendaval que, apesar de ter causado alguns danos, é considerado moderado para os padrões da Defesa Civil. A precipitação neste dia foi de 18,9 mm. Já em 4 de janeiro foi registrado 72 mm de chuva entre 13h30 e 19h. Embora tenha ocasionado o transbordo dos rios Abel, Camorim e Queimados e inundação em alguns pontos em residências e vias públicas, não houve necessidade de acionar as sirenes ou deslocar moradores de suas casas.

O secretário municipal de Defesa Civil, Belé Brazão, acredita que algumas obras realizadas durante o ano de 2013 e medidas de prevenção formam a justificativa para a redução de danos causados pelas chuvas, como as obras de canalização dos Rios Camorim e Abel, que contemplam diversos bairros, como: Fanchem, Belmonte, Porteira e Vila Camorim. “Dessa vez a chuva teve uma intensidade relativa em um período significante e mesmo assim não houve grandes danos. Embora o bairro Santa Rosa esteja ainda comprometido com a obra arbitrária da Nova Dutra, nos bairros da Porteira e Fanchem, que viviam o terror das inundações no ano passado, não houve nenhuma ocorrência de enchente”, afirmou o secretário.

Moradores comemoram o fim do terror das inundações

Os moradores do bairro confirmam a afirmação do secretário. É o caso do comerciante da Avenida Tinguá, na altura da Porteira, Geraldo Antônio da Silva. “No início eu tive medo, mesmo sabendo da obra realizada recentemente, porque foi um volume muito grande de chuva, mas nada aconteceu. Já perdi muita coisa aqui com inundações, a água chegava na cintura, só que dessa vez fiquei impressionado, nada encheu, nada foi alterado com a chuva. Nem a luz faltou. Nem no bairro onde moro, no Fanchem”, expõe o comerciante. 

Além das obras de canalização, os principais rios da cidade também passaram por constantes limpezas durante todo o ano. Para o prefeito Max Lemos, a cidade está em alerta, porém preparada. “As chuvas são obra da natureza, mas os gestores devem estar preparados para qualquer tipo de desastre e trabalharem na contenção e no cuidado com a população”, destacou.

Relatório parcial da Defesa Civil nos dois dias até o dia 05 de janeiro:

Vistoria Técnica em Edificações - 12

Queda de Arvores em Via Pública - 22

Queda de Arvores sobre Residências - 07

Residências em situação de Inundação - 32

Queda de Muro - 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.