quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Max Lemos e o secretário de Saúde do Estado vistoriam obras em Queimados


Texto: Bruno Anacleto | Fotos: Luiz Ambrósio

O novo secretário de Saúde do Estado, Felipe Peixoto, que assumiu a pasta no dia 1º de janeiro deste ano, fez uma visita nesta terça-feira (20) ao município de Queimados, na Baixada Fluminense, para vistoriar as obras das futuras unidades de saúde. Na companhia do prefeito Max Lemos e da secretária municipal de Saúde, Draª Fátima Cristina, o secretário conheceu o terreno e o projeto onde será construído o Hospital de Cardiologia, que ficará anexo ao Centro Especializado de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (Cethid), no bairro Vila Pacaembú, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher e a futura Maternidade Municipal, com a desapropriação da antiga Casa de Saúde Bom Pastor credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos objetivos do encontro foi tratar também sobre a parceria com o Estado para a manutenção das futuras unidades de saúde. Para o prefeito Max Lemos a parceria com o Estado será fundamental para atender toda a região. “Nosso intenção é contar sempre com a parceria do Estado. Hoje só com recursos municipais é difícil manter as unidades, além de sacrificar o orçamento da Prefeitura. Vamos inaugurar o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, que será próprio do município. Ela será uma unidade exclusiva para realização de exames e preventivos. Os casos mais complexos identificados serão encaminhados para a maternidade municipal, que terá capacidade para realizar cirurgias simples. Já a maternidade com capacidade para 50 leitos será reaberta e administrada pela própria Prefeitura, mas para isso, estamos em busca da ajuda do Estado”, disse.

Segundo ele, após o funcionamento das três unidades o atendimento terá um crescimento significativo. “Nossa proposta é que o Estado custeie as unidades e nós a administramos. Temos equipes competentes e qualificadas. Com essas três unidades em funcionamento, vamos aumentar consideravelmente os atendimentos na região. Estamos falando em “desafogar” outras unidades da Baixada Fluminense que se encontram lotadas oferecendo nossa estrutura pronta”, comentou o prefeito.

No Cethid, o secretário de saúde do Estado elogiou as instalações da unidade e propôs oferecer uma sala de reabilitação equipada para pacientes pós–cirurgias cardíacas através do Instituto Estadual de Cardiologia do Estado Aloysio de Castro (IECAC). “Pela estrutura que vi aqui, temos total condição de trazer um centro de reabilitação cardiovascular para o município. Ele conta uma equipe de cardiologistas, fisioterapeutas e equipamentos ergométricos que ajudam na recuperação dos pacientes que passaram por cirurgias. Isso seria ótimo já que terá um hospital de cardiologia ao lado. Após a cirurgia, eles já seriam encaminhados para reabilitação”, concluiu Peixoto. 
      .       
Novo hospital estadual será referência em cardiologia  

O futuro hospital de cardiologia será referência na Região Metropolitana e está em fase de licitação. A previsão para conclusão das obras é de um ano e meio, a contar do início. Com a instalação da unidade coronária, a intenção será desafogar o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu. O projeto prevê leitos de internação, de UTI, centro cirúrgico, enfermarias, salas de ecocardiograma, ultrassom, tomografia, ressonância magnética, medicina nuclear e consultórios de fisioterapia. Em 2013, após uma vista de técnicos da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop), o antigo “esqueleto” de concreto que tomava conta do espaço foi demolido. Os engenheiros concluíram que seria mais econômico demolir que aproveitar a estrutura já comprometida com o passar do tempo. Já o Centro de Atendimento à Mulher vai contar com exames preventivos, encaminhamentos para cirurgias, colposcopia, ultrassonografia, consultas com especialistas em ginecologia, mastologia, angiologia e endocrinologia. A previsão é que a unidade seja inaugurada em meados de abril deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.