quarta-feira, 22 de abril de 2015

Futebol que nada. Queimados destaca o Taekowondo na manhã de domingo

Antes do primeiro jogo da final do Campeonato Carioca entre Botafogo e Vasco, a emoção fica por conta do Taekowondo. Pelo menos em Queimados, na Baixada. Fazendo parte da programação esportiva de 2015, a o município vai receber a segunda etapa do Campeonato Estadual da modalidade, neste domingo (15) a partir das 9h. Os confrontos serão no Ginásio Poliesportivo Municipal Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira s/nº - Vila Pacaembu), que deve receber mais de mil pessoas para acompanhar as lutas. Para quem não é muito familiarizado com o esporte, ouvir expressões como “ap tchaoligui”, “dolio tchagui”, “tigô tchagui”, “mondolio rurio tchagui” e até mesmo o “sambal tchagui” soam diferente, mas emoção e disposição não faltam no tatame.

A competição terá quatro categorias ranqueadas (Infantil, Juvenil, Cadete e Master), além da Mirim, que serve para estimular as crianças na prática do esporte. Gilson Baracho, presidente da Federação Fluminense de Taekwondo, vê a cidade de Queimados, uma grande aliada do esporte: “Sempre fomos bem recebidos no município. A estrutura e o apoio oferecidos são bons. Queimados é parceiro do esporte olímpico”, disse. O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, vibrou com a oportunidade de Queimados sediar mais uma vez um evento tão importante de uma modalidade olímpica: “Estamos muito próximos das Olimpíadas, onde o Rio será o anfitrião. Motivar os atletas e ajudar na divulgação do esporte é muito especial para nós. O Prefeito Max Lemos sempre nos apoiou muito, pois ele, assim como eu, acredita que a prática esportiva, muda a vida das pessoas para melhor”, disse Monteiro.

Exemplos e um pouco da história

O Taekwondo  foi adicionado ao programa olímpico oficial em 1993, integrando  a partir dos Jogos Olímpicos de 2000, em Sidney (Austrália). No Brasil, o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade ocorreu em 1973, em São Paulo. Em campeonatos de lutas, os atletas deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos  servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital, pernas, braços e mãos. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.