terça-feira, 14 de abril de 2015

Tomógrafo Móvel oferece exames em Queimados

Serviço gratuito vai ficar na Praça dos Eucaliptos, no Centro, até o dia 25

Com o objetivo de atender regiões em que não há exames de tomografia na rede pública de saúde, o Tomógrafo Móvel fez uma parada no município de Queimados. A unidade computadorizada vai atender até o dia 25 de abril, na Praça dos Eucaliptos, no Centro. Os atendimentos gratuitos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e aos sábados, das 8h às 15h. Em um ambiente climatizado com televisão e água para recepção dos pacientes, o tomógrafo itinerante foi instalado em um caminhão contêiner com capacidade para fazer 60 exames por dia, através de agendamento prévio.


Para a secretária municipal de Saúde, Drª Fátima Cristina, a chegada da tomógrafo móvel é reflexo da parceria com o Governo do Estado para beneficiar à população. “Graças à parceria com o Estado trouxemos mais uma vez o Tomógrafo Móvel para nossa cidade. Com isso, vamos conseguir suprir a demanda de pacientes que necessitam fazer exames de crânio, cervical, abdômen, tórax, entre outros. O prefeito Max Lemos têm trabalhado todos os dias para trazer ações como essa para a população. E o objetivo é um só: Cuidar ainda mais das pessoas!”, disse.  


Os interessados em fazer a tomografia devem procurar uma unidade de saúde básica mais próxima para fazer o pedido, através do Sistema Único de Saúde (SUS), e encaminhá-lo até a Central de Marcação de Exames, que fica no Centro Especializado de Tratamento de Hipertensão e Diabetes – CETHID (Rua Onze, s/nº - Vila Pacaembú). O tempo médio para realização das tomografias é de 10 a 15 minutos.  

Resultados dos exames saem até 15 dias úteis    

Foi o caso da aposentada Eliza da Silva, de 78 anos, que após ser atropelada por uma motocicleta há oito anos faz os exames de cervical e lombar regularmente para acompanhar a evolução do seu tratamento. “Acho ótimo poder contar com esse serviço ainda mais sendo de graça. Não foi fácil conseguir fazer o exame de tomografia nos hospitais públicos. Já tinha feito aqui no ano passado e meu médico solicitou que fizesse mais uma vez para acompanhar meu tratamento da coluna”, comentou.  
 
O agendamento dos exames é feito pela própria Secretaria Municipal de Saúde, que informa ao paciente da data e o horário. No dia do exame, os pacientes devem apresentar comprovante de residência, identidade, carteira do SUS e pedido clínico solicitado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos médicos ficam prontos e podem ser retirados no próprio CETHID.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.