segunda-feira, 13 de abril de 2015

População de Queimados ganha mais uma Clínica da Família

Texto: Bruno Anacleto | Fotos: Luiz Ambrósio-PMQ

Unidade básica pode chegar a atender 10.500 pessoas por mês

Os moradores do bairro Eldorado têm motivos para comemorar. Além de poder contar com os futuros condomínios residenciais do programa “Minha Casa, Minha Vida” que terão 1.892 unidades habitacionais, agora, o bairro também ganha uma Clínica da Família. Inaugurada nesta sexta-feira, dia 11, a Clinica Miguel Luiz de Carvalho – homenagem a um dos emancipadores da cidade – terá capacidade para atender 7 mil pessoas por mês e pode chegar até 10.500 com a adição de mais uma equipe de saúde básica. Sob os moldes de ESFs (Estratégia de Saúde da Família), a unidade vai contar com duas equipes contendo cada uma: um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista com um auxiliar e mais sete agentes comunitários de saúde que irão realizar os atendimentos domiciliares.

A clínica é a segunda instalada na cidade, sendo a primeira no bairro São Jorge. E como toda unidade deste modelo serão oferecidos serviços básicos que trabalham de forma preventiva a saúde dos pacientes. O prédio de 320 mil m² conta com todos os ambientes climatizados tendo consultórios odontológicos, sala de descontaminação, sala de imunização, sala de curativos, sala para exames pré-natal, exames laboratoriais, além de banheiros adaptados para pessoas com deficiência física. Com investimento quase R$ 600 mil, a unidade vai beneficiar diretamente os atuais moradores do bairro e os futuros moradores das quase 2 mil unidades habitacionais na mesma região.  

Com a presença da população local e autoridades municipais, o prefeito de Queimados, Max Lemos, falou sobre os investimentos feitos na área da saúde e adiantou que mais 12 unidades de saúde serão entregues à população. “Mesmo com crise econômica que o país atravessa, estamos colhendo os bons frutos do nosso trabalho. Fizemos um planejamento para essa cidade ao longo desses anos. Primeiro fizemos obras de infraestrutura e, agora, nesse segundo momento estamos investindo na saúde para dar mais qualidade de vida à população. A prova disso é que até o final deste ano vamos inaugurar mais 10 unidades básicas de saúde, uma Clínica da Mulher, no bairro Fanchem, e um Centro Médico, no bairro Belmonte, que terá quatro especialidades: cardiologia, dermatologia, ginecologia e pediatria”, comentou.

Aumento da rede de atenção básica

De acordo com a secretária de municipal de Saúde, Drª Fátima Cristina, o maior objetivo das Clínicas da Família é aumentar a cobertura da rede de atenção básica do município, além de trabalhar a saúde preventiva dos pacientes. “Nossa meta é passar de 28% para 70% de cobertura da rede de atenção básica. E isso será possível com a entrega de mais 10 unidades básicas de saúde até o final do ano. A saúde preventiva é importante para evitar que casos clínicos não se agravem. Isso será feito com acompanhamento dos 14 agentes comunitários, que vão fazer visitas domiciliares constantes”, falou.  

Estiveram presentes na inauguração: Presidente da Câmara Municipal, Milton Campos, o líder de governo, professor Nilton Moreira, os vereadores Adriano Murie, Getúlio do Tutu, Marcelo Picciani, Jairinho, Lúcio Mauro, Martchello Fuli, Léo Guerra, Careca, Antônio Almeida e Elton Teixeira. Também estiveram no evento o ex-secretário de Saúde, Ismael Lopes e os familiares do Miguel Luiz de Carvalho, que deu o nome a Clínica da Família. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.