quinta-feira, 9 de julho de 2015

Cromoterapia traz benefícios para idosos de Queimados

Sessão acontece todo mês no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade

Texto: Camila de Paula | Foto: Felipe de Bragança

Nas políticas públicas voltadas para os idosos no município de Queimados existe uma preocupação com a saúde funcional e integral. Toda semana, de segunda a sexta, são oferecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal da Terceira Idade aulas e terapias como: ginástica, hidroginástica com piscina aquecida, musculação, pilates no solo, salão de jogos, dança e oficinas de artesanato, e terapias chinesas Tai Chi Chuan e Lian Gong. Nesta quinta-feira (9/7) foi a vez da cromoterapia, sessão de 40 minutos que acontece uma vez ao mês, com o objetivo de aliviar cargas emocionais e promover relaxamento e até cura de doenças através da utilização de estímulos de cores e meditação.

A aula mensal foi realizada para cerca de 20 idosos com idade de 50 até 85 anos no Centro de Lazer da Terceira Idade (CELTI). O professor e incentivador das técnicas de saúde integral com terapias orientais e subsecretário da pasta, Professor Antônio Amorim, ressalta que para os idosos garante grandes benefícios, como diminuição das dores no corpo, mais equilíbrio emocional, renovação da autoestima e redução de outras patologias, abortando até o uso de remédios. “É importante que eles utilizem este tratamento pontual como um instrumento de revitalização, é como “esvaziar a lixeira” e permanecer pronto para enfrentar o dia-a-dia difícil que eles levam”, destaca.

De acordo com o prefeito Max Lemos, Queimados está se tornando referência no Estado em relação a políticas públicas em prol da pessoa idosa. “Nunca uma gestão os levou tão a serio. Estudos mostram que a população está envelhecendo mais em todo Brasil. Daí a necessidade de que este processo se dê com qualidade. Hoje o idoso do município deixou a cadeira de balanço de lado e foi exercitar o corpo e a mente”, frisou o prefeito. O espaço do auditório do CELTI tem capacidade para 100 pessoas, além de outras dependências com diversas atividades e fica a Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembú (anexo à Vila Olímpica).

 Luzes que curam

A cromoterapia é a ciência que estuda as diferentes cores e sua ação energética para fins terapêuticos. Ela utiliza estímulos com determinadas freqüências luminosas para restaurar, manter ou alternar as vibrações do corpo que resultam em saúde, física e mental, bem-estar e harmonia. Quando há o excesso ou ausência de uma determinada cor, ocorre o que os cromoterapeutas chamam de desequilíbrio energético, levando o organismo a responder negativamente, gerando distúrbios físicos, mentais e emocionais. Para a aposentada Celenita da Silva, a terapia significou uma viagem interior que promoveu esclarecimento sobre suas emoções. “Eu cheguei aqui tensa e com dores no corpo, mas durante a sessão fiz uma profunda reflexão e um grande relaxamento. Agora me sinto revigorada, com muito mais disposição, muito mais leve”, disse. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.