segunda-feira, 27 de julho de 2015

Projeto "Mais Valdariosa" leva multidão à ação social em Queimados

Uma multidão lotou a Rua Fernandino, no Bairro Valdariosa, em Queimados, durante todo sábado (27) para usufruir os mais de 40 serviços gratuitos oferecidos pelo projeto “Valdariosa em Ação”, idealizado pela Prefeitura local, com apoio de diversas secretarias municipais, além de órgãos estaduais e federais. Serviços como atualização do cadastro e pesagem do programa Bolsa Família; vacinação; aferição de pressão arterial; cartão do SUS; cadastro de vagas no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), matrículas para as escolas municipais; orientação vocacional, isenções para carteira de identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito; além de orientação jurídica. As opções de lazer como pula-pula, capoeira e dança de rua também fizeram sucesso, principalmente entre as crianças.
Desde as primeiras horas da manhã, as filas já começaram a se formar pelos moradores do complexo de condomínios Parque Valdariosa e bairros adjacentes. Cerca de mil atendimentos diretos foram realizados. O casal Wagner dos Santos (31) e Aline Machado (25) esteve presente na ação para resolver um problema que já incomodava há algum tempo: tirar a segunda via da carteira de identidade dele. Após alguns minutinhos, a situação foi regularizada. “Trabalhamos durante toda semana e no sábado, geralmente, os órgãos públicos não abrem. Ter uma ação destas pertinho da gente é muito eficaz para a população. Espero que mantenham o projeto em outras comunidades, pois é muito bom”, disse Aline.
A ação social reuniu todas as secretarias do município em parceria com o coletivo que integra o #maisvaldariosa, formado pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, que engloba entidades como o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (IETS) e os próprios moradores do conjunto habitacional. Para o a vice-prefeita de Queimados, Márcia Teixeira, os serviços sociais da Prefeitura atravessam um bom momento: “Foi nossa proposta de governo estarmos perto da população. Hoje evidenciamos isto ao ver o bairro lotado de pessoas buscando cidadania, esporte e cultura”, ressaltou.
O projeto também tem seu viés cultural. Apresentações de música, dança, artesanato e até capoeira envolveram os moradores da localidade. O secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Carlos Vilela, que representou o Prefeito Max Lemos, destacou a participação da população: “Este é um grande evento com o apoio do poder público em todas as esferas, mas a participação dos moradores foi incrível. Eles entenderam a ação e nos receberam de braços abertos. Parabenizo a todos”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.