quarta-feira, 29 de abril de 2015

Rock vai abrir a festa do trabalhador em Queimados


Encontro de Motociclistas e show de Dr. Silvana são algumas das atrações

Texto: Leandro Machado /  Fotos: Luiz Ambrósio - A festa do trabalhador começa nesta sexta-feira (1) em Queimados com a promessa de muita música boa e diversão. Para comemorar o feriadão, durante o dia inteiro a cidade vai receber cerca de três mil motocicletas de todo o país para o tradicional encontro. A festa que começa a partir das 9h da manhã, é realizada pela prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Cultura. O Moto Clube Tarântulas também vai comemorar o seu 16° aniversário, com muito rock n’ roll no palco da Praça dos Eucaliptos. Entre as diversas bandas que participarão do evento, destaques para Dr. Silvânia e Rock na Rua. E não para por aí. No sábado (2) será a vez da dupla gospel “Alex e Alex” e Ministérios de Louvor locais, a partir das 19h. Para encerrar a festa, no domingo (3), no mesmo horário, os grupos 100% e Pique Novo levam o pagode à galera.

O Prefeito de Queimados, Max Lemos, destaca a festa anual e vibra com a alegria da população em receber grandes eventos: “Queimados cresce em todas as áreas e na cultura e entretenimento não poderia ser diferente. A nossa cidade vive um bom momento e não deixaria de homenagear nossos trabalhadores. A Praça dos Eucaliptos recebe motociclistas de todos os lugares e isto, entre outros benefícios, movimenta o comércio local. Teremos três dias de muita diversão e paz”, disse. O Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa, também vive uma grande expectativa para as comemorações: “Fizemos uma grande carnaval e agora a Festa do Trabalhador vai ser um sucesso em todos os quesitos”, destacou.

O tradicional churrasco oferecido pelo Moto Clube aniversariante também não vai faltar. O Presidente do “Tarântulas”, Paulo Cesar, exalta a participação de outros Moto Clubes e do público que, durante 16 anos, faz uma linda festa em Queimados: “Essa festa vai entrar para a nossa história. Teremos um dia intenso, com várias atrações e muita energia positiva É essencial para nós podermos compartilhar com outros trabalhadores nossa felicidade”, comemoro.

Dr. Silvana promete levantar a galera

Dentre os cinco shows de rock n’ roll que estão programados, o Dr. Silvana promete desfilar seus sucessos na Praça dos Eucaliptos. Suas músicas fizeram sucesso nos anos 80 e ficaram conhecidas nacionalmente pelas letras bem-humoradas e de duplo sentido. Hits como “Serão extra”, “Eh, Oh”, “Coisa mais gostosa”, “Amante Profissional” e “Taca na mãe pra ver se quica” serão apresentados no show para os trabalhadores da cidade. Na programação ainda estão Sergio Louzada, Caciques Brasil, Rock na Rua, Obscura e Titânia.  


Programação do dia 1º de maio

10h30- Sergio Louzada
12h30 - Caciques Brasil
14h30- Rock na Rua
18h- Obscura
18h30- Titânia
22h – Dr. Silvana

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Show de risadas para a terceira idade de Queimados


Um festival de risadas e descontração. Assim foi a noite de quinta-feira (9) de cerca de 50 idosos assistidos pela Secretaria Municipal da Terceira Idade de Queimados (SEMTI). O humorista Miguel Marques fez uma apresentação de “stand-up comedy” para o público da “melhor idade” e contagiou a todos que compareceram ao auditório do CELTI (Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade) em mais de uma hora de piadas. Além das atividades físicas, os alunos da unidade, muitos pela primeira vez em um show de humor, puderam desta vez compartilhar de momentos de entretenimento.

Com mais de dez anos de carreira, Miguel Marques contou situações engraçadas do cotidiano das pessoas, que levaram todos a momentos de alegria. A cada piada, os aplausos da turma da terceira idade era o sinal de aprovação da apresentação do humorista. Para o secretário da pasta, José Alves de Carvalho (Dequinha), a SEMTI tem a missão de levar além de esporte e lazer, mas não vai fugir da responsabilidade de oferecer um pouco mais de cultura e entretenimento para os idosos: “O Governo Max Lemos cada vez mais está quebrando barreiras e fazendo a vida destas pessoas que lutaram tanto, um pouco melhor. Queremos oferecer atividades diferenciadas e desta vez este show de humor que foi aprovado por todos”, disse.

Miguel Marques já se apresentou algumas vezes em Queimados, mas pela primeira para um público específico de terceira idade. Ele contou que gostou da participação do público e disse que foi um dia diferenciado: “Adorei estar em Queimados novamente. O público interagiu e pelo visto gostou muito. Para um público diferenciado, a gente tenta evitar as piadas mais pesadas (risos). Mas a plateia é muito participativa, evito mesmo por causa do contratante. Mas o pessoas daqui está de parabéns”, finalizou.

“Aprovado. Ri muito com ele”

Entre uma piada e outra, dona Dulcineia Braga, de 58 anos, se acabava de rir. Ela que frequenta o CELTI desde sua inauguração, pela primeira vez participou de um show de humor com Miguel Marques. No final, garantiu uma foto com o humorista e disse que aprovou a apresentação: “Gostei muito, são piadas boas e bem contadas, por isso ri muito. Que venham outras apresentações”, disse eufórica. 

Futebol que nada. Queimados destaca o Taekowondo na manhã de domingo

Antes do primeiro jogo da final do Campeonato Carioca entre Botafogo e Vasco, a emoção fica por conta do Taekowondo. Pelo menos em Queimados, na Baixada. Fazendo parte da programação esportiva de 2015, a o município vai receber a segunda etapa do Campeonato Estadual da modalidade, neste domingo (15) a partir das 9h. Os confrontos serão no Ginásio Poliesportivo Municipal Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira s/nº - Vila Pacaembu), que deve receber mais de mil pessoas para acompanhar as lutas. Para quem não é muito familiarizado com o esporte, ouvir expressões como “ap tchaoligui”, “dolio tchagui”, “tigô tchagui”, “mondolio rurio tchagui” e até mesmo o “sambal tchagui” soam diferente, mas emoção e disposição não faltam no tatame.

A competição terá quatro categorias ranqueadas (Infantil, Juvenil, Cadete e Master), além da Mirim, que serve para estimular as crianças na prática do esporte. Gilson Baracho, presidente da Federação Fluminense de Taekwondo, vê a cidade de Queimados, uma grande aliada do esporte: “Sempre fomos bem recebidos no município. A estrutura e o apoio oferecidos são bons. Queimados é parceiro do esporte olímpico”, disse. O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, vibrou com a oportunidade de Queimados sediar mais uma vez um evento tão importante de uma modalidade olímpica: “Estamos muito próximos das Olimpíadas, onde o Rio será o anfitrião. Motivar os atletas e ajudar na divulgação do esporte é muito especial para nós. O Prefeito Max Lemos sempre nos apoiou muito, pois ele, assim como eu, acredita que a prática esportiva, muda a vida das pessoas para melhor”, disse Monteiro.

Exemplos e um pouco da história

O Taekwondo  foi adicionado ao programa olímpico oficial em 1993, integrando  a partir dos Jogos Olímpicos de 2000, em Sidney (Austrália). No Brasil, o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade ocorreu em 1973, em São Paulo. Em campeonatos de lutas, os atletas deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos  servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital, pernas, braços e mãos. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Grandes Mulheres serão homenageadas em Queimados

 Projeto quer tirar do anonimato histórias de ‘Rainhas do Lar’

Camila de Paula

A Prefeitura de Queimados está convidando o munícipe para indicar mulheres que inspiram para o projeto Rainha do Lar, em que estas serão homenageadas com “um dia de rainha”. São mulheres que possuem uma incrível história de garra e superação para driblar as adversidades da vida e trazer mais integridade para a humanidade. E porque não tornar públicas estas pessoas? Esta é a ideia da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Para participar do concurso, basta que seja indicada uma verdadeira Rainha do Lar, contando sua história de vida. A indicação não precisa ser de um parente, pode ser alguém de que se tenha ouvido falar que tenha uma bela história. Assim, a equipe vai ao encontro.

Ao fim, um seleção de 5 a 10 mulheres receberá o título, sendo presenteada com uma produção especial por cabeleireiro e maquiador e serão homenageadas publicamente. De acordo com o idealizador da iniciativa Wall Araújo, não há distinção por condição social ou idade. “O critério será a história de vida, de superação, pode ser de qualquer idade ou condição social”, destaca Wall. Para o secretario municipal de Cultura, Marcelo Lessa, esta é uma força de valorizar a memória da cidade. “São mulheres que todos conhecem por sua conduta, sua luta, ou até sua doçura, isso deve ser valorizado”, destaca Lessa. O projeto também conta com o apoio da coordenadora da pessoa com deficiência, Sirlene Marquiori, e da subsecretária municipal de Assistência Social, Deisemar Bastos.

Quem tiver uma Rainha do Lar para indicar envie sua história para um destes canais:

Wall Araújo: 3770-3697 / wall_araujo@yahoo.com.br

Sirlene Marquiori: 3699-3461 / sirlenemarquiori@yahoo.com.br

Deisemar Bastos: 2665-8392 / deisemar.semas@gmail.com

Queimados sedia I Festival de Arte Marcial Chinesa da Baixada Fluminense

Evento que difunde folclore chinês contará com a apresentação de idosos do município

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

O município de Queimados, na Baixada Fluminense, esta se tornando uma referência nas atividades que difundem a tradicional cultura das artes marciais chinesas. Após realizar o I Seminário de Artes Marciais Chinesas na Baixada Fluminense – no último mês de fevereiro –, agora será a vez do I Festival de Arte Marcial Chinesa da Baixada Fluminense, em 18 de abril, às 18h30, no Teatro Municipal. O evento apresentará diversas modalidades do folclore chinês. O município já sediou vários campeonatos, como o IV Campeonato Estadual de Kung Fu, Tai Chi Chuan e Lian Gong, além de outros encontros da modalidade, e já levou idosos dos pólos de atividades físicas para representarem o Estado em eventos nacionais como o Campeonato Brasileiro de Kung Fu e Panamerican Tournament Shuai Chiao 2014, em São Paulo.

O evento irá expor a cultura e o folclore chinês, como as danças do Dragão e do Leão Chinês, Kung Fu Tradicional (Defesa Pessoal Feminina e Chi Gung), além do Tai Chi Chuan e Lian Gong, com a apresentação de 20 idosos que fazem parte do pólo de esportes para a terceira idade no município. Para o Prefeito Max Lemos é uma satisfação poder, mais uma vez, quebrar paradigmas ao prestar serviços de qualidade para a população. “Realizar este encontro, além de difundir uma arte milenar, trata-se de um interesse público ao valorizar a disciplina, equilíbrio e qualidade de vida para os idosos do município”, afirma o prefeito. Para o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho – o Dequinha, o município vem se notabilizando nas políticas voltadas para o bem estar da população, sobretudo da terceira idade. “E no que se refere a eventos voltados para as artes marciais não é diferente. Este seminário vem de encontro às determinações do prefeito Max Lemos que é de cuidar das pessoas”, disse Dequinha.

O seminário, de iniciativa da Prefeitura com a coordenação da Secretaria Municipal de Terceira Idade, também conta com a parceria das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Educação e Cultura, além da Federação de Kung Fu Kuoshu Wushu Garra de Águia do Estado do Rio de Janeiro (FKFWKGAERJ), com apoio do Mestre Serpio de Oliveira. De acordo com o subsecretário municipal da Terceira Idade e coordenador do evento, Professor Antônio Amorim, o que caracteriza o festival é justamente a necessidade de demonstrar a arte milenar após todos estes eventos mais didáticos. “Primeiramente organizamos um seminário para fortalecer e categorizar a arte, agora faremos belas apresentações no teatro para mostrar como funciona e como é bonita”, explica Amorim. A professora Maria Silva, que dá aula de Tai Chi Chuan para cerca de 30 idosos que se apresentarão no evento, a turma está bem motivada e fará uma bela apresentação. “Até quem tem problemas ósseos está fazendo um ótimo trabalho com muito esforço. O Tai Chi Chuan rejuvenesce, desbloqueia e desenvolve a coordenação, é muito importante para os idosos”, destaca a professora.

Sobre a arte milenar

A arte marcial é considerada uma grande riqueza chinesa e é também patrimônio mundial. É comum encontrar apaixonados por esta cultura, divulgando-a pelo mundo todo. Hoje em dia, em especial os estilos de luta, tornaram-se populares por aparecem em filmes de ação, escolas de artes marciais, concursos de esportes ou como um tipo de show nos templos. Muitos estudiosos creem que as artes marciais chinesas têm uma origem na sociedade primitiva, que eram praticadas como um tipo de proteção na luta com os animais.

Atualmente, as artes marciais chinesas têm dois estilos principais: estilos externos e estilos internos. Estilos externos são o que a maioria das pessoas associa com as artes marciais chinesas. Os estilos são geralmente rápidos e explosivos, com foco na força física e agilidade. Algumas representações desses estilos são Shaolin Quan, Kung Fu, Zui Quan e Nan Quan. Por outro lado, estilos internos focalizam primariamente nos elementos internos, como a concentração, a consciência de espírito, da mente e do potencial interno. Exemplo dessa modalidade são o Tai Chi Chuan, Lian Gong e o Xing Yi Quan.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Recuperação de vias e asfalto nos bairros em Queimados

Prefeitura realiza serviços públicos distintos em diversos bairros

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança

Cidade bem cuidada é sinônimo de diferentes serviços prestados à população, em diversos setores da gestão pública. Dentro desta ótica, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SESP) da Prefeitura de Queimados procura estar sempre em dia com a sua contribuição para que a cidade se mantenha limpa e bem cuidada. Nesta semana, a equipe da SESP está em três bairros realizando limpeza de bueiros, recuperação de vias e recapeamento de asfalto. A recuperação de vias aconteceu em duas ruas do bairro Jardim São Miguel, Jequitibá e Lea Mendes. Em Vila Nascente também ocorreu limpeza de bueiros, na Rua Cabo Virgílio. Já o recapeamento que está sendo feito na localidade de São Francisco, na Avenida Padre Anchieta, vai cobrir 400 metros de extensão em asfalto.

Para concluir a ação, até o fim desta semana, estão sendo utilizados quatro caminhões, duas retroescavadeiras e um caminhão patrol. De acordo com o secretário da SESP Rogério Brandi, trinta homens estão trabalhando para que o serviço seja concluído. “Estamos trabalhando integrados com algumas ações da secretaria de obras. Nesta região, por exemplo, ocorreu a canalização do córrego que vai para o Rio Quebra Coco, para evitar enchentes, acúmulos e depredações, o asfalto vem ‘selar’ a estratégia. Estamos dando ênfase na determinação do Prefeito Max Lemos de conservar a cidade e reforçar ações preventivas”, explicou o secretário. A estrada, que tem uma extensão de 2,5 km, liga quatro bairros e a ação deve beneficiar diretamente cerca de 50 famílias no entorno da obra e mais milhares indiretamente, já que se trata de uma via de ligação com diversas localidades.

Dona Lurdes da Silva, de 45 anos, moradora da região, acredita que a iniciativa vai evitar enchentes e acidentes. “O transbordamento que era causado pelo rio trazia buracos, sempre tinham problemas acontecendo com os veículos, a rua acabava acumulando terra e lama, que geravam atolamentos. Bom crer que não vamos mais passar por isso, com essas ações importantes para acabar com o problema. A gente que mora distante do centro sabe como é importante virem até aqui trazer benefícios sem estar em campanha. Parabéns para a Prefeitura”, afirma a costureira. 

terça-feira, 14 de abril de 2015

Mudanças nas ruas do centro de Queimados

Prefeitura transforma vias em mão única para otimizar o trânsito

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança

Com o objetivo de desobstruir o fluxo no centro de Queimados e melhorar o acesso a vias de grande movimento, a prefeitura está reorganizando o trânsito em diversas localidades. Duas importantes ruas no centro tornaram-se mão única no último mês e conquistaram a aprovação da população. Uma delas, a Rua José Maria Coelho, passou a ser usada em único sentido para Irmãos Guinle. Já a Rua Mesquita, que fica no bairro São Roque, passou a ser mão única, a partir da Estrada dos Caramujos até a Rua Paracambi. A intenção da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Semusttran) é que o fluxo acompanhe o crescimento da cidade.

O secretário da pasta, Capitão Elias José, destaca que as vias que passaram a ser mão única também adotaram uma nova regra importante, a proibição de estacionar do lado esquerdo da rua. “A rua José Maria Coelho tem uma questão muito séria que são os caminhões que precisam, todos os dias, transitar e descarregar produtos a serem comercializados em um supermercado com o seu estacionamento e depósito localizado na via. Os carros estacionados dificultam e até impedem a sua manobra”, alerta o secretário. O estacionamento de veículos, automotores e ciclomotores, só pode ser feito do lado direito da via e no sentido Avenida Irmãos Guinle, ficando o lado esquerdo apenas para carga e descarga. Os veículos pesados com destino ao galpão do supermercado devem acessa-lo pela Rua Alcindo Bulhões Paes.

A medida executada pela secretaria entrou em vigor a pouco mais de um mês e a população aprovou sem resistência. O motorista há mais de 30 anos, Francisco Carlos, trabalha para uma empresa de bebidas que faz entregas semanalmente no supermercado e diz que a medida só beneficiou quem transita por lá. “Constantemente tinha problemas para fazer as manobras e a transformação para mão única acabou com esta dor de cabeça. Mas ainda tem ‘engraçadinhos’ entrando na mão errada, que perecem ignorar o novo emplacamento e os guardas que permaneceram orientando aqui nas primeiras semanas”, destacou. 

Tomógrafo Móvel oferece exames em Queimados

Serviço gratuito vai ficar na Praça dos Eucaliptos, no Centro, até o dia 25

Com o objetivo de atender regiões em que não há exames de tomografia na rede pública de saúde, o Tomógrafo Móvel fez uma parada no município de Queimados. A unidade computadorizada vai atender até o dia 25 de abril, na Praça dos Eucaliptos, no Centro. Os atendimentos gratuitos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e aos sábados, das 8h às 15h. Em um ambiente climatizado com televisão e água para recepção dos pacientes, o tomógrafo itinerante foi instalado em um caminhão contêiner com capacidade para fazer 60 exames por dia, através de agendamento prévio.


Para a secretária municipal de Saúde, Drª Fátima Cristina, a chegada da tomógrafo móvel é reflexo da parceria com o Governo do Estado para beneficiar à população. “Graças à parceria com o Estado trouxemos mais uma vez o Tomógrafo Móvel para nossa cidade. Com isso, vamos conseguir suprir a demanda de pacientes que necessitam fazer exames de crânio, cervical, abdômen, tórax, entre outros. O prefeito Max Lemos têm trabalhado todos os dias para trazer ações como essa para a população. E o objetivo é um só: Cuidar ainda mais das pessoas!”, disse.  


Os interessados em fazer a tomografia devem procurar uma unidade de saúde básica mais próxima para fazer o pedido, através do Sistema Único de Saúde (SUS), e encaminhá-lo até a Central de Marcação de Exames, que fica no Centro Especializado de Tratamento de Hipertensão e Diabetes – CETHID (Rua Onze, s/nº - Vila Pacaembú). O tempo médio para realização das tomografias é de 10 a 15 minutos.  

Resultados dos exames saem até 15 dias úteis    

Foi o caso da aposentada Eliza da Silva, de 78 anos, que após ser atropelada por uma motocicleta há oito anos faz os exames de cervical e lombar regularmente para acompanhar a evolução do seu tratamento. “Acho ótimo poder contar com esse serviço ainda mais sendo de graça. Não foi fácil conseguir fazer o exame de tomografia nos hospitais públicos. Já tinha feito aqui no ano passado e meu médico solicitou que fizesse mais uma vez para acompanhar meu tratamento da coluna”, comentou.  
 
O agendamento dos exames é feito pela própria Secretaria Municipal de Saúde, que informa ao paciente da data e o horário. No dia do exame, os pacientes devem apresentar comprovante de residência, identidade, carteira do SUS e pedido clínico solicitado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos médicos ficam prontos e podem ser retirados no próprio CETHID.

Queimados recebe torneio de Judô da Baixada

TEXTO: Leandro Machado - FOTOS: Willian Wallace
Queimados se vestirá de quimono e apertará forte a faixa na cintura neste fim de semana. Isso porque o município recebe neste domingo (19), a partir das 8h, no Ginásio Poliesportivo Municipal Metodista (Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu), o Torneio de Abertura do Núcleo Regional de Judô da Baixada Fluminense. Serão cerca de 400 atletas divididos em oito categorias, com competidores a partir de seis anos de idade.  O evento é promovido pelo Núcleo Regional da FJERJ (Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro).

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Queimados, Professor Luiz Carlos Monteiro, fala sobre a cidade hospedar mais um grande evento esportivo: “É uma honra sediar uma competição deste porte, por isso através do nosso Prefeito Max Lemos damos toda a estrutura necessária para a realização da atividade. Isso faz com que a cada dia aumente o interesse das pessoas pela prática do judô. O objetivo de realizar o campeonato na cidade é proporcionar disputas saudáveis com o intuito de incentivar os nossos jovens para serem campeões no esporte e na vida”, finalizou.
Os alunos da Vila Olímpica de Queimados vão participar da competição e vão lutar com todas as forças para que o máximo de medalhas fiquem na cidade anfitriã. Os professores Ricardo Santos e Iara Carita estão confiantes em bons resultados. Para Iara, os treinamentos constantes e o bom rendimento em outras competições podem fazer o diferencial para os queimadenses: “Nós estamos treinando bem e tem dado certo. Vamos receber os melhores judocas da Baixada em nossa casa e vamos brigar pelas primeiras colocações”, disse. 

segunda-feira, 13 de abril de 2015

População de Queimados ganha mais uma Clínica da Família

Texto: Bruno Anacleto | Fotos: Luiz Ambrósio-PMQ

Unidade básica pode chegar a atender 10.500 pessoas por mês

Os moradores do bairro Eldorado têm motivos para comemorar. Além de poder contar com os futuros condomínios residenciais do programa “Minha Casa, Minha Vida” que terão 1.892 unidades habitacionais, agora, o bairro também ganha uma Clínica da Família. Inaugurada nesta sexta-feira, dia 11, a Clinica Miguel Luiz de Carvalho – homenagem a um dos emancipadores da cidade – terá capacidade para atender 7 mil pessoas por mês e pode chegar até 10.500 com a adição de mais uma equipe de saúde básica. Sob os moldes de ESFs (Estratégia de Saúde da Família), a unidade vai contar com duas equipes contendo cada uma: um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista com um auxiliar e mais sete agentes comunitários de saúde que irão realizar os atendimentos domiciliares.

A clínica é a segunda instalada na cidade, sendo a primeira no bairro São Jorge. E como toda unidade deste modelo serão oferecidos serviços básicos que trabalham de forma preventiva a saúde dos pacientes. O prédio de 320 mil m² conta com todos os ambientes climatizados tendo consultórios odontológicos, sala de descontaminação, sala de imunização, sala de curativos, sala para exames pré-natal, exames laboratoriais, além de banheiros adaptados para pessoas com deficiência física. Com investimento quase R$ 600 mil, a unidade vai beneficiar diretamente os atuais moradores do bairro e os futuros moradores das quase 2 mil unidades habitacionais na mesma região.  

Com a presença da população local e autoridades municipais, o prefeito de Queimados, Max Lemos, falou sobre os investimentos feitos na área da saúde e adiantou que mais 12 unidades de saúde serão entregues à população. “Mesmo com crise econômica que o país atravessa, estamos colhendo os bons frutos do nosso trabalho. Fizemos um planejamento para essa cidade ao longo desses anos. Primeiro fizemos obras de infraestrutura e, agora, nesse segundo momento estamos investindo na saúde para dar mais qualidade de vida à população. A prova disso é que até o final deste ano vamos inaugurar mais 10 unidades básicas de saúde, uma Clínica da Mulher, no bairro Fanchem, e um Centro Médico, no bairro Belmonte, que terá quatro especialidades: cardiologia, dermatologia, ginecologia e pediatria”, comentou.

Aumento da rede de atenção básica

De acordo com a secretária de municipal de Saúde, Drª Fátima Cristina, o maior objetivo das Clínicas da Família é aumentar a cobertura da rede de atenção básica do município, além de trabalhar a saúde preventiva dos pacientes. “Nossa meta é passar de 28% para 70% de cobertura da rede de atenção básica. E isso será possível com a entrega de mais 10 unidades básicas de saúde até o final do ano. A saúde preventiva é importante para evitar que casos clínicos não se agravem. Isso será feito com acompanhamento dos 14 agentes comunitários, que vão fazer visitas domiciliares constantes”, falou.  

Estiveram presentes na inauguração: Presidente da Câmara Municipal, Milton Campos, o líder de governo, professor Nilton Moreira, os vereadores Adriano Murie, Getúlio do Tutu, Marcelo Picciani, Jairinho, Lúcio Mauro, Martchello Fuli, Léo Guerra, Careca, Antônio Almeida e Elton Teixeira. Também estiveram no evento o ex-secretário de Saúde, Ismael Lopes e os familiares do Miguel Luiz de Carvalho, que deu o nome a Clínica da Família. 
 

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Agricultura Familiar sem atravessador em Queimados

Feira da Roça atrai consumidores com produtos orgânicos

Texto: Camila de Paula | Fotos: Ailton Tinho

Em Queimados, na Baixada Fluminense, quinta-feira é dia de feira orgânica. Para promover o escoamento e produção autossustentável de agricultura familiar no município, a Prefeitura organiza a Feira da Roça, que evita a comercialização através de atravessadores e apresenta à população produtos agroecológicos a preços competitivos. Montada na Rua Elói Teixeira, junto à rampa de acesso da estação ferroviária, no Centro, às quintas-feiras, das 8h às 13h, a Feira da Roça é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (SEDRAG) e desenvolvida através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca e apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Wilson Sampaio Junior, os produtores rurais que participam do projeto também levam a iniciativa de produção agroecológica para fora da Baixada Fluminense. “A ação é uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de janeiro (CREA-RJ), agricultores comercializam na sede da entidade, no Centro do Rio, os mesmos produtos, com apoio logístico da SEDRAG. É outra fonte de escoamento, mas temos novos planos de escoamento no município, inclusive com a criação de uma feira itinerante”, afirmou o secretário. Atualmente, 25 agricultores participam do projeto, através da Associação da Feira da Roça de Queimados (AFERQ).

Na feira, criada em 2011, são encontrados doces e pães caseiros, mel, pólen, xaropes caseiros, frutas, legumes, verduras e demais produtos diretos da roça. A população mostra, toda semana, a preferência por hábitos saudáveis e alimentos sem agrotóxicos, acabando com os estoques logo cedo. Para a costureira, Denise Amaral, é lugar para comprar mel e os legumes da semana. “O mel daqui é diferente de qualquer lugar, não tem comparação em relação à qualidade, os legumes duram a semana toda na geladeira. Eu sei que coisa natural de verdade é sempre mais saudável”, expõe. 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Limpeza e iluminação de ruas em Vila Central em Queimados

Prefeitura realiza melhorias no bairro

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança
Durante muitos anos, os moradores do bairro Vila Central em Queimados sofriam com a falta de serviços públicos essenciais para garantir a qualidade de vida da população. Localizado na região periférica, fazendo fronteira com Japeri (Engenheiro Pedreira), o bairro, além de distante, era considerado “esquecido” pelo Governo Municipal. A Prefeitura passou um mês realizando diversas melhorias no local, entre elas, limpeza e abertura de ruas, iluminação, patrolamento e motonivelamento em todo o bairro. Nas últimas semanas, só em matérias de iluminação, 85 pontos foram acertados e todas as ruas passaram por vistorias, 6 delas estavam totalmente fechadas por matagal e foram abertas e largueadas. No último ano, a localidade também recebeu diversas frentes de obras de drenagem, pavimentação e saneamento.

Para que o trabalho seja realizado no local, foi preciso cerca de um mês de trabalho por mais de 10 homens e 2 caminhões Patrol, 1 retroescavadeira, uma motoniveladora  e mais 1 caminhão para a equipe de iluminação. De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Rogério Brandi, todas as ruas que não receberam asfalto passaram por uma inspeção e revisão de serviços neste último mês. “Foram arrumados 85 pontos em iluminação e, apenas na primeira semana, seis ruas que estavam completamente fechadas por matagal foram abertas. Além das obras grandes de asfalto e drenagem de rio que aconteceram aqui, é importante complementar o trabalho contemplando todo o bairro”, destaca Brandi.

No fim do ano passado, mais de 10 ruas foram asfaltadas, incluindo a Avenida Berna. A via é um dos principais meios de ligação do município a Engenheiro Pedreira (Japeri), beirando a linha férrea. O asfalto teve mais de 2 quilômetros e beneficiou mais de quatro mil moradores. As obras de infraestrutura incluem, ainda, a pavimentação das Ruas Marselha, Moscou, Dublin, Belgrado, Madrid, Atenas, Possadas, Estocolmo, entre outras. 

Para o secretário municipal de Obras, Elerson Alves, o principal benefício gerado pela obra é o desenvolvimento da região. “Tudo isso que está acontecendo aqui traz desenvolvimento para essa região. Estamos atendendo a uma determinação do Prefeito Max Lemos, de cuidar das pessoas”, frisou o secretário. O empresário Walter Trajano Alves, de 33 anos, comemora: "Sou grato aos secretários por chegarem aqui e ao prefeito, apenas eles vieram fazer tanta coisa aqui, estávamos esquecidos", afirma o morador.