quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Programa 'Limpa-Rio" já transformou mais de sete quilômetros de rios em Queimados

Executada graças à parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, iniciativa atua no Rio Camorim esta semana

André Uchôa - Mesmo com a chegada da pandemia do novo coronavírus, as ações de limpeza e desassoreamento de rios e córregos de Queimados, na Baixada Fluminense, continuam a todo vapor. Desde a última semana, técnicos do programa ‘Limpa Rio’ estão realizando as ações necessárias no Rio Camarim. Para reforçar os trabalhos estão sendo utilizadas retroescavadeiras e caminhões.

Os serviços de limpeza nestes locais estão sendo possíveis graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura de Queimados com o Governo do Estado, através do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Desde o início do programa na cidade, quatros dos principais rios foram atendidos, beneficiando uma extensão de mais de 7 quilômetros.

Prevenção é a palavra chave, como destaca o prefeito da cidade Carlos Vilela. “Nosso principal objetivo com o programa é evitar que nos períodos com grande volume de chuvas as famílias que residem próximos aos rios sejam impactadas. Com isso, o trabalho do Inea é extremamente importante para evitar desastres para nossa cidade, como as enchentes”, enfatiza o gestor público.

Além do Camorim, outros rios da cidade já receberam os maquinários do Inea, como: Quebra Coco, Queimados e Abel (em dois trechos). De acordo com o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Rogério Brandi, outros rios da cidade também receberão intervenções do programa.

“Vamos solicitar, em breve, que o Inea continue realizando essa ação em outros rios da cidade. Essas intervenções são necessárias para evitar inundações e a proliferação de vetores. É importante que a população se conscientize e não jogue lixo nos rios, mas infelizmente isso ainda acontece. Precisamos de todos para manter a cidade limpa e segura”, enfatiza. 

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos também promove ações de limpeza, desentupimento de ralos e bueiros, retirada de entulho, entre outros. Para solicitar alguma dessas intervenções, basta entrar em contato pelo e-mail semconsesp@queimados.rj.gov.br ou pelo telefone 2665-1966. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Félix, 1551, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.