quarta-feira, 13 de março de 2013

Jovens de Queimados metem a mão na massa na busca por qualificação profissional no Senai

Após o curso do Senai, estudantes serão aproveitados no programa “Jovem Aprendiz” da Piraquê 

Queimados está focado em preparar seus jovens para o mercado de trabalho. As secretarias municipais de Trabalho e Renda e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Senai, proporcionou que jovens tenham a oportunidade de participar de cursos de confecção de bolos, tortas e pães. Nesta terça-feira, dia 12, mais de 50 estudantes fizeram uma avaliação de conhecimento, nas áreas de matemática e português além de participarem da palestra com a coordenadora pedagógica do Senai, Luciana Vieira Santos, na unidade da Tijuca.

A coordenadora falou sobre a instituição e a metodologia de ensino nos cursos profissionalizantes. Sendo aprovados, os jovens vão participar de cursos de padeiro e confeiteiro, na própria unidade Senai-Tijuca. O curso é destinado para jovens entre 18 e 22 anos, que tenham concluído o 9º ano do ensino fundamental. Os estudantes irão receber uma bolsa auxílio de acordo com a carga horária total dos cursos que chega até 800 horas com duração de dois anos.   

Jovens metem a mão na massa

O objetivo é que os jovens sejam qualificados para suprir a demanda de mão de obra de fábricas e empresas instaladas ou em fase de instalação no Distrito Industrial de Queimados. Através de uma parceria com a empresa de alimentos, Piraquê, ao término do curso os estudantes serão aproveitados no programa “Jovem Aprendiz” da empresa, conhecida por produzir biscoitos e massas.  

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Antônio Chrispe, o Tuninho Vira Virou, que acompanhou desde as inscrições dos alunos até as provas de conhecimento ressaltou a importância de qualificar para empregar os jovens da cidade. “Queremos preparar nossos jovens para o mercado. E o melhor, outras parcerias com empresas do Distrito vão surgir e elas vão precisar de mão de obra qualificada. Daí a importância de prepará-los para que sejam empregados”, contou o secretário. “Antes da prova, o prefeito Max Lemos enviou uma mensagem de apoio e estímulo aos nossos jovens. Desejou boa sorte e torceu por todos”, completou Tuninho Vira Virou.    

A Piraquê é mais uma indústria que vai instalar sua operação no Distrito Industrial. De acordo com a empresa, a previsão é que as atividades comecem até 2015 e o quadro de funcionários no setor de produção seja composto por moradores da região. Atualmente, Queimados possui 40 indústrias, sendo 22 instaladas e 18 em fase de implantação.

Sonho do primeiro emprego

Mesmo nervosa, Alanna Novaes do Reis, de 17 anos, considerou que se saiu bem na prova e também elogiou a iniciativa da Prefeitura de Queimados por pensar no futuro profissional dos jovens da cidade. “Acho que me sai bem na prova mesmo com todo meu nervosismo. Essa é uma ótima oportunidade para nós que buscamos o primeiro emprego. Quero me qualificar e ser um excelente profissional”, comentou Allana depois da prova. 

3 comentários:

  1. MEU FILHO NEM FOI CHAMADO PORQUE?

    ResponderExcluir
  2. Alanna nem passou na prova! :/

    ResponderExcluir
  3. Como eu faço para escrever minha filha. 18 anos ele quer fazer curso de confeitaria.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.