segunda-feira, 4 de março de 2013

Queimados amplia serviço de coleta do Teste do Pezinho


A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados vai promover, a partir do dia 15 de março, a descentralização da Triagem Neonatal, mais conhecida como Teste do Pezinho que consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar de recém-nascidos. O exame é gratuito e deve ser feito preferencialmente do 3º ao 5º dia de vida da criança. Atualmente a coleta poderá ser realizada às terças e sextas feiras das 8h às 11h:30 no Centro Médico da Pedreira; e às segundas, quartas e quintas-feiras, no mesmo horário, na Sede da Vigilância em Saúde.

Do dia 15 em diante, a população terá acesso ao serviço em mais dez pontos: na Unidade Básica de Saúde Belmira Vargas e nas unidades de Estratégia da Saúde da Família da Vila Americana, Valdariosa, Santo Expedito, Vila Central, Jardim Queimados, Belmonte, Jardim da Fonte, Tricampeão e Inconfidência.

Prefeito Max Lemos e Secretária de Saúde Dr.ª Fátima
Direito garantido por lei federal, o Teste do Pezinho, segundo a Secretária de Saúde de Queimados, Dr.ª Fátima, pode evitar doenças graves e que podem levar a morte. “O exame é de suma importância para o diagnóstico precoce de doenças graves e que podem proporcionar a diminuição ou eliminação de lesões irreversíveis, como retardo mental, deficiências físicas e até o óbito,” lembrou. 




Endereços e telefones das UBS

Doenças diagnosticadas pelo Teste do Pezinho

Fenilcetonúria - Doença hereditária que pode levar ao atraso no desenvolvimento neuro psicomotor, deficiência mental, comportamento agitado ou padrão autista e convulsão.

Hipotireoidismo Congênito - Doença hereditária que se não tratada precocemente compromete seriamente o crescimento e o desenvolvimento mental.

Doença Falciforme - Provoca alterações na hemoglobina.  Exemplo: doença falciforme, que causa anemia, crise de dor, infartos teciduais, acidente vascular cerebral (AVC) e aumento de risco de infecções.

Fibrose Cística - Doença hereditária que afeta principalmente pulmões e pâncreas. Crianças com essa doença evoluem com muitas complicações pulmonares e frequentes internações hospitalares.

Créditos das fotos:
01 – Pezinho www.httpheridamc.wordpress.com
02 – Prefeito Max e Secretária – Dine Estela




4 comentários:

  1. Belo passo, mas para garantir o acesso efetivo das crianças ao teste do pezinho, o mesmo deve ser oferecido todos os dias de 8 às 17h. A Secretaria de Saúde deve ampliar oa cesso da população aos serviços essenciais.Espero que também sejam ampliados os horários para vacinação, principalmente da BCG. Vale lembrar que o acesso é um dos atributos da atenção básica. Vide a PNAB 2011

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. O teste do pezinho e as vacinas tem que ser disponibilizados todos os dias de 8 as 17:00. Já cansei de perder viagem por não ir nos dias e horários estipulados.
      Aliás, eu não entendo porque o horário de funcionamento dos postos é até as 17:00 hs, se a partir das 16:00hs não se consegue fazer mais nada, pois os funcionários nesse horário mandam vc voltar no outro dia... ficam todos a toa esperando dar o horário de sair.

      Excluir
  2. sebastião f, dá silva4 de março de 2013 às 05:58

    teste de pe tem que ser feito na maternida logo no nacimento sr..

    ResponderExcluir
  3. minha filha nasceu na maternidade de Queimados, dois dias depois de nascer fiz o teste do pezinho, mas nos dias de buscar sempre havia uma desculpa de q ñ tinha ficado pronto ainda, mandavam ir em outro dia, e assim se arrastou ate me comunicarem de que havia sido perdido, extraviado,enfim me comunicaram que sumiu...Isso ja tem 4 anos

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.