terça-feira, 13 de julho de 2010

Obras de condomínio popular estão a todo vapor

Está previsto para outubro a entrega das primeiras 500 unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do conjunto Habitacional Valdariosa, em Queimados, que compreende 1.500 apartamentos. O empreendimento é destinado às famílias com renda mensal de até três salários mínimos e é o maior projeto do programa voltado para essa faixa de renda na Baixada Fluminense. A construção, a cargo da empresa Bairro Novo, empresa da Odebrecht Realizações Imobiliárias, foi iniciada em fevereiro de 2010 e tem três fases – cada fase compreende a construção de 500 unidades. A primeira fase será concluída em outubro, a segunda em dezembro e a terceira em abril de 2011. O investimento é de R$ 72,8 milhões.

Ao todo serão construídos 75 prédios de cinco andares com quatro unidades por andar. As unidades habitacionais têm 41,25 m2. Na construção será usado o conceito arquitetônico do arquiteto Roberto Candusso, que possui atributos antes só usados em empreendimentos para pessoas com maior poder aquisitivo. O condomínio prevê apartamentos de sala e dois quartos, infraestrutura de lazer, como espaço gourmet, pista de caminhada, quadra esportiva e equipamentos para ginástica ao ar livre e estacionamentos.

Outro diferencial do projeto é o número de apartamentos destinados aos portadores de necessidades especiais. O projeto prevê que um por cento de todas as unidades habitacionais sejam destinadas à portadores de necessidades especiais. No conjunto do Valdariosa 24 apartamentos serão para essa população, ou seja, a cada 500 apartamentos construídos, oito serão adaptados. Os apartamentos especiais serão construídos no térreo, e terão 45,77 metros quadrados, acessibilidade total, além de vagas para estacionamento.

Em Queimados mais de sete mil pessoas já se inscreveram para o programa “Minha Casa, Minha Vida”. A Prefeitura do município já tem projeto e licença para construir mais 3.633 unidades habitacionais que aguardam aprovação da Caixa Econômica Federal para a assinatura de contrato para construção. Além de ceder o espaço para erguer as unidades, a Prefeitura de Queimados também fará toda a drenagem, pavimentação, urbanização e iluminação no entorno da construção.

Segundo o prefeito Max Rodrigues Lemos, o município se empenhou bastante na elaboração de projetos habitacionais com a finalidade de diminuir o déficit habitacional na cidade, além de retirar famílias carentes de áreas de risco. “Logo no início do governo determinei que fossem realizados projetos para a construção de unidades habitacionais e, por isso, fomos o primeiro da Baixada a ter o convênio assinado. No Censo realizado pelo IBGE em 2000, o déficit de unidades habitacionais na cidade girava em torno de três mil. Claro que nossa realidade hoje é bem diferente. Então, precisamos diminuir esse déficit, além de dar mais qualidade de vida aos moradores”, afirmou Max Lemos.

Método construtivo diferenciado garante escala e baixo custo

A Bairro Novo trouxe para o país um modelo inovador de construção, que utiliza formas de alumínio para moldar casas que não levam tijolos, e sim concreto, num processo que permite a construção de seis unidades em cerca de cinco dias, já com previsão para a parte elétrica e hidráulica, preparação para telefone, antena, TV a cabo e internet.

Os empreendimentos seguem o conceito de bairro planejado, com infraestrutura urbana total – ruas pavimentadas, sinalizadas e iluminadas, redes de água e esgoto –, além de lazer, comércio, serviços, transporte público e segurança, em que todos os detalhes são pensados para manter o conceito do projeto e a qualidade de vida dos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.