quinta-feira, 29 de julho de 2010

Queimados tem palestra preventiva sobre Gripe A

Unindo esforços, as Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura de Queimados realizaram nesta quarta-feira, 28 de julho, uma palestra preventiva sobre a Influenza A (H1N1) no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha. O encontro foi direcionado para o público rural, agentes municipais e funcionários do Programa de Saúde da Família.


O evento teve como objetivo explicar o combate e prevenção da doença. Os responsáveis por essas informações foram o médico veterinário da EMATER e um técnico da área, José Glauno Pereira e Wellington Carius Machado. Além da H1N1, conhecida popularmente como gripe suína, os palestrantes explicaram também o que é a H5N5, ou gripe aviária.

O diretor municipal de Vigilância Sanitária de Queimados, Flávio Luiz Corrêa, afirmou que esse tipo de encontro é essencial para o município. “Quando nos reunimos para saber mais do assunto e discutir isso com a população, tudo fica mais esclarecido. Essa palestra evitará com que Queimados tenha algum problema futuro com a doença. Assim nossa área rural ficará prevenida”, ressaltou o diretor.

Segundo o veterinário da EMATER, José Glauno Pereira, a doença chega ao Brasil por meio de aves migratórias. “O animal suíno do nosso país não tem essa doença em seus genes. O vírus chega aqui por meio de aves silvestres ou as que migram do Brasil. A H1N1 não é uma gripe própria do porco e até chegar aos seres humanos passa por alguns processos. Nosso objetivo aqui é explicar o que fazer para que a doença não chegue ao município”, frisou o veterinário.

Durante o encontro os presentes receberam um material explicativo de como combater o vírus e demais endemias relacionadas. Ao final da palestra, um debate foi aberto para que os participantes pudessem esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.