quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Agricultores participam de oficina de Qualidade Rural em Queimados

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados, em parceria com o Sebrae/RJ, realizou nesta quarta-feira, 30 de setembro, uma oficina gratuita de Qualidade Rural para 30 produtores rurais da região. Realizado no auditório da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania (Rua Otília, n° 1.504, Vila do Tinguá), o curso teve o objetivo de ensinar aos agricultores como evitar desperdícios, reduzir custos, melhorar a qualidade de vida e diminuir riscos de acidentes.

No encontro, os participantes aprenderam sobre o conceito japonês denominado 5S, através de dinâmicas de grupo, e sua aplicação em atividades agrícolas. A sigla 5S trata-se das iniciais de cinco palavras japonesas: seiri (utilização), seiton (ordenação), seisou (limpeza), seiketsu (saúde) e shitsuke (autodisciplina). Pensando na melhoria da qualidade de vida e produção dos agricultores, a oficina também abordou temas como organização, limpeza, saúde e utilidade de espaço.

Segundo a palestrante do Sebrae/RJ e consultora em planejamento estratégico, Marlize Porto, depois que as pessoas participam da oficina elas já começam a colocar em prática o método 5S, tanto no trabalho quanto em casa. “Depois da oficina, os produtores rurais aprendem como dar utilidade e destino às ferramentas de trabalho que antes ocupavam espaços desnecessários, por exemplo. Eles ainda aprendem como utilizar o espaço, planejar a rotina de trabalho e, principalmente, reduzir custos e tempo nas atividades agrícolas”, explicou.

Na indústria japonesa, o conceito 5S é utilizado para liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar a rotina de trabalho e localizar recursos disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.