terça-feira, 28 de setembro de 2010

Alunos de Queimados participam dos Jogos para Pessoas Especiais

A Prefeitura de Queimados, através das secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Educação, realizou nesta terça-feira, dia 28 de setembro, a segunda edição dos Jogos para Pessoas Especiais de Queimados (JOPEQ 2010). O evento esportivo, que aconteceu no Ginásio da Escola Municipal Metodista, reuniu centenas de alunos portadores de deficiência física, auditiva, visual e intelectual da rede municipal de ensino.
Os atletas competiram em diversas modalidades como salto em distância sem corrida, chute a gol, zigue-zague livre, zigue-zague com parceiro, bola ao arco, bola ao alvo, lançamento de saco de areia, bola ao cesto e circuito (arco, zigue-zague, corda suspensa e chute a gol), entre outras. Para o estudante e portador de ataxia de Friedrich – doença que provoca a deterioração das fibras nervosas da medula espinhal responsáveis pela coordenação motora –, André Luiz Contreras, de 29 anos, os jogos são um estímulo a mais para outros como ele que desejam praticar esportes.

“Quando vejo outras pessoas como eu jogando, brincando e participando das atividades, isso faz com que me sinta capaz de competir também. Estou feliz de ver que ainda existem pessoas que se preocupam com os portadores de deficiência”, comentou André Contreras, que começou a apresentar sintomas da rara doença degenerativa a partir dos 13 anos.

Segundo a mãe de André e professora, Lindinalva Contreras, a ataxia que afetou o filho era tão rara que foi preciso mais de uma junta médica para diagnosticar a doença. “A ataxia atingiu toda coordenação motora, começando primeiro pelas pernas e, depois, chegando até os braços”, contou a professora. Quando perguntada sobre as dificuldades enfrentadas devido à locomoção do filho, Lindinalva é bem direta: “Infelizmente, nossa sociedade ainda não está preparada para acolher pessoas como o meu filho. Eles são tão normais quanto nós”, frisou.

Além das escolas municipais, também participaram do encontro a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Excepcionais (APAE) do município e demais instituições de ensino público e particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.