quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mais de 150 alunos de Queimados aprenderam técnicas de primeiros socorros com o Projeto Samuzinho

Mostrar aos alunos das redes estadual e municipal de ensino como funciona a unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), alertar sobre os prejuízos provocados pelos trotes e ensinar técnicas de primeiros socorros. Estes são os objetivos do Projeto Samuzinho, em Queimados. Implantado pela primeira vez na Escola Estadual São João, no final do mês de agosto, o projeto foi nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, até a Escola Estadual Dom Bosco, no bairro Valdariosa.

Na ocasião, a equipe de emergência do SAMU de Queimados demonstrou para mais de 150 alunos, divididos em três turmas, como proceder em casos de atropelamentos, fraturas, convulsões e choques elétricos. Durante a aula, os alunos ainda aprenderam técnicas de salvamento como massagem cardiopulmonar, desobstrução das vias áreas, respiração boca a boca, entre outras.

O projeto, que foi implantado pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro, em Queimados, pretende visitar todas as escolas públicas do município e atingir alunos do 1º ao 7° ano do Ensino fundamental.

Segundo com o aluno do 7º ano, Wallace Domingos, de 14 anos, é a primeira vez que vê de perto técnicas de primeiros socorros. “Nunca tive a chance de ver uma equipe de emergência trabalhando. É muito legal. Acredito que depois dessa aula, já vou saber o que fazer quando alguém se acidentar aqui na minha escola”, comentou o estudante que ainda participou de uma simulação de imobilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.