sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ESF do bairro Santa Rosa realiza festa em comemoração ao Dia das Crianças

Adiantando a comemoração do Dia das Crianças, 12 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados, através da Coordenadoria Geral do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), promoveu nesta sexta-feira, 08 de outubro, uma festa para mais de 200 crianças na unidade de Saúde da Família do bairro Santa Rosa. Na ocasião, a garotada participou de diversas brincadeiras como corridas de saco, da colher, dança da cadeira, pique-pega, campeonato de futebol e demais atividades de recreação e lazer.

Seguindo a tradição das festas infantis, não faltaram guloseimas para os pequenos, que incluiu doces, bolos, refrigerantes, pipoca, picolé e cachorro-quente. Mas nem tudo foi só brincadeira. Durante a festa, houve também distribuição de roupas e brinquedos adquiridos através de uma doação dos próprios profissionais de saúde do ESF e demais secretarias.

Segundo a coordenadora do programa ESF de Queimados, Michele Mendes, as ações são planejadas e definidas uma vez por mês com o objetivo de promover o bem estar e aumento da qualidade dos moradores da região. “Todo mês realizamos uma reunião com os coordenadores das nove unidades de Saúde da Família para definirmos as festas temáticas. Em outubro, é a vez do Dia das Crianças”, explicou Michele Mendes.

Ao final, ainda foi sorteada uma bicicleta aro 20. As comemorações de Dia das Crianças serão realizadas em todos ESFs da cidade e só terminarão no fim do mês.

De acordo com a Coordenação da unidade de Saúde da Família do bairro Santa Rosa, mais de 1.500 famílias são atendidas por mês. Entre os problemas freqüentes de saúde, estão incluídos: alcoolismo, desnutrição e doenças crônicas. Uma unidade ESF tem o objetivo de promover ações de saúde e atuar de forma preventiva contra doenças através visitas domiciliares aos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.