quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Queimados recebe palestra de prevenção sobre Zoonoses

Em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Queimados recebeu nesta quarta-feira, 14 de setembro, o Ciclo de Palestras sobre Zoonoses com destaque na doença Brucelose. O evento aconteceu no auditório do Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID).

Produtores rurais, agentes da Vigilância Sanitária, da Vigilância Epidemiologia e da Secretaria Municipal de Saúde, participaram da palestra que tem principal objetivo conscientização sobre a importância da prevenção da Brucelose com vacinação nas fêmeas. A Brucelose é uma bactéria zoonosa, ou seja, que é transmissível do animal para o homem, que pode ser contraída através através do leite e derivados não pasteurizados e contato direto com o animal, causando infertilidade ao homem, inflamação nas articulações e outras doenças mais graves.

O zootecnista da Secretaria Municipal de Agricultura, Tarcísio Moura, explica que a Brucelose é umas das doenças transmissíveis mais perigosas que existe. “Há uma pesquisa pelo Ministério da Agricultura que a cada quatro propriedades no Brasil, uma tem a Brucelose e é por isso que Queimados está recebendo esta palestra para conscientizar os nossos produtores rurais que a prevenção é de extrema importância. Estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas”, ressalta Tarcísio.

Segundo o agente do Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, Julio Cicarino, a educação sanitária é importante para o bem estar animal e para saúde pública. “A educação sanitária é essencial, pois assim conscientizamos os produtores rurais que vacinar e ter algumas precações são primordiais para a qualidade rural e de saúde humana. A vacina contra Brucelose é obrigatória, mas infelizmente existem alguns pequenos produtores que não investem nela, por isso estamos aqui para erradicar essas atitudes”, frisou o agente.

O responsável pelas palestras é o Professor Adjunto de Doenças Infecciosas e Defesa Sanitária do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da UFRRJ, Clayton Gitti. O Ciclo de Palestras sobre Zoonoses deu início no município de Seropédica, passou por Queimados e seguirá para Japeri com encerramento em Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.