segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

I Festival de Pipas coloriu o céu de Queimados

O céu de Queimados ficou mais colorido neste domingo, 11 de dezembro, com o I Festival de Pipas, realizado na Vila Olímpica. Mais de 1000 crianças com suas famílias participaram do evento, mais um resultado da parceria de sucesso entre as Secretarias Municipais de Educação e Esporte e Lazer. O evento teve como regras principais para a participação: a não utilização de cerol e não soltar pipas próximo a redes elétricas.

Além da competição entre os pipeiros, a criançada se divertiu com os brinquedos e oficinas de montagem de pipas, maquiagem, bijouteria e tatuagem. Mais de 1000 pipas foram distribuídas gratuitamente para a molecada brincar ao longo de todo o encontro. Ao total, 30 competidores levaram suas pipas para concorrerem aos lugares mais altos do pódio.

A competição foi dividida em sete categorias: Beleza, Originalidade, Centopeia, Maranhão, Raia vazada, Menor pipa e Maior Pipa. As três primeiras categorias tinham como premiação para o 1º lugar: DVD, 2º lugar: ventilador, 3º lugar: cafeteira. Nas outras, os primeiros lugares ganharam uma cafeteira, com exceção da categoria Menor Pipa, que ganhou com carretel de linha.

O organizador Max da Fonseca Cardoso, famoso Max Pipas, primeiro brasileiro a ser campeão mundial de pipas na Índia no International Raite Festival Gujarat 2010, diz que sua grande paixão sem dúvidas é colocar pipa no ar. “Trabalhei 15 anos na área de engenharia mecânica, mas larguei pra trabalhar somente com pipas, minha maior paixão é essa brincadeira. Lembro-me que quando pequeno antes de ir à escola, eu acordava mais cedo só pra soltar pipas. Hoje me sinto realizado, principalmente em ver essa criançada se divertindo”, frisou.

O prefeito Max Lemos alertou a criançada sobre os perigos de soltar pipas sem segurança. “Todos sabem que cerol é perigoso, então não devemos usar. Soltar pipa é divertido, mas com segurança. Um bom pipeiro faz o corte sem cerol, usa somente sua habilidade e vocês devem fazer isso. Espalhem isso para seus colegas e vamos evitar também ficar próximo de rede elétrica e nada de ficar em cima da laje pra ganhar vantagem”, brincou Max.

A pipa que mais chamou atenção no evento foi a centopeia, com 70 metros de comprimento. A pipa, que leva o nome de “Dragão Oriental”, levou o primeiro lugar na categoria. Osmar Gomes de Souza, conhecido como Lico de Santa Cruz, é competidor há oito anos e leva seu filho Iago de Oliveira, que também ganhou o topo do pódio na categoria Maranhão com a pipa “Senhor e Senhora Smith”, e sua esposa Alessandra Alves, para as competições. “Toda a família é apaixonada por essa grande brincadeira”, disse Lico.



 
Os vencedores do Primeiro Festival de Pipas foram:

Categoria Originalidade
1º lugar: Equipe Tubarões Pipas com a pipa “Dragão”
2º lugar: Equipe Só Pipa com a pipa “Girafa”
3º lugar: Equipe Só Pipa com a pipa “Estrela”

Categoria Maranhão
1º lugar: Equipe Só Pipa com a pipa “Palhaço”
2º lugar: Lico de Santa Cruz com a pipa “Senhor e Senhora Smith”
3º lugar: Roberto Santos com a pipa “Flamengo”

Categoria Beleza
1° lugar: José Roberto com a pipa “Rosto de Cristo”
2º lugar: Ary com a pipa “Fada”
3º lugar: não houve competidor.

Categoria Raia Vazada
1º lugar: Equipe Dragões com a pipa “Rosto”
2º lugar: Equipe Vôo Livre com a pipa “Pinóquio Baby”
3º lugar: Equipe Vôo Livre com a pipa “Avatar”

Categoria Centopeia
1º lugar: Lico com a pipa “Dragão Oriental” de 70 metros
2º lugar: Luis do Varanda com a pipa “Dragão Rosa” de 45 metros

Categoria Maior Pipa
1º lugar: Equipe Vôo Livre com a pipa “Pião Fantasia”

Categoria Menor Pipa
1º lugar: Jhonatan Ronaldo de Mello com a pipa “Miúda” 

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.