sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Governador Sérgio Cabral e o prefeito de Queimados, Max Lemos, entregam as chaves dos 500 primeiros apartamentos do “Minha Casa, Minha Vida”

Finalmente o sonho da casa própria se tornou realidade para centenas de pessoas que antes não tinham onde morar ou viviam de aluguel em Queimados. É que nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, o governador do Estado, Sérgio Cabral, o prefeito de Queimados, Max Lemos, e representantes da Caixa Econômica Federal e do grupo Odebrecht Realizações Imobiliárias entregaram as chaves dos 500 apartamentos do Condomínio Valdariosa I (Rua Fernandino, s/nº - Valdariosa), do programa “Minha Casa, Minha Vida”, financiado pela Caixa Econômica Federal.  

A cerimônia de entrega das chaves marcou a inauguração dos primeiros apartamentos do programa federal na Baixada Fluminense destinados às famílias com renda mensal de até três salários mínimos. O empreendimento do “Minha Casa, Minha Vida” em Queimados é o maior já construído na Baixada Fluminense.

Para o prefeito de Queimados, Max Lemos, a entrega dos apartamentos marca o crescimento que o município vive atualmente e a possibilidade de dar dignidade aos moradores em ter o sonho da casa própria concretizado. “É uma honra e uma emoção muito grande ter o privilégio de governar essa cidade. Fico feliz em fazer parte de um dia tão importante na vida dessas famílias”, comentou o prefeito. 

“Pensar que muitas famílias ainda não tinham condições de obter à tão sonhada casa própria e tirá-las do aluguel é realmente uma emoção. Mesmo assim, ainda temos muito trabalho pela frente. Vamos entregar mais 500 apartamentos no próximo dia 30 e mais 500 em novembro, ou seja, mil apartamentos serão entregues até o final do ano”, anunciou Max Lemos.

No município de Queimados estão em construção mais de três mil unidades habitacionais. Destas unidades, 1.720 – 1.500 apartamentos e 220 casas – já foram concluídas e serão entregues em breve para os beneficiados. O projeto de construção dos apartamentos inclui três conjuntos habitacionais (Valdariosa I, II e III), que possuem espaço gourmet, quadra poliesportiva, área de recreação, além de apartamentos adaptados para deficientes físicos.  

Morar de aluguel já é passado para a dona de casa e deficiente visual, Shirley dos Santos, que recebeu as chaves das mãos do governador. “Depois do nascimento dos meus dois filhos, essa é com certeza umas das maiores emoções que já tive em minha vida. Só em pensar que vou sair do aluguel e ter uma casa própria é um sonho que se tornou realidade”, contou a dona de casa emocionada, que vai morar no bloco 25 e no apartamento 104, totalmente adaptado para deficientes físicos.       

Durante a entrega de uma das chaves dos apartamentos, o governador Sérgio Cabral destacou a importância do programa “Minha Casa, Minha Vida” em devolver dignidade à população. “Hoje é o dia em que devolvemos um pouco de dignidade a população. Chega de viver de aluguel. Esse empreendimento é o primeiro a ser inaugurado no estado voltado para famílias com renda de até três salários mínimos”, comentou Sérgio Cabral.

O governador agradeceu ainda a população de Queimados pela escolha do atual prefeito. “Tenho que agradecer a vocês por elegerem o prefeito Max Lemos. Ele vem trabalhando muito para o desenvolvimento dessa cidade através de parcerias com o governo do Estado”, elogiou o governador.    

Sorteio de casas populares do “Minha Casa, Minha Vida”

No dia 11 de outubro será realizado o primeiro sorteio público de 220 casas populares já construídas no bairro Belmonte, pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”. O sorteio acontecerá no Ginásio Municipal Metodista (Avenida Olímpia Silva, s/nº - Vila Pacaembú), às 18h.  

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Prefeito Max Lemos e governador Cabral entregam chaves dos 500 apartamentos do Valdariosa

As chaves dos primeiros 500 apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, para quem recebe até três salários mínimos, serão entregues aos moradores nesta sexta-feira, 30 de setembro, a partir das 10h. A cerimônia de entrega acontecerá no Condomínio Valdariosa I, na Rua Fernandino, s/nº, no bairro Valdariosa, e contará com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, e do superintendente regional da Caixa Econômica, Claudio Martins.
No município de Queimados estão em construção mais de três mil unidades habitacionais. Destas unidades, 1.720 – 1.500 apartamentos e 220 casas – já foram concluídas e serão entregues em breve para os beneficiados.
Serviço:
Entrega das 500 primeiras chaves do Programa “Minha Casa, Minha Vida” de Queimados
Local: Condomínio Valdariosa I – Rua Fernandino, s/nº - Bairro Valdariosa
Horário: 10h

Queimados realizará II Jogos da Melhor Idade

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados realiza nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, a partir das 8h, o II Jogos de Melhor Idade na Vila Olímpica da cidade (Avenida Olímpia Silva, s/n° - Vila Pacaembu). A competição será voltada para gincanas e terá provas de caça palavras, encaixe de bambolês, circuito de cones, acerto ao alvo, entre outras atividades recreativas.

Cada equipe participante será composta por 20 pessoas. Ao final dos jogos, os melhores colocados receberão medalhas. Os jogos reunirão usuários (acima de 50 anos) dos Pólos de Atividades Físicas, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Melhor Idade e de projetos sociais ligados ao incentivo da prática de atividades físicas para terceira idade. Informações pelo telefone (21) 2665-1188.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Inconfidência recebe "Prefeitura no seu bairro"

Estreitar o relacionamento entre o poder público municipal e a população, atender reivindicações, ouvir sugestões de moradores. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Prefeitura no seu bairro”, que nesta terça-feira, 27 de setembro, esteve no bairro Inconfidência. O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, e seu secretariado estiveram das 10h às 15h, no Cras III, na Avenida Tiradentes, lote 18, quadra 12, no bairro Inconfidência, conversando com os moradores da região.
No início do encontro, o prefeito Max falou sobre as obra realizadas no bairro, que atendeu parte da comunidade, e sobre as obras que estão previstas na região. “Já organizamos parte do bairro, que recebeu obras de infraestrutura como drenagem, saneamento e pavimentação. Em breve serão iniciadas as obras que vão beneficiar a outra parte do bairro. Estamos com várias frentes de obras. Não dá para fazer tudo de uma só vez, mas não vamos deixar obras inacabadas”, ressaltou o prefeito.
Durante o “Prefeitura no seu bairro”, o bairro Inconfidência recebeu serviços de recolhimento de lixo e entulho das ruas, reparos na iluminação pública, limpeza da rede de esgoto, entre outros. Pavimentação e iluminação foram os assuntos mais abordados pelos moradores. A próxima edição está prevista para o dia 11 de outubro.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bairro São Bartolomeu recebeu Ação Comunitária neste sábado

A Prefeitura de Queimados, através de suas secretarias municipais, realizou mais uma Ação Comunitária na cidade. Desta vez, o bairro São Bartolomeu foi o escolhido para receber uma série de serviços gratuitos, em parceria com a Fundação Leão XIII,  disponibilizados à população. Neste sábado, dia 24 de setembro, quem foi à Escola Municipal Doutor Cledon Cavalcante (Estrada Rio D’ouro, nº 15 - São Bartolomeu) pôde fazer exames de sangue, teste de glicose, aferir a pressão arterial, cortar o cabelo, dar entrada na documentação para emitir a 1ª e 2ª vias de identidade, entre outros serviços gratuitos.    
      
Estudante do 7° ano do ensino fundamental, Soriane Viera, de 13 anos, teve uma boa impressão da ação, já que participava pela primeira vez. “Quando soube da ação, primeira coisa que fiz foi pegar minha certidão e correr para cá. Minha intenção mesmo é dar entrada na 1ª via da carteira de identidade, mas não vou deixar de dar um pulo na sala onde estão cortando o cabelo”, comentou a jovem entusiasmada, que aguardava na fila para ser chamada.       

Mais de mil pessoas participaram da ação, que beneficiou moradores do próprio bairro e de proximidades como São Francisco, São Jorge e Copacabana. Além dos serviços de atendimento oferecidos, a criançada também se divertiu com o pula-pula instalado no pátio da escola.

A próxima Ação Comunitária, organizada pela Secretaria Municipal de Governo, será realizada no dia 23 de outubro, das 9h às 14h, junto com a Ação Global, da TV Globo, na Vila Olímpica de Queimados (Avenida Olímpia Silva, s/n° - Vila Pacaembú). 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Queimados encerra atividades da Semana Nacional do Trânsito

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, encerrou nesta sexta-feira, 23 de setembro, na Praça Nossa Senhora da Conceição, as atividades referentes à Semana Nacional do Trânsito, que teve como tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.

Na ocasião, foi realizada uma blitz educativa na própria Praça alertando os motoristas e esclarecendo dúvidas sobre assuntos importantes como a importância da utilização do cinto de segurança. Os motoristas também receberam materiais educativos e orientações sobre a importância de respeitar o limite de velocidade, não dirigir após o consumo de bebida alcoólica e não falar ao celular enquanto estiverem dirigindo. Quem passou pelas imediações da Praça e aderiu a iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito recebeu o adesivo ícone do lema da campanha.

Para o taxista Valério Pio Pereira, que tem 60 anos de idade e 40 de profissão, a realização de campanhas como esta é a melhor maneira de manter motoristas e pedestres mais atentos ao trânsito. “É claro que existe muita gente mal educada e a campanha pode ajudar muito nesse sentido. Ás vezes a pessoa, ao ser abordada pelo agente de trânsito, tira uma dúvida ali na hora e pode evitar um acidente mais a frente”, destacou Sr.Valério, que afirmou nunca ter sido vítima de acidente de trânsito em Queimados.

Durante toda a semana foram ministradas palestras e realizadas blitz educativas nos principais pontos da cidade.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bairro São Bartolomeu recebe Ação Comunitária neste sábado

Periodicamente a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Governo, realiza Ações Comunitárias com objetivo de beneficiar as comunidades da periferia do município com diversos serviços disponibilizados gratuitamente. Neste sábado, 24 de setembro, o bairro contemplado será o Bairro São Bartolomeu. A ação acontecerá na Escola Municipal Doutor Cledon Calvacante, das 9h às 14h.

A comunidade poderá usufruir de serviços como aferição de glicose e pressão arterial, vacinação, emissão de 1º e 2º via de documentação, corte de cabelo, aplicação de flúor, entre outros. Para a diversão da criançada a Prefeitura disponibiliza diversos brinquedos e outras atrações.

A Escola Municipal Doutor Cledon Cavalcante, fica na Estrada Rio D’ouro, nº 15 - Bairro São Bartolomeu.

Queimados participará da Gincana da Baixada de 2011, promovida pela TV Globo

Com o objetivo de escolher o município que sediará o “Réveillon da Baixada 2012”, a Globo Rio promove neste sábado, dia 24 de setembro, a Gincana da Baixada, das 9h às 14h, no ginásio esportivo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica. A gincana, que reunirá alunos do ensino fundamental da rede pública (13 a 17 anos) de Queimados e demais municípios da Baixada Fluminense, terá provas como quiz cultural, batalha naval, caça palavras em jornal, coreografias de grupos, entre outras. 

As provas terão o objetivo de incentivar à prática de esportes, educação, cultura, além de dar noções de cidadania. A idéia é que as equipes compostas por 20 alunos cada trabalhem em conjunto valorizando seu município de origem. 

A cidade vencedora da Gincana poderá sediar a programação de Réveillon 2012 da Baixada, que inclui shows e atividades culturais. Para beneficiar os municípios que ainda não venceram a competição estudantil, o regulamento da Gincana prevê que o último vencedor não poderá sediar o Réveillon do ano seguinte.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Prefeitura de Queimados recebe 650 kg de alimentos doados pelo CCAA

A Prefeitura de Queimados, em parceria com o Curso de Idiomas CCAA da unidade da cidade, recebeu nesta segunda-feira, 19 de setembro, uma doação de 650 kg de alimentos, que foram recolhidas na apresentação do musical "Peter Pan", no III Festival de Inverno, no dia 13 de agosto. Os alimentos serão doados a famílias assistidas pelo Conselho Tutelar.

As instituições: Associação de Pais e Amigos de Pessoas Excepcionais (APAE), a creche SECAM, o Projeto Social Mulheres em Ação e dois abrigos, receberão os alimentos proporcionalmente aos atendimentos. A subsecretária de Educação, Conceição Ribeiro Menezes dos Santos, diz que parceria entre Prefeitura, empresa ou sociedade civil é essencial para um bom governo.

“Com parcerias fechadas quem sai ganhando é a população e isso é muito importante para um bom governo. Estou feliz em saber que essa parceria vai ajudar diversas famílias que realmente necessitam. Juntos nós podemos muito mais”, frisou a subsecretária.

O diretor do curso CCAA/Queimados, Reinaldo Pereira, diz que o cunho social deve sempre estar em primeiro lugar nas ações que são realizadas.“Com essa ação queremos mostrar que o CCAA não é somente um curso de idiomas, mas também uma instituição que está preocupada em desenvolver nos alunos a solidariedade e o valor que tem poder a sociedade. Ficamos muito felizes com a nossa meta batida”, ressaltou Reinaldo.

No III Festival de Inverno, no dia 13 de agosto, quando foi apresentado o musical “Peter Pan”, apresentado pelos alunos do curso de idiomas, foi arrecadado 800 kg de alimentos. Para bater a meta de uma tonelada, o curso completou 200 kg com material de limpeza como pasta de dentes, sabonetes entre outros, sendo 350 kg de alimentos doados à Igreja Cristo Agora, pelo projeto social já desenvolvido pela entidade.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mais de 100 pessoas participam da abertura da Semana Nacional do Trânsito

Fazendo valer o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, a Prefeitura de Queimados deu início nesta segunda-feira, 19 de setembro, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, a uma série de atividades que marcarão a Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito e as atividades vão até o dia 23 de setembro, sexta-feira.

O pontapé inicial ficou por conta da palestra do Cel. da Polícia Militar Paulo Afonso Cunha, abordando questões referentes ao tema da campanha nacional. Para o Cel. Paulo Afonso, realizar campanhas como estas e envolver todo um município na causa é sinal de grande avanço na política de segurança pública e educação. “Fiquei muito feliz em ver representantes das forças policiais e, em especial, de alunos e diretores de escolas. A participação de todos é fundamental. É extremamente importante efetuar ações como estas nas escolas, a prioridade deve estar na educação e não voltada para pardais ou quebra-molas”, destacou o Cel. Paulo Afonso.

Durante os cinco dias de evento, serão ministradas palestras e realizadas blitz educativas nos principais pontos da cidade alertando os motoristas sobre assuntos importantes como a prevenção de acidentes no trânsito, a utilização da cadeirinha para transporte infantil e primeiros socorros.

O secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Elias José, destacou a necessidade da ação em conjunto com órgãos governamentais, entidades militares e sociedade civil de modo geral. “Precisamos nos conscientizar de que somente com uma ação conjunta poderemos melhorar a qualidade do trânsito na nossa cidade. Ao realizarmos campanhas educativas como estas conseguiremos reduzir os índices de infrações e até mesmo de acidentes. Vale lembrar que acidente de trânsito não é fatalidade, é fruto do comportamento das pessoas”, enfatizou o secretário, ao mencionar que em apenas oito meses a ambulância da SAMU atendeu mais de 60 pessoas vítimas de acidentes de trânsito.

 O objetivo da campanha é estimular a população a respeitar as leis do trânsito e contribuir na redução dos índices de acidentes e mortes. Os motoristas receberão materiais educativos e orientações sobre a importância de respeitar o limite de velocidade, utilização do cinto de segurança, não dirigir após o consumo de bebida alcoólica e não falar ao celular enquanto estiverem dirigindo.

Mais informações sobre campanhas de conscientização no trânsito podem ser obtidas na Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, que funciona na Estrada do Lazareto, nº 184, no bairro Glória, das 8h às 17h ou pelos telefones 2665-6101/6100.

 

Programação completa

·         Quarta-feira (21/09): 10h – Palestra com o grupo Biologia e Saúde sobre Palestra “Prevenção de Acidentes no Trânsito”.

            Local: Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Vereador   Marinho Hemetério de Oliveira s/nº - Vila Pacaembu)

·         Sexta-feira (25/09): 10h – Encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Adesivagem nos principais pontos da cidade e Blitz Educativa.

Queimados dá início à Semana Nacional do Trânsito

Engajada no tema nacional “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, a Prefeitura de Queimados dará início a partir da próxima segunda-feira, 19 de setembro, a diversas atividades que marcarão a Semana Nacional do Trânsito.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito e as atividades vão até o dia 23 de setembro, sexta-feira. Durante os cinco dias de evento, serão ministradas palestras e realizadas blitz educativas nos principais pontos da cidade alertando os motoristas sobre assuntos importantes como a prevenção de acidentes no trânsito, a utilização da cadeirinha para transporte infantil e primeiros socorros.

O objetivo da campanha é estimular a população a respeitar as leis do trânsito e contribuir na redução dos índices de acidentes e mortes. Os motoristas receberão materiais educativos e orientações sobre a importância de respeitar o limite de velocidade, utilização do cinto de segurança, não dirigir após o consumo de bebida alcoólica e não falar ao celular enquanto estiverem dirigindo.

Mais informações na Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito que funciona na Estrada do Lazareto, nº 184, no bairro Glória, das 8h às 17h e pelos telefones 2665-6101/6100.



Programação completa

·         Segunda-feira (19/09): 10h – Palestra com Cel. Da Polícia Militar Paulo Afonso Cunha sobre o tema: “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.

            Local: Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Vereador      Marinho Hemetério de Oliveira s/nº - Vila Pacaembu)

·         Quarta-feira (21/09): 10h – Palestra com o grupo Biologia e Saúde sobre Palestra “Prevenção de Acidentes no Trânsito”.

            Local: Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Vereador   Marinho Hemetério de Oliveira s/nº - Vila Pacaembu)

·         Sexta-feira (25/09): 10h – Encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Adesivagem nos principais pontos da cidade e Blitz Educativa.

domingo, 18 de setembro de 2011

Queimados lança a pedra fundamental da maior fábrica de refratários do mundo

Mais uma vez, dando passos largos rumo ao desenvolvimento, Queimados se destaca no cenário econômico da Baixada Fluminense. Nesta sexta-feira, 16 de setembro, a empresa austríaca – líder global de refratários para os setores de siderurgia, cimento, metais não ferrosos e vidro – RHI AG, lançou a pedra fundamental para a construção da sua fábrica em Queimados, no Distrito Industrial da cidade. As obras de terraplanagem já estão em andamento.

A unidade brasileira da RHI AG vai ocupar uma área de 120.000 m² e o investimento inicial orçado para a primeira fase do empreendimento é de €85 milhões. O início das atividades da fábrica está previsto para o segundo semestre de 2013 e a expectativa é de que sejam gerados aproximadamente 200 empregos diretos e 400 indiretos.

Durante a cerimônia de lançamento o presidente mundial da RHI AG, Franz Struzl, agradeceu a presença das autoridades e clientes presentes, falou sobre a importância da vinda da fábrica para a cidade e do orgulho por estar inserido no mercado brasileiro.

 “Viemos para o Brasil porque enxergamos crescimento e um potencial para sermos ainda maiores. A indústria brasileira é a 7ª maior exportadora de aço do mundo e a responsável pela produção de 70% da liga metálica de toda a América Latina. Vir para Queimados foi uma decisão estratégica por conta da proximidade da Rodovia Presidente Dutra, do Porto de Itaguaí e, em breve, também do Arco Metropolitano. Estamos muito felizes e otimistas”, destacou Struzl.

Para o prefeito de Queimados, Max Lemos, a cidade vive mais um momento crucial para alavancar ainda mais seu desenvolvimento sócio-econômico.

“O lançamento da pedra fundamental da construção da fábrica foi, também, o lançamento da pedra fundamental do avanço econômico não apenas do município, mas do estado do Rio de Janeiro de um modo geral. Acabou de nascer um novo cenário para nós e não vamos medir esforços para viabilizar a instalação da unidade o mais rápido possível. Estamos aqui para ajudar a todos: tanto empresários quanto quem poderá se beneficiar com a vinda de novos investimentos, em especial à população. Precisamos mudar a realidade sócio-econômica das pessoas mais simples da cidade. Até o final de 2012 mais de 31 empresas estarão instaladas no nosso Distrito Industrial gerando, em média, oito mil empregos com carteira assinada”, concluiu Max.

A produção anual estimada da nova fábrica da RHI AG é de 60 mil toneladas, onde mais da metade será destinada ao mercado brasileiro e América Latina. A multinacional também pretende expandir a produção em uma suposta segunda fase de investimentos, gerando ainda mais empregos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Queimados realiza “Tarde Dançante”


Com objetivo de expor os trabalhos realizados pelos alunos dos serviços disponibilizados à população nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nesta quinta-feira, 15 de setembro, foi realizado mais uma “Tarde Dançante” no Queimados Futebol Clube, mais conhecido como Queimadão.

A exposição contou com produtos feitos pelos alunos da Feira de Artesanato, das Oficinas dos CRAS, do Programa de Educação do Trabalho Infantil (PETI), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e do Projovem. A animação ficou por conta da Banda Saygon Rio que cantou diversos clássicos da Música Popular Brasileira.

Segundo a diretora Municipal de Proteção Social, Deisemar Freitas de Bastos, o evento é importante para divulgar a população o que está sendo criado pelos alunos. “Os alunos dos programas ficam felizes em ter seus serviços divulgados e expostos. Aqui eles podem vender o que fizeram durante as aulas. Todos os participantes são cadastrados no programa Bolsa Família e isso traz uma qualidade de vida melhor para eles. Fico muito feliz em ver a satisfação dos nossos alunos”, frisou a diretora.


A professora de dança de salão, bordado, pintura em tecido e decupagem do CRAS, Miriam da Silveira, diz que se sente realizada quando vê a alegria de seus alunos. “A maioria dos meus alunos são idosos e aqui eu posso ver a auto estima deles levantada. Trabalho com isso há 10 anos e poucas vezes eu vejo trabalhos assim. Dou parabéns a Secretaria”, ressaltou.

Os interessados em participar dos programas devem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social, que fica na Rua Eugênio Castanheiras, nº 176 – Centro ou pelo número (21) 2665-8322.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Queimados recebe palestra de prevenção sobre Zoonoses

Em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Queimados recebeu nesta quarta-feira, 14 de setembro, o Ciclo de Palestras sobre Zoonoses com destaque na doença Brucelose. O evento aconteceu no auditório do Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID).

Produtores rurais, agentes da Vigilância Sanitária, da Vigilância Epidemiologia e da Secretaria Municipal de Saúde, participaram da palestra que tem principal objetivo conscientização sobre a importância da prevenção da Brucelose com vacinação nas fêmeas. A Brucelose é uma bactéria zoonosa, ou seja, que é transmissível do animal para o homem, que pode ser contraída através através do leite e derivados não pasteurizados e contato direto com o animal, causando infertilidade ao homem, inflamação nas articulações e outras doenças mais graves.

O zootecnista da Secretaria Municipal de Agricultura, Tarcísio Moura, explica que a Brucelose é umas das doenças transmissíveis mais perigosas que existe. “Há uma pesquisa pelo Ministério da Agricultura que a cada quatro propriedades no Brasil, uma tem a Brucelose e é por isso que Queimados está recebendo esta palestra para conscientizar os nossos produtores rurais que a prevenção é de extrema importância. Estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas”, ressalta Tarcísio.

Segundo o agente do Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, Julio Cicarino, a educação sanitária é importante para o bem estar animal e para saúde pública. “A educação sanitária é essencial, pois assim conscientizamos os produtores rurais que vacinar e ter algumas precações são primordiais para a qualidade rural e de saúde humana. A vacina contra Brucelose é obrigatória, mas infelizmente existem alguns pequenos produtores que não investem nela, por isso estamos aqui para erradicar essas atitudes”, frisou o agente.

O responsável pelas palestras é o Professor Adjunto de Doenças Infecciosas e Defesa Sanitária do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da UFRRJ, Clayton Gitti. O Ciclo de Palestras sobre Zoonoses deu início no município de Seropédica, passou por Queimados e seguirá para Japeri com encerramento em Nova Iguaçu.

Inscrições para cursos profissionalizantes começa nesta quinta, 15 de setembro

O Projovem Trabalhador de Queimados está oferecendo duas mil vagas para 27 cursos profissionalizantes, através de uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As inscrições começam nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, e vai até o dia 30 de setembro, das 9h às 19h30, no Telecentro da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, na Estrada do Lazareto, 184 – Centro (rua do mercado Maringá). Para participar do curso, que oferecerá transporte, lanche e uma bolsa de R$ 100, o candidato precisa ter idade entre 18 e 29 anos, estar em situação de desemprego e ser membro de famílias com renda per capita de até um salário mínimo, estar cursando ou tenha cursado o ensino fundamental. Esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio e não esteja cursando ou tenham concluído o ensino superior, ser residente no município de Queimados. De acordo com critério do MTE, 10% das vagas serão destinadas aos portadores de deficiência, que não possuam impeditivos para o desenvolvimento da atividade laboral.

O Planeta Cidadão oferecerá os seguintes cursos: auxiliar administrativo e almoxarife (200), cozinheiro auxiliar e repositor de mercadorias (200), fotógrafo social (50), ladrilheiro, gesseiro, pintor e eletricista (600), serralheiro e funileiro industrial (150), cuidador de idosos, cuidador de crianças (babá) e porteiro (100), operador de microcomputador e telemarketing (vendas) (100), recepcionista de hotéis (100), auxiliar de máquinas, operador de máquinas, laminador, manutenção industrial, eletricista, mecânico, carpinteiro, marceneiro, calceteiro e modelador (500).

Usurários do Cras da Melhor Idade participam de confraternização

A Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre as famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), está promovendo cafés da manhã com os usuários de cada unidade. Na manhã desta quarta-feira, 14 de setembro, a unidade que recebeu a equipe da Secretaria foi o Cras da Melhor Idade, destinado aos idosos do município, que fica na Avenida Olímpia Silva, nº 46, no Centro.

Durante o encontro, que reuniu cerca de 100 pessoas, foram apresentados metas e planos de governo no âmbito social que serão implantados ou já estão em andamento na cidade. Já nas questões voltadas para a melhor idade, o secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, adiantou sobre projetos futuros. “A Prefeitura tem como projeto a inauguração de um Centro de Convivência do Idoso. Este espaço será destinado à prática de atividades físicas, culturais e de lazer para a terceira idade”, comentou o secretário.

Na ocasião, foi comentado também sobre a possível inauguração de mais dois novos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para o município. “Temos a intenção de instalar mais duas novas unidades em bairros que têm crescido consideravelmente e possuem um grande número de famílias que vivem na linha de pobreza. Um ficará no bairro Valdariosa, próximo ao conjunto habitacional Valdariosa I, e outro no bairro Nossa Senhora da Conceição”, concluiu Elton Teixeira.

Atualmente, o Cras da Melhor Idade atende mais de 200 pessoas por mês e oferece oficinas gratuitas de pintura em tecido, bordado, dança de salão, entre outras. Os encontros matinais vão até o final do mês de setembro. O próximo café da manhã organizado pela Secretaria está agendado para próxima quarta-feira, dia 21, no bairro Parque São Jorge.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

“Prefeitura no seu bairro” atende moradores do bairro São Roque

Com o objetivo de atender reivindicações, ouvir sugestões de moradores e, ao mesmo tempo, estreitar o relacionamento entre o poder público municipal e a população, o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, foi nesta terça-feira, dia 13 de setembro, ao bairro São Roque. Realizada no Campo do São Roque, a visita faz parte do projeto “Prefeitura no seu bairro” que tem a finalidade de conhecer a realidade de cada comunidade visitada para melhorar a qualidade de vida dos moradores, de acordo com suas necessidades mais urgentes.

A ação, que contou com a participação de todas as secretarias municipais, atendeu solicitações e serviu para esclarecer dúvidas dos moradores. Professor de Educação Física, Anderson Oliveira, vê a visita do prefeito e de seu secretariado como uma ótima oportunidade para solucionar os problemas mais freqüentes enfrentados pelos moradores.

“De todos esses 30 anos que moro aqui não me lembro de outra gestão fazer algo parecido. Isso é bom, porque assim podemos reivindicar nossos direitos e encaminhar aos responsáveis nossas solicitações de melhorias para o bairro”, comentou Anderson Oliveira, que desenvolve um projeto de voleibol para crianças e adolescentes no próprio Campo do São Roque.

Durante o “Prefeitura no seu bairro”, o bairro São Roque recebeu serviços de recolhimento de lixo e entulho das ruas, reparos na iluminação pública, limpeza da rede de esgoto, entre outros. Pavimentação, iluminação, rede de esgoto e melhoria na área da saúde foram os assuntos mais abordados pelos moradores. A próxima edição do projeto está prevista para acontecer no dia 27 de setembro, no bairro Inconfidência.   

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mais de 1000 pessoas assistem aos festejos de encerramento da Semana da Pátria em Queimados

Nem o tempo nublado intimidou os mais de 1000 queimadenses que foram até a Praça dos Eucaliptos, no Centro de Queimados, para conferir o encerramento da semana da Pátria neste sábado, 10 de setembro. Dezessete escolas entre municipais e estaduais, instituições convidadas como a APAE/Queimados, e bandas de outros municípios também se apresentaram durante o desfile levando o tema “Queimados: Incluindo, Preservando, Desenvolvendo com Muito Mais Educação”.  

Na ocasião o prefeito Max Lemos disse que o momento é de celebração e homenagens às pessoas que lutaram pela Independência do Brasil e da própria cidade de Queimados. “Ao ouvir a palavra independência me lembro automaticamente da minha luta e de demais amigos para emancipar Queimados. Tenho certeza que estão todos felizes com os avanços que temos conseguido e cada vez mais satisfeitos pela escolha que fizemos em 25 de novembro de 1990 ao optarmos pela emancipação”, destacou Max.

As bandas e fanfarras da cidade e de municípios convidados como Seropédica, Japeri e Mesquita agitaram o público entoando canções populares como ‘’O barquinho”, “Que país é esse?” e “País Tropical”, que embalaram a passagem das escolas e agremiações. As atividades da Semana da Pátria fazem parte do calendário anual da Secretaria Municipal de Educação e nesta edição mais de cinco mil alunos participaram do evento.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Queimados sediará 4ª etapa do Campeonato Estadual de Motocross

O final de semana será de velocidade em Queimados. É que neste sábado e domingo, dias 10 e 11 de setembro, a cidade será palco da 4ª etapa do Campeonato Estadual de Motocross. Cerca de 150 pilotos – profissionais e amadores – prometem levantar a poeira e o público com suas manobras radicais. As provas serão realizadas na Estrada Olegário Dias, s/n° - São Silvestre.
  
O evento de motociclismo será uma realização da Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj).  Ao todo, os pilotos disputarão em 11 categorias: 50 cc (pilotos de até 7 anos), 65cc (pilotos de até 7 anos), 85cc (pilotos de até 12 anos), 230cc, Amador (livre), Intermediária, Nacional (destinada para pilotos com motos de dois tempos), Força Livre (destinada aos pilotos mais experientes), MX2, Senior 30 e Senior 40.
 
Destaque para a categoria Força Livre, que tem como líder do campeonato o piloto Gabriel Montenegro, de apenas 14 anos, com 57 apontos. Já na categoria Senior, o veterano e campeão brasileiro de Motocross, Guto Lima, também marcará presença na competição sediada na Baixada Fluminense.
 
De acordo com um dos organizadores do evento, Marcello Marques, a previsão é que mais de 10 mil pessoas prestigiem a competição. "Para essa edição estamos esperando um grande público. O local escolhido para as corridas é o ideal para competições de alto nível", destacou Marques.          

No sábado (10/09), a partir das 9h, os pilotos farão treinos livres para reconhecimento da pista. Já no domingo (14/09), das 9h30n às 12h, serão realizados os treinos classificatórios e a largada das baterias começa às 13h. O circuito será aberto ao público, inclusive durante os treinos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tradicionalismo rege a primeira etapa do Desfile Cívico em Queimados

Dando continuidade a Semana da Pátria, a Prefeitura de Queimados realizou nesta quarta-feira, 07 de setembro, com muito tradicionalismo a primeira etapa do Desfile Cívico em comemoração a Independência do Brasil, na Estrada dos Caramujos. Dividido em cinco pelotões, 18 escolas e três instituições, além da Fanfarra Municipal Senador Nelson Carneiro, desfilaram levando o tema “Queimados: Incluindo, Preservando, Desenvolvendo com Muito Mais Educação”.  A festividade terá o encerramento neste sábado, dia 10, com a segunda etapa do desfile na Praça dos Eucaliptos.

O prefeito Max Lemos diz que é o desfile é um momento de festas para homenagear as pessoas que lutaram pela independência do Brasil. “O Desfile Cívico significa independência, crescimento e isso me faz lembrar Queimados. Hoje temos aqui mais de R$ 100 milhões sendo investidos em grandes empresas e lojas. Aproveitando o evento, estamos comemorando a independência econômica do nosso município”, ressaltou Max.


O secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, diz que o tema encaixa perfeitamente com a atual gestão educacional de Queimados. “O tema tem muito haver com que estamos convivendo hoje nas salas de aulas. Nós estamos trabalhando com materias escolares sustentáveis. Estamos investindo cerca de R$ 1 milhão no programa Núcleo de Inclusão ao Estudante. Fico orgulhoso de ver a felicidade dessas crianças desfilando”, frisou o secretário.

O encerramento da Semana da Pátria acontecerá neste sábado, 10 de setembro, na Praça dos Eucaliptos com a realização da segunda etapa do desfile cívico. Ao final da festividade cerca de 10 mil alunos de todas as redes de ensino - municipais, estaduais, particulares e estabelecimentos de caridade e utilidade pública - participarão das atividades cívicas, durante a comemoração da Semana da Pátria.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CVT de Queimados apresenta cursos gratuitos voltados para capacitação profissional

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Queimados realizou neste sábado, dia 03 de setembro, uma apresentação dos cursos gratuitos oferecidos pela unidade de capacitação profissional. No dia, alunos e professores colocaram em prática em plena praça pública, todo o conteúdo ensinado em sala de aula.  

Sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia, o CVT de Queimados oferece cursos de eletricista predial, carpintaria de fôrma, apontador de obra, alvenaria, ladrilheiro, encanador, bombeiro hidráulico e pintura. As aulas acontecem sempre três vezes por semana e cada curso tem a duração de quatro meses. Até a conclusão do curso, os alunos recebem uma ajuda de custo como vale-transporte e refeição no local.  

De acordo com coordenador geral da unidade de Queimados, Jorge Luiz Pestana, a ideia de apresentar os cursos em um local onde há grande movimento de pessoas está ligada diretamente a divulgação das atividades oferecidas pelo CVT. “Queremos que as pessoas procurem nossos cursos. Muitas vezes elas não sabem que há possibilidade de conseguir um emprego através do curso após se formarem. Por isso escolhemos a Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, para divulgação das nossas atividades”, comentou Pestana. 

Os interessados que queiram se inscrever em dos cursos do CVT devem ter a idade mínima de 18 anos e ter concluído, no mínimo, o 5º ano do ensino fundamental.  A unidade de Queimados fica na Rua dos Topógrafos, s/n° - Campo da Banha, e funciona das 9h às 17h. Informações pelo telefone 2779-9693.

2000 vagas para cursos profissionalizantes

O Projovem Trabalhador de Queimados está oferecendo duas mil vagas para 27 cursos profissionalizantes, através de uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As inscrições vão do dia 15 a 30 de setembro, das 9h às 19h30, no Telecentro da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, na Estrada do Lazareto, 184 – Centro (rua do mercado Maringá). Para participar do curso, que oferecerá transporte, lanche e uma bolsa de R$ 100, o candidato precisa ter idade entre 18 e 29 anos, estar em situação de desemprego e ser membro de famílias com renda per capita de até um salário mínimo, estar cursando ou tenha cursado o ensino fundamental. Esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio e não esteja cursando ou tenham concluído o ensino superior, ser residente no município de Queimados. De acordo com critério do MTE, 10% das vagas serão destinadas aos portadores de deficiência, que não possuam impeditivos para o desenvolvimento da atividade laboral.

O Planeta Cidadão oferecerá os seguintes cursos: auxiliar administrativo, almoxarife, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias, fotógrafo social, ladrilheiro, gesseiro, pintos eletricista, serralheiro, funileiro industrial, cuidador de idosos, cuidador de crianças (babá), porteiro, operador de microcomputador, telemarketing (vendas), recepcionista de hotéis, auxiliar de máquinas, operador de máquinas, laminador, manutenção industrial, eletricista, mecânico, carpinteiro, marceneiro, calceteiro e modelador.

São Miguel receberá obras de melhorias com investimento de R$ 26 milhões em parceria com o Governo do Estado

Moradores do bairro Jardim São Miguel receberam uma boa notícia neste sábado, dia 03 de setembro.  É que durante um encontro com cerca de 200 moradores, no CIEP 335 - Joaquim de Freitas (Rua Nélio Chambarelli, s/nº), o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, e  o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, anunciaram um projeto de melhorias de infraestrutura para o bairro. 

O pacote de obras, que possui um investimento de R$ 26 milhões - parceria entre a Prefeitura de Queimados e o Governo do Estado –, incluirá drenagem, saneamento, pavimentação e iluminação. As obras incluíram ainda a construção de uma praça de lazer, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e de um conjunto habitacional de 120 casas populares, destinadas às famílias da comunidade conhecida como Sem Terra, que atualmente possui condições insalubres de moradia.

O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, falou sobre a importância da parceria com o Estado para a realização das obras no município. “Devemos dar honra a quem tem honra. Digo isso, porque somente através da parceria com o Governo do Estado é que conseguimos captar recursos para a realização dessas obras de melhoria para o bairro. Queremos dar maior dignidade aos moradores do bairro Jardim São Miguel”, disse Max Lemos.

Fazendo um breve resumo sobre o tempo de gestão, o prefeito conta: “Até agora, já asfaltamos 202 ruas em todo município. Mas o trabalho não por aí. Só conseguimos essas melhorias por conta da parceria com o Estado. Para ter uma noção, se dependêssemos apenas dos recursos municipais só daria para pavimentar seis ruas por ano”, explicou o prefeito.              

Também presente no anúncio de obras, o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani , comentou sobre o pacote de obras que incluirá a construção de casas populares. “Esse modelo de projeto habitacional será diferente do Minha Casa, Minha Vida. Ele será destinado às famílias que atualmente não possuem condições dignas de moradia. E o mais importante, todas as famílias receberão os títulos de suas respectivas casas. Ou seja, terão sua casa própria e não pagarão nada por isso”, explicou o secretário, que também é deputado federal. 

Com a conclusão das obras, que tem início previsto para esta terça-feira, dia 06, com as primeiras visitas de técnicos e engenheiros do Estado ao bairro, mais de 1.600 famílias serão beneficiadas com a iniciativa. Ainda de acordo com o projeto, cerca de 10 km de ruas serão pavimentadas e 14 km receberão redes de esgoto.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

São Miguel receberá investimento de R$ 26 milhões

Neste sábado, 03 de setembro, o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, se reunirá com moradores do bairro São Miguel para falar sobre o projeto de infraestrutura que será feito no bairro, como drenagem, saneamento, pavimentação e iluminação de dezenas de ruas. No bairro também serão construídas 120 unidades habitacionais e uma estação de tratamento de esgoto (ETE). O investimento é de R$ 26 milhões, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Queimados e o governo do Estado. O anúncio das obras será feito no CIEP 355 Joaquim de Freitas, na Rua Nélio Chambarelli, s/nº.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Queimados realizará seu 1º Fórum de Economia Solidária

Com objetivo fortalecer a autonomia da mulher no trabalho e renda, a Prefeitura de Queimados realizará nesta sexta-feira, 02 de setembro, o 1° Fórum de Economia Solidária. O evento, que é promovido por representantes do Ministério Público, será realizado na Câmara Municipal de Vereadores às 10h.Em todo o Brasil já foram realizados mais de 130 Fóruns Municipais, Microrregionais e Estaduais, envolvendo diretamente mais de 3.000 empreendimentos de economia solidária, 500 entidades de assessoria, 12 governos estaduais e 200 municípios pela Rede de Gestores em Economia Solidária. Em Queimados o evento contará com a parceria da Associação dos Produtores de Atersanato de Queimados - ADPARQS.