domingo, 26 de fevereiro de 2012

Queimados sedia lançamento regional da Campanha da Fraternidade 2012

Foi aberta, na manhã deste sábado, 25 de fevereiro, em Queimados, a 49ª Campanha da Fraternidade (CF) Regional da Baixada Fluminense, cujo o tema é “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. A solenidade de abertura, realizada no Ginásio da Escola Municipal Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembú), foi dirigida pelo responsável pela Diocese de Nova Iguaçu, D. Luciano Bergamin, e contou com um público de cerca de cinco mil pessoas. As quatro Paróquias com sede em Queimados, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, São Francisco de Assis e São João Batista, estiveram presentes no evento, além de diversas comunidades da Baixada Fluminense. Os presentes foram recepcionados pelo prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos.


Todos os anos a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a CF. O objetivo maior é despertar a solidariedade dos membros da Igreja Católica e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando uma solução para a situação em questão. O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, falou sobre os avanços que foram feitos na cidade com relação à saúde pública, que envolvem políticas diretas na área da saúde, mas também o saneamento básico.

“Abrimos a primeira clínica de hemodiálise, trouxemos a UPA 24 Horas, inauguramos o Centro Especializado no Tratamento da Hipertensão e Diabetes (CETHID), reativamos os programas de Estratégia de Saúde da Família, entre outros. Llevamos saneamento básico à diversas comunidades, enfim, melhoramos muito a saúde no nosso município. Mas sei que ainda estamos distante da saúde que queremos oferecer à nossa população. Já consegui com o Ministério da Saúde o comprometimento para dar continuidade às obras do Hospital Geral de Queimados. Nossa luta é constante na melhoria da saúde e qualidade de vida da nossa população”, ressaltou o prefeito.

Dom Luciano Bergamin falou sobre a importância do tema da CF 2012 e convidou a todos para se integrarem na luta por uma saúde melhor. “Nosso grande objetivo é conscientizar a sociedade sobre as questões ligadas à saúde pública de uma forma geral. Devemos cuidar da nossa saúde, cultivando hábitos saudáveis, cuidar dos enfermos e, também, cobrar políticas públicas na área da saúde para que ofereçam um serviço de qualidade”, frisou.

Dom Luciano e dezenas de párocos juntamente com cerca de cinco fiéis fizeram uma procissão em volta das obras do Hospital Geral de Queimados e depois se dirigiram para o Ginásio da Escola Municipal Metodista, onde foi rezada uma missa celebrando a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2012 na Regional da Baixada Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.