Os produtores rurais de Queimados já têm motivos para comemorar. Além de comercializarem seus produtos na Feira da Roça, nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, eles ganharão uniformes. Através do projeto “Semeando a Agroecologia”, da ONG AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia, os feirantes irão receber coletes e bonés com a identidade visual da própria feira agrícola de Queimados.
A feira tem o objetivo de estimular um hábito alimentar saudável dos consumidores através da comercialização de produtos orgânicos (sem agrotóxicos) como frutas, verduras, hortaliças e hortifrutigranjeiros. Com a iniciativa, que já tem dois anos de existência, a intenção é fortalecer a produção autossustentável de agricultura familiar no município.
O projeto surgiu através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Queimados com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio). Atualmente, mais de 20 produtores participam da feira através da Associação da Feira da Roça de Queimados (AFERQ).
Os produtores rurais tiveram que cadastrar suas respectivas propriedades rurais e principais atividades agrícolas de cultivo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Sedrag). Depois de feito o cadastro, os feirantes receberam um certificado da Emater-Rio, em que regulariza a venda, identifica a forma de cultivo e a origem dos produtos.
A Feira da Roça de Queimados acontece sempre na última quinta-feira do mês, das 8h às 14h, na Rua Elói Teixeira, s/n° - Centro (passarela sob a linha férrea).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.