sábado, 26 de janeiro de 2013

Queimados promoverá coleta de óleo saturado durante carnaval

Crédito: Divulgação/PMQ
O Município de Queimados está empenhado na luta pela preservação do Meio Ambiente e como continuidade das políticas implementadas pela Prefeitura está a coleta do óleo saturado. Durante o carnaval, que tem como tema “Do laranjal, ao industrial, surge Queimados o melhor carnaval”, a Secretaria do Ambiente montará uma tenda na Praça dos Eucaliptos, onde irá recolher o óleo de cozinha, que será utilizado pelos barraqueiros e comerciantes nos dias de festejos.

O óleo utilizado nas frituras de salgadinhos e petiscos será armazenado em garrafas pet e serão destinados para a Secretaria Municipal de Saúde, visando a utilização no veneno contra a Dengue e para empresas de reciclagem, que darão destino final aos dejetos.

Segundo o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, o projeto de coleta de óleo para reciclagem se estenderá à rede municipal de ensino. "Estamos seguindo as diretrizes traçadas pelo Prefeito Max Lemos que é trabalhar ativamente na preservação do Meio Ambiente e para isso a reciclagem é uma forte aliada. Não faremos esta atividade somente no Carnaval. A rede municipal de ensino também vai participar do projeto e as crianças aprenderão a importância da preservação do meio ambiente e poderão levar para a escola o óleo usado de suas casas", disse.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando despejado na pia vai para a rede de esgoto causando entupimento, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Os prejuízos podem ser ainda maiores se atirados ao solo. O óleo impermeabiliza o solo, dificultado o escoamento das águas. Sem falar que um litro de óleo polui mais de 10 mil litros de água limpa, por um período de 14 anos. A contaminação da água encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.